em

Por que o Brasil vem integrando ativamente tecnologias para tornar a vida em suas cidades mais confortável?

Imagem: pixabay

Já é difícil imaginar a vida de uma forma geral sem a utilização de tecnologias. Os computadores estão cada vez mais rápidos e permitem uma infinidade de utilizações, desde as mais básicas até as mais avançadas.

Os celulares, igualmente, deixaram de ser um instrumento para a realização de chamadas e se tornaram um instrumento que vai muito além disso — inclusive fazendo poucas chamadas.

Todas essas tecnologias irão claramente melhorar o estilo de vida das pessoas. Plataformas como a Royal Panda com cassinos ao vivo e game shows são cada vez mais presentes, transformando o modo como as pessoas aproveitam o mundo do entretenimento.

Afinal, graças à interatividade de tais plataformas e à disponibilidade da internet de alta velocidade (não podemos mais imaginar a vida sem ela), as pessoas têm acesso a várias experiências de jogo direto de casa. O Ifood, da mesma forma, mudou o conceito de “jantar fora” para “jantar dentro com comida de fora” e a Netflix sem dúvidas fez com que um novo tipo de espectadores surgisse.

Com todos esses exemplos tecnológicos,  numa época em que inclusive a realidade virtual já é um marco, qual é o papel das cidades para acompanhar esse novo estilo de vida?

Que tipo de melhorias tecnológicas caberiam às cidades para conseguirem igualmente proporcionar conforto aos seus habitantes? Acompanhe alguns pontos listados a seguir!

Benefícios do investimento em tecnologia

Antes de mais nada, vale a pena destacar que investir em tecnologia é sempre uma despesa que valerá a pena a longo prazo.

As cidades que conseguirem entender isso, sem dúvidas, se destacarão não apenas para os seus próprios habitantes, mas também para os turistas que eventualmente poderão frequentar o local.

Com um mundo cada vez mais globalizado, é mais do que natural que o fluxo migratório aumente a cada dia, e os nômades digitais, os famosos “cidadãos do mundo”, certamente não escolherão uma cidade para viver que não aposte em recursos tecnológicos.

Como boa parte do Brasil já entendeu isso, o investimento para aumentar o conforto das cidades é cada vez mais inevitável!

Tipos de investimentos tecnológicos mais promissores

Há muitos investimentos que podem ser feitos, principalmente porque cada cidade tem características próprias que devem ser respeitadas ao se pensar na tecnologia.

Afinal de contas, toda a tecnologia serve com finalidades específicas, ou seja, numa cidade com ampla exposição solar, o investimento em painéis fotovoltaicos faz todo o sentido, mas numa cidade em que isso não acontece, talvez outras formas de energias devam ser pensadas.

Mesmo assim, alguns pontos podem ser comuns a todos os locais, já que prezam pelo bem-estar de forma generalizada.

Wi-fi públicos

O 5G chegou e tem se mostrado como uma ferramenta promissora, ninguém pode negar. Mesmo assim, é importante que as pessoas tenham em mente que o 5G não anula a necessidade do investimento em Wi-fi públicos para conforto dos habitantes e visitantes de uma localidade.

Os turistas, por exemplo, podem não ter acesso a um chip de operadoras móveis que permite o acesso ao 5G no Brasil, desta forma, uma rede wi-fi pública tem se mostrado uma ferramenta primordial para que eles consigam ter acesso a mapas, indicações de restaurantes, comunicação com amigos etc.

Transportes inteligentes

Outro ponto muito relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas em qualquer cidade é o transporte, e por isso tem sido um investimento cada vez mais frequente no Brasil.

Apostar num transporte inteligente e tecnológico, por exemplo, ônibus elétricos, pode impactar positivamente a vida em sociedade a muitos níveis.

Tanto no que diz respeito ao conforto dos próprios usuários quanto no que diz respeito à poluição do meio ambiente, que pode gerar problemas a longo prazo.

Além disso, é fundamental investir em transportes integrados a sistemas virtuais que indiquem aos passageiros os horários dos ônibus, dos metrôs e trens, por exemplo, fazendo com que as pessoas possam acompanhar as viagens e saberem com o que podem contar.

Inteligência nos dispositivos

Já é possível contar com diferentes tipos de dispositivos tecnológicos, com distintas finalidades, que objetivam proporcionar mais conforto em diferentes níveis.

Sensores de umidade, por exemplo, estão cada vez mais presentes para ajudar na manutenção de jardins públicos e praças.

Da mesma forma, sensores de luminosidade podem evitar o desperdício de energia, ligando as luzes públicas apenas em determinado horário.

São várias as formas como esses dispositivos, de forma integrada, conseguem contribuir para o bem-estar dos usuários das cidades brasileiras!

Deixe uma resposta