Início » Goiás » Itumbiara


Itumbiara - Goiás



Itumbiara é uma cidade localizada no interior do estado de Goiás, na divisa com o estado de Minas Gerais. Pertencente à Mesorregião do Sul Goiano e Microrregião do Meia Ponte, situa-se ao sul da capital do estado, Goiânia, distando desta cerca de 204 quilômetros, e 411 quilômetros da capital federal, Brasília. Ocupa uma área de 2461km², representando 0,7237% do estado de Goiás, 0,1538% da Região Centro-Oeste e 0,029% de todo o território brasileiro. Desse total 19,3424km² estão em perímetro urbano. Sua população, segundo estimativas de 2012 do IBGE é de 94613 habitantes, sendo assim o município mais populoso de sua microrregião e o décimo primeiro mais populoso de Goiás.

O município é considerado o portal de entrada do estado de Goiás. Também é o maior exportador do estado, devido à sua localização próxima a Minas Gerais e São Paulo, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste.

Seus principais pontos turísticos são o Rio Paranaíba, a Cachoeira do Salitre e a Ponte Affonso Penna, sendo esta última responsável por interligar os estados de Goiás e Minas Gerais. Práticas náuticas são comuns na cidade.

História da cidade de Itumbiara

Por volta de 1824, a iniciativa do General Cunha Matos fez construir uma estrada ligando a localidade goiana denominada ANHANGUERA à cidade mineira de Uberaba. Os pontos iniciais e terminais da referida estrada forçaram a sua passagem no Rio Paranaíba. Divisa dos Estados de Minas Gerais e Goiás, nas proximidades do local em que hoje está a sede do Município.

Essa passagem se construiu num porto e no local, o Governo Estadual de então, fez instalar um posto de arrecadação de rendas. Tratando-se de travessia interestadual, era forçar o trânsito naquele ponto. Este fato auxiliado pela fertilidade das terras da região, facilitando enormemente a agricultura e a criação de gado, contribuiu para que, os poucos, surgisse ali uma pequena povoação. Formado esse rudimentar núcleo urbano, os seus moradores erigiram uma capela e elegeram-lhe a Padroeira Santa Rita. Posteriormente em homenagem à sua santa, o lugarejo recebeu a denominação de PORTO DE SANTA RITA.

Foi à categoria de distrito de SANTA RITA DO PARANAíBA em 21/08/1852, pela resolução provincial número 18.

Foi elevado a Município pela Lei Estadual número 349, de 16/07/1909, era Governador o Dr. Urbano Coelho de Gouveia. O Município foi instalado em 12/l0/1909; e foi elevado à cidade pela Lei Estadual número 518, de 27/l0/1915 e à categoria de Comarca pela Lei Estadual número 621, de 29/07/1918.

Engenheiro Inácio Pais Lemes, construtor da Estrada Itumbiara de Santa Rita do Paranaíba a Cachoeira Dourada, a 40 km da cidade, lançou a idéia de dar-se ao Município o nome da Estrada que, em tupi-guaraní, significa Caminho da Cachoeira, sugestão aprovada pelo Governo de Goiás.

Itumbiara é sede de Comarca de Terceira Entrância e possui quatro varas sendo: Duas Varas Cíveis, uma Vara Criminal e uma Vara de Juizado Especial.

Gentílico: - ITUMBIARENSE

LOCALIDADES EXISTENTES.

Além da sede municipal, o Município possui os seguintes povoados:

POVOADO DE SANTA ROSA DO MEIA PONTE - Distante 48 km da sede, com 167 domicílios ocupados apresentando uma população de 608 habitantes - fica localizado as margens da Rodovia Federal BR-452 com acessos asfaltados até ao povoado.

POVOADO DO SARANDI - distante da sede a 16 km, com 60 domicílios ocupados, com uma população de 191 habitantes _ fica às margens da Rodovia Federal BR-452 - com acesso asfaltado até ao povoado.

Pela lei municipal nº 386, de 27-09-1962, é criado o distrito de Cachoeira Dourada e anexado ao município de Itumbiara.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Itumbiara e Cachoeira Dourada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.

Pela lei estadual nº 8.092, de 14-05-1976, é criado o distrito de Inaciolândia e anexado ao município de Itumbiara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Itumbiara, Cachoeira Dourada e Inaciolândia.

Pela lei estadual nº 9.190, de 14-05-1982, desmembra do município de Itumbiara o distrito de Cachoeira Dourada. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Itumbiara e Inaciolândia.

Pela lei estadual nº 11.708, de 12-04-1992, desmembra do município de Itumbiara o distrito de Inaciolândia. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Santa Rita do Paranaíba para Itumbiara alterado, pelo decreto-lei estadual nº 8.303, de 31/12/1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itumbiara: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itumbiara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: