Festa da Uva em Jundiaí

A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi motivada pela descoberta de uma nova variedade do fruto. A uva Niágora Rosada surgiu em virtude de uma mutação genética espontânea e serviu de inspiração para o evento. Mais de 80 anos se passaram desde a primeira edição em 1934, e a festa continua sendo um sucesso na pequena cidade do interior de São Paulo.

festa_da_uva_jundiai

A comemoração começou a ser realizada pelas ruas do centro do município de Jundiaí até que em 1953 foi construído um lugar especial para a realização do evento. O Parque Comendador Antônio Carbonari, mais conhecido como Parque da Uva, possui três pavilhões e uma áreas que ocupa quase 53 mil m². Durante a festa da Uva são montados dois palcos, dois coretos e espaço dedicado à realização de atividades infantis, além de stands de alimentação e bebidas.

A festa geralmente ocorre entre o final do mês de janeiro e início de fevereiro. A cada edição, a festa recebe centenas de visitantes que desfrutam de sua vasta programação. A Festa da Uva 2015 reuniu aproximadamente 150 mil pessoas vindas de todo o país.

Parque Comendador Antônio Carbonari_Parque da Uva

A programação é feita para agradar a todos os gostos. Com entrada gratuita e diversos espaços culturais, o evento é repleto de apresentações musicais de vários estilos. Ao longo dos anos, bandas de moda de viola, grupos de rock, além de música folclórica e de câmara, divertiram o público que passou por Jundiaí. E não pára por aí, o evento ainda conta com concurso, deshttpss, oficinas, workshops e palestras que complementam a grandiosa manifestação cultural do povo da pequena e tradicional cidade paulistana. Workshops culinários, como por exemplo o que ensina receitas a base de uva, propõem a aproximação do público com a história do município.

Tradição

Veja também

A Festa da Uva de Jundiaí, que surgiu com o objetivo de valorizar seus produtores de uva, é uma grande manifestação da cultura e tradição desta pequena cidade. Desde sua primeira edição, que contou com corso carnavalesco, carros alegóricos e deshttpss, o evento demonstra grande apego às raízes de seu povo, fato notado através de sua programação.

Uma das características marcantes é a Cerimônia da “Pisa da Uva”, quando moradores e público visitante amassam os frutos com os pés e relembram a maneira tradicional de fazer o vinho. O evento ainda conta com genuínas exposições e degustações dos vinhos produzidos na cidade.

festa-da-uva-jundiai

A Festa da Uva ainda preza pela apresentação de bandas e grupos de dança e teatro da região. A Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira e a Orquestra Municipal de Jundiaí já são algumas das atrações carimbadas.

A Corte

Seguindo com a tradição, a festa ainda promove a eleição de sua corte. Após escolher os representantes, iniciam-se as comemorações. Rainhas e princesas são escolhidas com base nos quesitos beleza, elegância, simpatia, desembaraço e traje de gala. Membros da prefeitura de Jundiaí, entidades relacionadas à produção da uva, bailarinas e jornalistas formam o juri. A rainha e sua corte têm a missão de representar a cidade de Jundiaí e a Festa da Uva.

Tweet10 Gostou do tema de hoje?

Mais para você:

  • O que acontece em um golpe de Estado?O que acontece em um golpe de Estado? Na decada passada os golpes militares voltaram à moda. Em dezembro de 2006, os militares de Fiji assumiram o governo do país. Em setembro do mesmo ano, em uma ação realizada de […]
  • Os Melhores do Turismo Nacional e Internacional de 2012Os Melhores do Turismo Nacional e Internacional de 2012 A 12ª edição do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo – A Escolha do Leitor, elegeu os melhores do turismo nacional e internacional, » Leer más.
  • O que fazer em Curitiba, no ParanáO que fazer em Curitiba, no Paraná Curitiba foi fundada no final do século XVII e, atualmente, é considerada uma das capitais mais modernas do país. Com planejamento e transportes urbanos » Leer más.
  • Comemore o Dia da PizzaComemore o Dia da Pizza Difícil é encontrar alguém que não goste, estranho é passar o final de semana sem prová-la, na América, especificamente nos Estados Unidos » Leia mais.

Deixe seu comentário