Tudo sobre Paulo Jacinto Estado de Alagoas

Informações Gerais sobre a cidade de Paulo Jacinto

Coordenadas geográficas

O município de Paulo Jacinto fica localizado na latitude -9.36792 e longitude -36.3672 e faz parte do estado de Alagoas.

Tamanho do Território de Paulo Jacinto

Com um total de 118,457 km², Paulo Jacinto de extensão territorial.

População de Paulo Jacinto

De acordo com dados do IBGE, Paulo Jacinto possui aproximadamente 7.568 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Paulo Jacinto são chamados de paulo-jacintense.

Administração municipal

Prefeito atual:FRANCISCO MANOEL FERREIRA FONTAN.

História de Paulo Jacinto, Alagoas

Ouvir com robot

Paulo Jacinto é uma cidade do Estado de Alagoas. Sua população segundo IBGE2010 era de 7.426 habitantes. está localizado na região centro-norte do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com o município de Quebrangulo, a sul com Mar Vermelho, a leste com Viçosa e a oeste com Quebrangulo e Palmeira dos Índios. A área municipal ocupa 107,72 km2 (0,38% de AL),inserida na mesoregião do Agreste Alagoano e na microregião de Palmeira dos Índios. O acesso a partir de Maceió é feito através da rodovia pavimentada BR-104 e AL-210, com percurso total em torno de 104 km

Paulo Jacinto, antigo distrito subordinado ao município de Quebrangulo, foi elevado à categoria de município pela lei nº 1747 de 2 de dezembro de 1953.

História da cidade de Paulo Jacinto Alagoas - AL

O município de Paulo Jacinto teve como primeiro nome o de Lourenço de Cima, pois, havia outro denominado Lourenço de Baixo ou São Lourenço, propriedade agrícola de Lourenço Veiga, o qual construiu uma capela sob a invocação daquele Santo. O Lourenço de Cima, objeto dos presentes dados históricos, originou-se em uma capela erigida, em suas terras, por Antônio de Sousa Barbosa - homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Antônio, considerado fundador, era paraibano, e, em 1835, transportou-se com sua família e haveres, construindo uma casa residencial e uma capela, conforme costume nas famílias abastadas e religiosas.

Fez doação de considerável patrimônio de terras para assegurar a subsistência e conservação da capela a Nossa Senhora da Conceição, em cujas vizinhanças, em terreno daquele patrimônio, foram construídas as primeiras casas de taipa para moradia dos novos habitantes que, atraídos pela fertilidade do solo e amenidade do clima, para aí afluíram. Dadas as necessidades ambientais, surgiu o primeiro estabelecimento comercial, pertencente a JoséCarolino, na margem das estradas que vindas de cima - Palmeira dos índios e do sertão - íam das no Riacho do Meio ( município de Viçosa) e no Pilar. Os primeiros habitantes da povoação agricultores não desprezavam os negócios e , assim, trocavam as mais diversas mercadorias.

Com a inauguração, em 1911, da estação da Estrada de Ferro da "Great Western", o Povoado passou a chamar-se Paulo Jacinto, homenagem a Paulo Jacinto Tenório, filho de Quebrangulo e que havia doado à citada Companhia uma áres de terras destinada aos serviços da nova via de comunicação.

Gentílico: paulo-jacintense

Formação Administrativa

Em divisões territorias datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Quebrangulo o distrito de Paulo Jacinto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paulo Jacinto, pela lei nº 1747, de 02-12-1953, desmembrado de Quebrangulo. Sede no antigo distrito de Paulo Jacinto expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Paulo Jacinto, Alagoas

82

Como fazer uma ligação para Paulo Jacinto:

0 + Operadora + 82 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 82 + telefone
  • Vivo: 015 + 82 + telefone
  • Aerotech: 017 + 82 + telefone
  • Claro: 021 + 82 + telefone
  • GVT: 025 + 82 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 82 + telefone
  • TIM: 041 + 82 + telefone
  • Sercontel: 043 + 82 + telefone

CEP de Paulo Jacinto

O Código Postal (CEP) geral de Paulo Jacinto, Alagoas, é 57740000.

Prefeito: FRANCISCO MANOEL FERREIRA FONTAN

Hospitais em Paulo Jacinto - AL

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde paulo-jacintense.

Cartórios na cidade de Paulo Jacinto

Acesse a lista de Cartórios em Paulo Jacinto. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Paulo Jacinto Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Paulo Jacinto - AL e localizar ruas e endereços do município alagoano.

Previsão do tempo na região paulo-jacintense

Veja a previsão do tempo em Paulo Jacinto: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Paulo Jacinto

Confira as cidades vizinhas de Paulo Jacinto - AL em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Paulo Jacinto através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.8 de 5 estrelas para o Município paulo-jacintense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 21/05/2024 - Paulo Jacinto - Alagoas.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Profissional+de+Letras

Dia do Profissional de Letras

Letras é um curso que estuda a língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas respectivas literatu...

Saiba Mais
Dia+Mundial+da+Diversidade+Cultural

Dia Mundial da Diversidade Cultural

No dia 21 de maio, o mundo celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvo...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
(Mateus 11:28)
Bíblia Online

 

Estados