Início » Minas Gerais » Douradoquara


Douradoquara - Minas Gerais



Douradoquara faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 é 1,841 habitantes.

As festividades locais mais conhecidas regionalmente são as que homenageiam santos como Nossa Senhora Aparecida,São José, São João e Santo Antônio com comida tipica mineira e diversos tipos de doces. Outro ponto de interesse da cidade são as paisagens naturais (a Balsa, Serra da Mandioca, por exemplo). E o acampamento que encontra-se nas margens da represa de emborcação na chácara JM que em finais de semana trás um grande numero de turistas.

}

História da cidade de Segundo moradores mais antigos, lá pelo ano de 1986, o lugar foi habitado primeiramente pelos Coureiros, sem portanto saber com exatidão suas origens e procedências. Não há noticias de que havia indios na região, com o boato de que havia terras devolutas, O Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus, sairam de Santa Rosa dos Dourados, Município de Coromandel, com a finalidade de possear da terra. Depois de muito sacrifício consiguiram chegar aqui, pois não existia estrada e tiveram de utilizar da poucas picadas existentes, porquê tudo em volta era mata. Aqui chegaram e fixaram moradia definitiva. Logo após, as famílias Casecas, Marques e Pinheiros, também sabendo da existência das terras devolutas se convergiram para lá, sendo que os Casecas se alojaram no local que hoje é a Sede Municipal e os Marques e Pinheiros desceram para mais perto da divisa com o Estado de Goiás, no lugar denominado Fazenda dos Confins.

Com a entrada destas famílias o lugar foi sendo divulgado e a notícia das terras devolutas chamou a atenção de outros posseiros, que viram uma terra fértil e cheia de riquezas naturais, tanto na fauna quanto na flora. A caça, a pesca, a agricultura e os garimpos de diamantes e ouro foram a grande contribuição para o desenvolvimento e o progresso deste Município. Houve uma reserva de terras devolutas para construção do patrimônio, iniciativa tomada pelo Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus, mais ou menos em 1902, logo após foi criado uma capela, o cemitério e edificadas um pequeno número de casas.Antigamente o lugar era conhecido por Arraial do Buqueirão. Buqueirão, por ser um lugar muito isolado, afastado e de difícil acesso. Quanto ao nome Douradoquara há duas versões: a primeira é que havia um enorme cardume de peixes dourados quarando sob as límpidas águas dos rios Dourados, Paranaíba e Perdizes, dando assim a origem do nome Douradoquara. A segunda é de que um comerciante por nome Orlando Alves Dias, descrevendo o lugar como plano, alto, claro e muito exposto ao sol, perto do Rio Dourados então denominou-se de Douradoquara, parecendo ser a hipótese mais viável. Douradoquarense, é o gentílico dos nascidos em Douradoquara. O Distrito foi criado pela Lei nº 843 de 07 de setembro de 1923. A Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, criou o Município Sede, tornando independente do Município de Monte Carmelo. A instalação do município se deu em 01/03/1963

Fonte: Arquivo da Agência, Prefeitura Municipal, Escola Estadual Antonio Davi Ramos, Dionísia Teixeira Borges e Adolfo José Davi moradores da cidade de Douradoquara.

Autor do Histórico: PAULO ARAúJO QUEIROZ

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Douradoquara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Douradoquara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: