em

Visite a estátua do Cristo Redentor

Reconhecido mundialmente como cartão postal do Brasil, o Cristo Redentor está localizado no Rio de Janeiro, no topo do Corcovado.

O monumento no estilo art déco retrata Jesus com braços abertos. Por conta de sua fama e beleza, este é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.

Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Desde 2012 que o monumento é considerado patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Como chegar ao Cristo Redentor

O mais famoso cartão postal do Rio de Janeiro está localizado no Parque Nacional da Tijuca.

A estátua está a cerca de 710 metros do nível do mar. Para se chegar até lá, há um bondinho ou vans que oferecem o serviço. Para os mais aventureiros, há a opção de fazer a trilha.

O Cristo é equipado com escada rolante e rampas, o que facilita o acesso para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Do alto do Corcovado se tem uma visão panorâmica da cidade do Rio de Janeiro e da Baía de Guanabara. É um espetáculo para os olhos tanto de dia quanto de noite.

A construção do monumento

O Cristo Redentor foi projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa com a colaboração do engenheiro Albert Caquot e o escultor Paul Landowski (ambos franceses).

Heitor da Silva e Costa

A execução e construção durou quase dez anos e ocorreu entre os anos de 1922 e 1931. A inauguração oficial foi no dia 12 de outubro de 1932, nas comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida, santa que é a padroeira do Brasil.

Estátua do Cristo Redentor em construção

A estátua é toda em pedra sabão e concreto armado. Ela mede cerca de 30 metros de altura e está sob um pedestal de oito metros. Estima-se que o peso do Cristo seja de 1.145 toneladas.

Direito de imagem do Cristo Redentor é motivo de disputas judiciais

Os direitos de imagem do Cristo pertencem à Arquidiocese do Rio de Janeiro, desde 1980.

Contudo, a prefeitura do Rio de Janeiro e a família do escultor francês Paul Landowski também se acham donas dos direitos de imagem do monumento.

Paul Landowski

Por isso, a família do escultor move diversos processos na justiça para receber direitos autorais pelo uso da imagem do monumento em publicidades, livros, souvenires e publicações diversas.

A arquidiocese afirma que o Cristo foi lhe dado como presente da União em 1934. Por outro lado, a Prefeitura diz que o monumento é patrimônio histórico e maior símbolo e cartão postal da cidade.

Réplicas do Cristo Redentor estão espalhadas por todo o mundo

Você com certeza já viajou para uma cidade do interior e se deparou com uma estátua réplica do Cristo Redentor.

É possível ver réplicas do Cristo Redentor em cidades como Castanhal (PA), Camboriú (SC), Taubaté (SP), Cajazeiras (PB), Pouso Alegre (MG), Colatina (ES) e entre outras.

Réplica da estátua do Cristo Redentor em Castanhal (PA)

E não é só no Brasil que isso ocorre. Em Portugal há monumentos famosos como na cidade de Almada e na Ilha da Madeira.

O monumento da Ilha da Madeira é virado para Lisboa, tendo uma ótima visualização da capital portuguesa.

Estátua do Cristo Rei na Ilha da Madeira – Portugal

Deixe uma resposta