Início » Alagoas » Pindoba


Pindoba - Alagoas



Pindoba faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 2.504 habitantes.

De uma promessa feita pelo fazendeiro João Dias nasceu a cidade de Pindoba. Bastante enfermo, ele prometeu construir uma capela em agradecimento a São Sebastião, caso se recuperasse. Curado, João Dias mandou levantar imediatamente a capela na fazenda. A missa passou a ser freqüentada pelos habitantes de toda a região.

Por causa desse movimento religioso, muitos agricultores se transferiram para o local. A fertilidade das terras também contribuiu para atrair outros moradores, que passaram a trabalhar no desenvolvimento, não somente da agricultura, mas também na pecuária. Em pouco tempo muitas casas foram surgindo.

História da cidade de Pindoba Alagoas - AL

Pindoba nasceu em consequência de uma promessa feita pelo fazendeiro João Dias que tinha uma propriedade agrícola onde hoje se encontra a cidade. Acometido de grave enfermidade, prometeu a São Sebastião que se ficasse recuperado, construiria uma capela em sua homenagem. A graça foi alcançada e de imediato fez construir em pequeno templo na fazenda. Todos os meses, um sacerdote ia calebrar missa na capela e passou a ser frequentada por moradores da região.

O movimento religioso que alí se procedia, deu razão para que agricultores de outras regiões transferissem suas moradias para o novo local. A fertilidade das terras contribuiu para atrair inúmeras famílias desejosas de implantar prorpriedades para exploração de lavouras e criação de gado. Em pouco tempo já existiam muitas casas e o desenvolvimento começou a ser uma constante no novo núcleo que alí se formava.

O primitivo nome foi Pindoba Grande, originário de um tipo de palmeira, já desaparecida.O dificíl acesso para o local não contribuía para o progresso inicial e somente com a melhoria de suas estradas foi que alcançou sua fase de desenvolvimento.

Gentílico: pindobense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Viçosa o distrito de Pindoba. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. Pelo decreto-lei nº 2361, de 31-03-1938, o distrito de Pindoba passou a denominar-se Pindoba Grande. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Pindoba Grande ex-Píndoba, figura no município de Viçosa. . Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o município de Viçosa passou a denominar-se Assembléia. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Pindoba Grande figura no município de Assembléia ex-Viçosa. Pela lei nº 1473, de 17-09-1949, o município e o distrito de Assembléia voltam a denominar-se Viçosa. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Pindoba Grande, figura no município Viçosa ex-Assembléia.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pindoba, pela lei estadual nº 2070, de 10-10-1957, desmembrado de Viçosa. Sede no atual distrito de Pindoba ex-Pindoba Grande.Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Pindoba para Pindoba Grande alterado, pelo decreto-lei nº 2361, de 31-03-1938.Pindoba Grande para simplesmente Pindoba alterado, pela lei estadual nº 2070, de 10-10-1957.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pindoba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pindoba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: