Início » Bahia » Nordestina


Nordestina - Bahia



Nordestina faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2006 era de 13.612 habitantes.

Em local por denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina. Município criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985. A sede foi elevada a cidade quando da criação do município.

Distância 259km de Salvador.

História da cidade de Em 1937, dois desbravadores, Tertuliano de Souza Pereira e Gregório Batista, resolveram construir duas casas numa fazenda comum para aventurar-se na produção da fibra do caruá e da casca de angico. A Fazenda Cajueiro localizava-se no Município de Queimadas que vivia sob tensão e, pavor, pois havia há pouco tempo sido visitado por Lampião e seus cabras. Os colonizadores, entretanto, desafiaram o perigo e as dificuldades da seca e ali se fixaram para lutar pelo desenvolvimento da região.

Para melhorar a comercialização de sues produtos, construíram um armazém e casas comerciais e formou-se então um Povoado que foi denominado Bloco. Já em 1955 foi elevado à categoria de Vila, com o nome definitivo de Cajueiro. Mais que os pioneiros, outros homens também foram conquistados pelo sertão. Foi assim que a vizinha Monte Santo recebeu de Salvador, no início do século, o professor Luis de Castro Ribeiro Amambahy, que se casou na região. Com a família Amambahy já expandida, alcançando todo o território de Nordestina, surge o vereador Nélio Amambahy que, já em 1962 pretendia conseguir a emancipação política de Nordestina. Não obteve êxito, porém. A luta do povo continuou e, ao mesmo tempo, a localidade progredia. A 9 de maio de 1985, o então governador João Durval Carneiro assinava a Lei n0 4.449 criando oficialmente o Município de Nordestina. O Atual nome do município, deriva da sua localização na região Nordeste do Estado da Bahia. Pertence a 12a região administrativa de Serrinha/BA.

Fonte: Site oficial do município de Nordestina.

Autor do Histórico: POLYANA OLIVEIRA FERREIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nordestina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nordestina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: