Início » Bahia » Itiúba

Itiúba - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Itiúba e arredores.

Itiúba faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 36.128 habitantes. Emancipado em 1935, localizado no semi-árido, tem área total de 1.737,8km², e densidade populacional de 20,22 hab/km². A economia local tem seu forte na pecuária e na extração mineral (minério de ferro e cromo).

História da cidade de Itiúba

O território do atual Município era habitado pela tribo indígena dos Caricás quando os primeiros colonizadores ali chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba.

Segundo uma versão, o início da colonização se deu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre e segundo outra, com os colonos provenientes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.

Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani - tuyba - que significa "abelha dourada", conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo tenha derivado da palavra "itiuba", que na língua indígena quer dizer "água da pedra".

Gentílico:

Formação Administrativa

No final do século XVII, o território fazia parte da Freguesia Velha de Santo Antonio de Jacobina. Transformada depois em "julgado", teria sido incorporado ao Arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da Carta Régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.

Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas.

Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em Arraial de Itiúba.

Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itiúba. IBGE.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Itiúba: Imagens da cidade e Região

imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-1
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-2
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-3
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-4
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-5
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-6
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-7
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-8
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-9
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-10
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-11
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-12
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-13
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-14
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-15
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-16
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-17
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-18
imagem de Iti%C3%BAba+Bahia n-19

Você conhece Itiúba? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: