Tudo sobre Maribondo Estado de Alagoas

Informações Gerais sobre a cidade de Maribondo

Coordenadas geográficas

O município de Maribondo fica localizado na latitude -9.58353 e longitude -36.3045 e faz parte do estado de Alagoas.

Tamanho do Território de Maribondo

Com um total de 180,107 km², Maribondo de extensão territorial.

População de Maribondo

De acordo com dados do IBGE, Maribondo possui aproximadamente 13.337 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Maribondo são chamados de maribondense.

Administração municipal

Prefeito atual:LEOPOLDINA MARIA DE OLIVEIRA AMORIM.

História de Maribondo, Alagoas

Ouvir com robot

Maribondo faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2010 é de 13.606 habitantes. Sua Área é de 171,28km² representando 0,62% do Estado, 0,01% da Região e 0,00% de todo o território brasileiro. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,64 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Conta a história do município que um pequeno sítio chamado Poço da caatinga foi implantado em 1905 a 18km de Anadia e tinha esse nome por possuir um poço de água cristalina localizado entre ingazeiros e canafístulas. Em meio à vegetação formou-se uma grande casa de maribondos e o lugar passou a se chamar Poço da Casa de Maribondos". Em meio a tantas fazendas, a de José Sapucaia de Araújo foi a que mais se desenvolveu, com a instalação, em 1910, do primeiro vapor de algodão.Em 1913 chegou à região a família Azevedo e, logo depois, José Xavier de Azevedo instalou a primeira feira, destruída, sem explicação, pela guarda municipal de Anadia.

A história do município, porém, reconhece como seu fundador João Antônio dos Santos, que em 1919 comprou uma grande fazenda, construindo nela uma casa e a primeira mercearia do município, abrindo também uma pequena loja de tecidos.Em 1930, com apenas 45 moradores, Maribondo servia de parada para repouso dos viajantes que vinham para a Capital ou iam para o Interior. Em 1947, foi implantada uma nova feira. O governador Silvestre Péricles, em 1948, criou a Escola Rural. Em 1950, a primeira igreja. A BR-316 também deu importante impulso ao desenvolvimento do município, levando um grupo a trabalhar pela autonomia. Em 1962, o distrito foi emancipado de Anadia.As maiores atrações do município são as festividades, onde se destacam o Micabondo (carnaval fora de época), a Feira de Ciências e Cultura (FECICUM), a Festa da Padroeira (6 a 15 de janeiro) e a festa de Emancipação Política (24 de agosto). A feira livre, aos domingos, também atrai visitantes.

História da cidade de Maribondo

Conta a história do município que um pequeno sítio chamado "Poço da Caatinga" foi implantado em 1905 a 18 km de Anadia e tinha esse nome por possuir um poço de água cristalina localizado entre ingazeiros e canafístulas. Em meio à vegetação formou-se uma grande casa de maribondos, passando o lugar a se chamar "Poço da Casa de Maribondos". Em meio a tantas fazendas, a de José Sapucaia de Araújo foi a que mais se desenvolveu, com a instalação, em 1910, do primeiro vapor de algodão. Em 1913 chegou à região a família Azevedo e, logo depois, José Xavier de Azevedo instalou a primeira feira, destruída, sem explicação, pela guarda municipal de Anadia.

A história da cidade, porém, reconhece como seu fundador João Antonio dos Santos, que em 1919 comprou uma grande fazenda, construindo nela uma casa e a primeira mercearia do município, abrindo também uma pequena loja de tecidos. Em 1930, com apenas 45 moradores, Maribondo servia de parada para repouso dos viajantes que vinham para a Capital ou iam para o Interior. Em 1947, foi implantada uma nova feira. O governador Silvestre Péricles, em 1948, criou a Escola Rural. Em 1950, a primeira igreja. A BR316 também deu importante impulso ao desenvolvimento do município, levando um grupo a trabalhar pela autonomia. Em 1962, o distrito foi emancipado de Anadia.

As maiores atrações do município são as festividades, onde se destacam o Micabondo (carnaval fora de época), a Feira de Ciências e Cultura (FECICUM), a Festa da Padroeira (6 a 15 de janeiro) e a festa de Emancipação Política (24 de agosto). A feira livre, aos domingos, também atrai visitantes.

Gentílico: marinbondense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Maribondo, pela lei estadual nº

2467, de 24-08-1962, desmembrado de Anadia. Sede no atual distrito de Maribondo. Constituído

do distrito sede. Instalado em 26-09-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Maribondo, Alagoas

82

Como fazer uma ligação para Maribondo:

0 + Operadora + 82 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 82 + telefone
  • Vivo: 015 + 82 + telefone
  • Aerotech: 017 + 82 + telefone
  • Claro: 021 + 82 + telefone
  • GVT: 025 + 82 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 82 + telefone
  • TIM: 041 + 82 + telefone
  • Sercontel: 043 + 82 + telefone

CEP de Maribondo

O Código Postal (CEP) geral de Maribondo, Alagoas, é 57670000.

Prefeito: LEOPOLDINA MARIA DE OLIVEIRA AMORIM

Hospitais em Maribondo - AL

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde maribondense.

Cartórios na cidade de Maribondo

Acesse a lista de Cartórios em Maribondo. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Maribondo Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Maribondo - AL e localizar ruas e endereços do município alagoano.

Previsão do tempo na região maribondense

Veja a previsão do tempo em Maribondo: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Maribondo

Confira as cidades vizinhas de Maribondo - AL em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Maribondo através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município maribondense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 18/05/2024 - Maribondo - Alagoas.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+dos+Vidraceiros

Dia dos Vidraceiros

dia 18 de maio, comemoramos o Dia do Vidraceiro, o profissional que manipula um material precioso pa...

Saiba Mais
Dia+Internacional+dos+Museus

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de Maio. A celebração da data é feita...

Saiba Mais
Dia+do+Movimento+Antimanicomial

Dia do Movimento Antimanicomial

O Movimento Antimanicomial , também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mai...

Saiba Mais
Dia+Nacional+de+Combate+ao+Abuso+e+%C3%A0+Explora%C3%A7%C3%A3o+Sexual+de+Crian%C3%A7as+e+Adolescentes

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A ideia de se celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adole...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom e justo; por isso mostra o caminho aos pecadores.
(Salmos 25:8)
Bíblia Online

 

Estados