Qual a diferença entre pousada, hotel e resort?

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas nos turistas. Há quem ache que pousada tem uma estrutura inferior ao hotel, mas hoje em dia já existem pousadas muito maiores que vários hotéis. Existem também hotéis com uma estrutura “maior” que um resort. Por essas indefinições são geradas tantas dúvida. Nesse post esclareceremos o que realmente define um lugar como pousada, hotel ou resort.

Não existe nenhum tipo de regulamentação internacional que estabeleça regras para diferenciar os três tipos de hospedagem, mas em 2011 a situação no Brasil começou a ficar mais organizada.

O Ministério do Turismo criou junto com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia um Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem. Esse sistema recebeu o nome de SBClass, e promete aumentar a competitividade do setor além de ser importante para que o turista pague exatamente pelo que vai receber na hora de escolher sua hospedagem.

Confira as definições de acordo com o SBClass:

HOTEL: estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária; Pode ter de 1 a 5 estrelas.

Hotel (Foto: divulgação)

RESORT: hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento; Pode ter de 4 a 5 estrelas.

Resort (Foto: divulgação)

POUSADA: empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs; Pode ter de 1 a 5 estrelas.

Pousada (Foto: divulgação)

Basicamente a diferença de uma pousada para um hotel é física: a pousada tem que ser predominantemente horizontal, e com no máximo 30 quartos. Já a diferença de hotel para resort é que o primeiro tem como principal serviço a hospedagem e o resort obrigatoriamente deve também agregar áreas completas de lazer.

Há também outras definições:

HOTEL FAZENDA: localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo; Pode ter de 1 a 5 estrelas

CAMA E CAFÉ (mais conhecido como bad & breakfast): hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida; Pode ter de 1 a 4 estrelas.

HOTEL HISTÓRICO: instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida; Pode ter de 3 a 5 estrelas.

FLAT/APART-HOTEL: constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação. Pode ter de 3 a 5 estrelas.

O Ministério do Turismo também estipulou regras para a classificação de estrelas de todo tipo de hospedagem , mas isso é assunto para outro post ;)

Não importa em qual tipo de hospedagem você quer ficar, no Cidades do meu Brasil você sempre encontra o melhor preço. Confira.

Veja Também:

Deixe seu comentário