Início » Goiás » Corumbaíba


Corumbaíba - Goiás



Corumbaíba faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 7.233 habitantes.

A principal atividade econômica do município é a indústria, embora a pecuária e o comércio sejam também atividades significativas. O produto interno bruto de 2004 foi de pouco menos de 130 milhões de reais (em valores da época), apresentando a seguinte divisão por setores produtivos: 24% no setor primário, 44.4% no setor secundário e 31,6% no setor terciário. No mesmo ano, o PIB per capita foi de 17.916 Reais, sendo a soma dos impostos pagos pelos munícipes no ano de 13.663 mil reais. A principal indústria instalada na cidade é a fábrica de laticinios Italac que proporcionou a criação de varias vagas de emprego para a população. Em 2005 a produção agropecuária do município foi a seguinte:

História da cidade de Corumbaíba

Localizado no Sudeste de Goiás, o município de Corumbaíba é banhado pelo rio Corumbá. Teve sua origem no povoado denominado Arraial Novo dos Paulistas, formado na fazenda Arrependidos, de Francisco das Neves e família Ferreira de Cubas. Em 1895 os proprietários da fazenda doaram à Igreja Católica uma gleba de terra de 200 alqueires para a formação de um patrimônio. Em 12 de Janeiro de 1905 o povoado foi elevado à categoria de Vila, ganhando a denominação de Vila Xavier de Almeida.

Com a Lei Estadual nº 351 de 20 de julho de 1909, o povoado passou a se chamar Vila Corumbaíba, porque o local era banhado pelos Rios Corumbá e Paranaíba.

Pela Lei 389, de 08 de maio de 1912, Corumbaíba passou a município, desmembrando-se de Catalão.

O Município destaca-se na produção de leite, e na agricultura desenvolve o plantio de arroz, milho e feijão.

Em Corumbaíba, os visitantes não podem deixar de conferir a Cadeia Pública, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, e também o Lago do Rio Paranaíba, a Ilha da Fantasia, o Rio Corumbá e as cachoeiras.

Fonte: http://www.pmcorumbaiba.go.gov.br SILVA, Antônio M. da. Dossiê de Goiás - enciclopédia regional; um compêndio de informações sobre Goiás, suas história e sua gente. Goiânia, Master Publicidade, 2001. p.452.

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Corumbaíba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Corumbaíba? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Edimar's avatarEdimar

    Corumbaíba cidade maravilhosa! meu sogro e sogra moram lá e sempre que posso vou visita-los,cidade tranquila para se viver...

    #1 – 23/04/2016 - 21:00

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: