Início » Goiás » Nova Aurora


Nova Aurora - Goiás



Nova Aurora faz parte do estado de Goiás. Encontra-se a uma latitude 18º03′27" sul e a uma longitude 48º15′13" oeste, estando a uma altitude de 719 metros. Sua população segundo o Censo2010 é de 2.062 habitantes. Possui uma área de 303,67km².

Nova Aurora originou-se da fazenda Boa Vista do Quilombo, pertencente a Catalão, passando posteriormente, em 31 de julho de 1845, a constituir território de Entre-Rios (Ipameri) e incorporando-se em 1905 ao município de Corumbaíba. Por Lei Municipal de 15 de fevereiro de 1910, o povoado de Nova Aurora foi elevado à categoria de distrito. Desmembrado de Goiandira, tornou-se município independente 13 de Novembro de 1953. Hoje em dia Nova Aurora faz parte da Microrregião de Catalão, se destacando principalmente na agricultura. Está inserida na Micro-região Sul-goiano.

Nova Aurora possui três escolas. Duas delas é mantida pelo o governo estadual, e a outra é mantida pela a prefeitura da cidade. São elas: Escola Estadual Illydia M. Perillo Caiado Escola Estadual Raimundo Gomide Escola e Creche Municipal Jardim / Branca de Neve

História da cidade de Nova Aurora originou-se de um povoado formado no início do século retrasado na antiga Fazenda Boa Vista do Quilombo, município de Catalão, até que por Lei Providencial de nº 2 de 31 de julho de 1845, passou a constituir parte do Território de Entre-Rios (atualmente Ipameri). Criado o Município de Xavier de Almeida (hoje Corumbaíba), por força do Decreto nº 266, de 12 de julho de 1905, emanado do Governo Estadual, foi desmembrado novamente o território e incorporado ao referido Município de Xavier de Almeida.

Por Lei Municipal de 15 de fevereiro de 1910, o povoado de Nova Aurora é elevado a categoria de Distrito. Criado o Município de Goiandira, em março de 1931, foi em 28 de maio do mesmo ano, por Decreto Estadual nº 1.112, o Distrito de Nova aurora desanexado de Xavier de Almeida, passando a pertencer ao Município, condição em que permaneceu até que, a 13 de novembro de 1953, é sancionada a Lei Estadual nº 954, dando-lhe autonomia. O novo Município foi instalado a 1º de janeiro de 1954.

Emancipado administrativamente, juridicamente ainda está subordinado ao Município de Goiandira, de que é termo.

Fonte: http://www.novaaurora.go.gov.br/secao=conteudo&link=Historia (em 10/09/2008)

Autor do Histórico: EZIMAR PEREIRA DA COSTA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Aurora: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Aurora? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: