Tudo sobre Grupiara Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Grupiara

Coordenadas geográficas

O município de Grupiara fica localizado na latitude -18.5003 e longitude -47.7318 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Grupiara

Com um total de 193,141 km², Grupiara de extensão territorial.

População de Grupiara

De acordo com dados do IBGE, Grupiara possui aproximadamente 1.389 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Grupiara são chamados de grupiarense.

Administração municipal

Prefeito atual:RONALDO JOSÉ MACHADO.

História de Grupiara, Minas Gerais

Ouvir com robot

Grupiara faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 1.433 habitantes.

É o terceiro menor município do estado, de acordo com os números do Censo demográfico 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último levantamento, feito em 2000, eram 1.376 habitantes.

Grupiara (ou antigamente Troncos) tronou-se distrito em 1923 (subordinado ao município de Estrela do Sul) e foi elevado à categoria de município em 30 de dezembro de 1962.

História da cidade de Pelo que se tem notícia, os primeiros habitantes foram aventureiros garimpeiros, porém sem saber com exatidão suas origens e procedências, outros dizem que vierem que vieram da Vila da Santa Rita da Estrela (Estrela do Sul/MG), do Estado de Goías de de outras regiões não mencionadas e se instalaram em precárias moradias de pau-a-pique, cobertas de folhas de babaçu, nas margens do Rio Bagagem. Também se fala num representante político Major Afonso Augusto Batista e num valente e perigoso gangaceiro conhecido por índio Afonso e seus filhos que eram respeitados por todos. índio Afonso foi assassinado por uma emboscada dos Machados, família que aqui residia. O Município foi ocupado por garimpeiros que vinham em busca da sonhada pedra, o diamante. Em data de 12 de outubro de 1908, foi doado ao glorioso Mártir São Sebastião dos Troncos, uma parte de terras de culturas e de campos que a finada Rita Antonia de Jesus possuía na fazenda Troncos com o valor de 50 mil réis, a qual foi cedido para o patrimônio com a condição de este ser administrado pela municipalidade competindo esta conceder datas para o aumento da povoação, não podendo exceder de 40 metros de frente com igual de fundos e que seriam concedidas gratuitamente, pois o intento é ceder arranchação à pobreza. E por se esta a nossa vontade mandamos passar o presente o qual assinamos. Fazenda Troncos 12 de outubro de 1908 (datas quer dizer terrenos ou lotes). Sendo doadores: Domingos Antonio Rodrigues, Terêncio Antonio Rodrigues e Jesuíno Pinto Gonçalves, Alberto Antonio Rodrigues, Manoel Rodrigues e Urselina Maria de Jesus. Documento transcrito no Cartório de 1º Ofício de Estrela do Sul, conforme certidão extraída em data de 11 de setembro de 1968. O lugar era conhecido por São Sebastião dos Troncos, ou simplesmente Troncos. O nome Troncos originou-se de prisões de madeira para castigo de escravos, que intitulava Troncos, São Sebastião em homenagem ao padroeiro. Com esforço do Magor Afonso Augusto Batista houve a criação do Distrito, com a Lei nº 843 de 07 de setembro de 1923 com o nome de GRUPIARA. Grupiara é originado de garimpos diamantinos que eram abundantes no município. Grupiara é cascalho brotado no solo, onde facilita o trabalho dos garimpeiros. Grupiaense é o gentílico dos nascidos em Grupiara. Grupiara teve sua emancipação política através de reivindicações feitas pelo Deputado Estadual Lourival Brasil, político da região. Com o apoio da Assembléia Legislativa do eminente Governador José de Magalhães Pinto se deu a emancipação do Distrito de Gupiara, passando a ter a categoria de cidade por força da Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962. Para a instalação do Município, foi nomeado pelo Sr. Governador, o intendente Sr. Ranulfo Alves de Oliveira, instalando a intendência Municipal em 01/03/1963 e fazendo funcionar a orgânica de Grupiara.

Fonte: Arquivo da Agência, Prefeitura Municipal e Escola estudual Coronel Faleiros de Aguiar.

Autor do Histórico: PAULO ARAúJO QUEIROZ

DDD de Grupiara, Minas Gerais

34

Como fazer uma ligação para Grupiara:

0 + Operadora + 34 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 34 + telefone
  • Vivo: 015 + 34 + telefone
  • Aerotech: 017 + 34 + telefone
  • Claro: 021 + 34 + telefone
  • GVT: 025 + 34 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 34 + telefone
  • TIM: 041 + 34 + telefone
  • Sercontel: 043 + 34 + telefone

CEP de Grupiara

O Código Postal (CEP) geral de Grupiara, Minas Gerais, é 38470000.

Prefeito: RONALDO JOSÉ MACHADO

Hospitais em Grupiara - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde grupiarense.

Cartórios na cidade de Grupiara

Acesse a lista de Cartórios em Grupiara. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Grupiara Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Grupiara - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas em Grupiara

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Grupiara. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Grupiara

No momento não encontramos vagas de emprego em Grupiara / MG, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Grupiara

Confira as últimas notícias de hoje em Grupiara.

Previsão do tempo na região grupiarense

Veja a previsão do tempo em Grupiara: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Grupiara

Confira as cidades vizinhas de Grupiara - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Grupiara através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município grupiarense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Grupiara - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados