Início » Minas Gerais » Cachoeira Dourada


Cachoeira Dourada - Minas Gerais



Cachoeira Dourada faz parte do estado de Minas Gerais.

O núcleo populacional de Cachoeira Dourada iniciou-se no século XIX ao XX. Com poucas dezenas de moradores, viveu o povoado atividade primitiva, sendo a população muitas vezes atacada por doenças. O povoado de Cachoeira Dourada pertenceu ao município de Ituiutaba desde os seus tempos iniciais até o ano de 1953, quando foi elevado à categoria de distrito e, também, anexado ao município de Capinópolis, no mesmo ano. Só em 30 de dezembro de 1962, pela Lei 2.764, o distrito foi elevado à município de Cachoeira Dourada.

Em 2009, sua população estimada era de 2.595 habitantes. Em 2003, possuía incidência da pobreza de 31,47% e apresentou índice de Gini de 0,37.

História da cidade de Até os primórdios do século passado, o hoje município de CACHOEIRA DOURADA foi habitada por tribos indígenas da ramificação CAIAPóS, os mesmos desfrutando de clima ameno, água e pesca à vontade; e cercados, de um lado, pelas impetuosas correntes do imponente RIO PARANAíBA e, de outro, por densa floresta virgem, de mais de 20 km de largura, com onças e abundância de caça, num ambiente mavioso e em meio à "solene voz da catarata!".

ANTôNIO LEITE, destemido bandeirante paulista, partindo do Rio dos Bois, contemplou, em 1824, vislumbrado, pela primeira vez, "com olhos da civilização, o imponente tombo do RIO PARANAíBA". E não se conteve em divulgar, posteriormente, tal maravilha!

Relata-nos o versado historiador Dr. EDELWEIS TEIXEIRA que "o nome DOURADA lhe adveio da irisação dourada da fumaça após o tombo, quando o observador a vê do meio-dia para a tarde. é de ver-se então o arco-íris, ora aqui, ora acolá, à proporção que o sol descamba para o acaso"

O adjetivo gentílico é: "CACHOEIRA-DOURADENSE".

O núcleo populacional de CACHOEIRA DOURADA iniciou-se no século anterior a esse que ora se finda, com a doação que fizeram JOSé MARTINS FERREIRA, sua esposa e outros benfeitores, de 1 (uma) gleba de terras locais para constituição de um patrimônio físico imobiliário, sob a invocação de São João Batista que, pela devoção da gente simples e humilde do iniciante arraial viria a ser proclamado, oficialmente, o "Padroeiro da cidade". Além do doador, alinham-se entre seus primeiros habitantes, dentre outros sertanistas, JOãO BATISTA CINTRA e AZARIAS DE QUEIROZ BOTELHO.

"A importância dessa CACHOEIRA - diz-nos o mencionado Historiador, não poderia deixar indiferentes os bons tijucanos de outras épocas. Surgiu a idéia de se erigir ali, uma povoação. Assim é que a FAMíLIA ANDRADE, dona dos terrenos, planejou e realizou a doação de um patrimônio para a Capela de SãO JOãO BATISTA DE CACHOEIRA DOURADA. A 24 de outubro de 1897, Padre ongelo promove uma festa com levantamento de um Cruzeiro, no local. Em 1900, tem o mesmo provisão do Ordinário para erigir a Capela."

Com pouco mais de umas dez casas, viveu o povoado atividade primitiva, sendo a população atacada ora pela maleita, ora pela verminose, até os idos de 1954. Neste caso, o Governo Federal autorizou a CELG a construir a primeira fase da USINA DE CACHOEIRA DOURADA, com o potencial da ordem de 37.800 "cavalos", concluindo-a em 1956. Com o advento de BRASíLIA, a CELG iniciou a segunda etapa para ampliação energética, algo em torno de 190.000 "cavalos", juntamente com a CONVAP e a MENDES JúNIOR. Hoje, CACHOEIRA DOURADA é a "CIDADE DA ENERGIA", proporcionando progresso ao Brasil Central e atraindo moradores.

Pertenceu o povoado de CACHOEIRA DOURADA ao município de Ituiutaba, desde os seus tempos iniciais, até o ano de 1953, quando foi elevado à categoria de DISTRITO, pela Lei nº 1.039, de 12 de Dezembro de 1953 e, também, anexando ao município de Capinópolis, no mesmoano. Pela Lei N° 2.764, de 30 de Dezembro de 1962, foi o Distrito elevado à MUNICíPIO DE CACHOEIRA DOURADA. à 1º de Março, foi instalado o município e nomeado seu intendente, o ilustre Sr. WALDOMIRO DA SILVA MAYER.

Fonte: MONOGRAFIAS MUNICIPAIS - IBGE (ARQUIVO DO IBGE DE ITUIUTABA/MG)

Autor do Histórico: LUIS PEDRO GUIMARãES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cachoeira Dourada: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cachoeira Dourada? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: