Tudo sobre Queimadas Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Queimadas

Coordenadas geográficas

O município de Queimadas fica localizado na latitude -10.9736 e longitude -39.6293 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Queimadas

Com um total de 2011,059 km², Queimadas de extensão territorial.

População de Queimadas

De acordo com dados do IBGE, Queimadas possui aproximadamente 25.445 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Queimadas são chamados de queimadense.

Administração municipal

Prefeito atual:ANDRE LUIZ ANDRADE.

História de Queimadas, Bahia

Ouvir com robot

Queimadas faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma distância aproximada de 300km da capital do Estado a cidade de Salvador situada a uma latitude 10º58′42" sul e a uma longitude 39º37′35" oeste, estando a uma altitude de 295 metros. A população avaliada em 2004 era de 25 357 habitantes. Possui uma área de 2105,97km².

Encontra-se no polígono das secas a margem direita do rio Itapicuru-açu, em terras das incomensuráveis sesmarias da Casa da Ponte, existia as fazendas As Queimadas, ambas pertencentes à Dona Isabel Maria Guedes de Brito, herdeira de imensos territórios. Queimadas surgiu de duas fazendas pertencentes a D. Izabel Guedes de Brito.

A denominação das fazendas surge que ali se faziam grandes queimadas de caatingas para botar roçados, hábitos este praticados pelos índios e seguido pelos colonizadores. As coivaras freqüentes acabaram por assinalar para sempre o sitio a que dera o nome, posteriormente, ao povoado, à freguesia, à vila, à cidade e ao município. Mas logo que o povoamento das fazendas começou facilitado pelas concessões que a proprietária fazia aos que nela se quisessem fixar, assim que surgiu a capela em torno da qual foi se formando o arraial, a denominação Queimadas ganhou uma complementação, passando o lugarejo a ser conhecido por Santo Antônio das Queimadas. Mais tarde elevada a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas e hoje apenas Queimadas, foi emancipada no dia 20 de Junho de 1884, sendo mais uma cidade centenária no sertão nordestino da Bahia. O topônimo se enriqueceu com o nome do Santo que passou a fazer integrante da vida da localidade em todas as fases da sua história.

História da cidade de Queimadas

O desbravamento primitivo da região processou-se antes de 1700 quando bandeiras rumavam em busca das minas de Jacobina.

O território era habitado por tribos indígenas que, conquanto não deixassem o nome, delas ficaram vestígios.

A denominação Queimadas se originou de duas fazendas chamadas "As Queimadas", onde se iniciou o povoamento, ambas pertencentes a D. Isabel Maria Guedes de Brito, que anteriormente residia no Município de Inhambupe. Essas fazendas se localizavam nas terras férteis que ficam à margem direita do Itapicuru-Açu. Vindo residir nelas, D. Isabel franqueou terras aos que ali se quisessem fixar.

Em 1815 foram concluídas as obras da igreja, onde se entronizou, a 13 de junho do mesmo ano, a imagem de Santo Antônio, patrono da povoação.

Quem diria então, que aquele modesto templo, oitenta anos depois, seria testemunha de cenas descritas por Euclides da Cunha, em "Os Sertões".

A 6 de fevereiro de 1886, foi a inaugurada a estação de Queimadas da Estrada de Ferro Bahia - São Francisco. Com sede no arraial de Santa Luzia, o Ato Estadual de 28 de julho de 1890 criou um distrito policial.

Em 1987, durante a campanha de Canudos, transitaram pelas Queimadas inúmeros soldados, concentrando-se aí tropas que conquistaram a 4.ª expedição, sob o comando do general Artur Oscar de Andrade Guimarães. Naquela época o distinto escritor patrício Euclides da Cunha ali permaneceu por alguns dias fazendo investigações geográficas, sociográficas e de outros aspectos, que contribuíram para a elaboração de sua obra monumental " Os Sertões".

O topômio foi alterado para Queimadas pela Lei estadual n° 1081, de 19 de junho de 1915.

Gentílico:

Formação Administrativa

Vinte sete anos depois, pela Lei Provincial n° 168, de 19 de maio de 1842, fundou-se a freguesia de Santo Antônio das Queimadas, pertencente ao Município de Vila Nova da Rainha, depois Bonfim e, afinal, Senhor do Bonfim.

Foi o arraial elevado à categoria de vila e criado o município, desmembrado do território do município de Vila Nova da Rainha ( Senhor do Bonfim), formado pelas freguesias de Santo Antônio de Queimadas e São Gonçalo da Serra da Itiúba, pela Resolução provincial n° 2454, de 20 de junho de 1884, recebendo o nome de Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas. A instalação do município ocorreu a 20 de junho de 1887.

Na divisão administrativa de 1911, o município compunha-se de dois distritos: Queimadas e Itiúba.

Na divisão de 1933 aparece com três, sendo acrescido do distrito de Santa Luzia, criado pela Lei municipal de Queimadas n° 11, de 4 de Abril de 1918, e aprovada pela Lei estadual n° 1298, de 6 de maio de 1919.

Pelo Decreto estadual n° 9601, de 18 de julho de 1935, a subprefeita de Santa Luzia, criada pelo Decreto n° 8693, de 3 de novembro de 1933, foi elevada à categoria de município.

A subprefeitura de Itiúba, criada pelo Decreto n° 8526, de 6 de julho de 1933, também foi elevada à categoria de município pelo Decreto estadual n° 9322, de 17 de janeiro de 1935.

Ficou Queimadas constituído de distrito único, situação que continou até a criação do distrito de Nordestina pela Lei estadual n° 628, de 30 de dezembro de 1953.

Atualmente a sua composição administrativa é de dois distrito: Queimadas e Riacho da Onça.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: POLYANA OLIVEIRA FERREIRA

DDD de Queimadas, Bahia

75

Como fazer uma ligação para Queimadas:

0 + Operadora + 75 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 75 + telefone
  • Vivo: 015 + 75 + telefone
  • Aerotech: 017 + 75 + telefone
  • Claro: 021 + 75 + telefone
  • GVT: 025 + 75 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 75 + telefone
  • TIM: 041 + 75 + telefone
  • Sercontel: 043 + 75 + telefone

CEP de Queimadas

O Código Postal (CEP) geral de Queimadas, Bahia, é 48860000.

Prefeitura Municipal de Queimadas
Endereço: Pça. Everaldo Procópio de Oliveira, 97, Centro, Queimadas - BA, CEP: 48860000
Telefone / Fax:(75) 3644-1740 (75) 3644-1740
Prefeito: ANDRE LUIZ ANDRADE

Hospitais em Queimadas - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde queimadense.

Cartórios na cidade de Queimadas

Acesse a lista de Cartórios em Queimadas. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Queimadas Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Queimadas - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Queimadas

Confira as últimas notícias de hoje em Queimadas.

Previsão do tempo na região queimadense

Veja a previsão do tempo em Queimadas: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Queimadas

Confira as cidades vizinhas de Queimadas - BA em uma distância de até 50 km.

Nordestina - 27.7 km
Cansanção - 37.3 km
Itiúba - 38.9 km
Santaluz - 41.4 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Queimadas através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

5 de 5 estrelas para o Município queimadense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 27/02/2024 - Queimadas - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Livro+Did%C3%A1tico

Dia Nacional do Livro Didático

Livro didático é um livro de caráter pedagógico. Surgiu como complemento aos livros clássicos,...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados