Início » Piauí » Novo Oriente do Piauí

Novo Oriente do Piauí - Piauí

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Novo Oriente do Piauí e arredores.

Novo Oriente do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 06º26′57" sul e a uma longitude 41º56′19" oeste, estando a uma altitude de 235 metros. Possui uma área de 505,71km².

De acordo com o censo de 2010, o município possuía população de 6.498 habitantes.

Em 1943 o rico fazendeiro Severino Antão de Carvalho resolveu doar uma grande extensão de terras para o município de Valença. Quando a notícia se espalhou logo surgiram pessoas de todas as partes que fixaram residência no local. Como o fazendeiro possuía uma fazenda com o nome de Oriente Velho, decidiram batizar o povoado que se formara de Novo Oriente. Por conta do desenvolvimento da localidade, famílias inteiras de um povoado próximo chamado Barroca Funda, mudaram-se para Novo Oriente. Em 1946, um comerciante da área, João Rufino da Silva construiu a primeira capela do povoado. A emancipação ocorreu em 10 de novembro de 1961 e a instalação no dia 15 do mesmo mês, tendo o município conservado a mesma denominação. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Oriente do Piauí, pela lei estadual nº 2.205, de 10-11-1961, desmembrado de Valença do Piauí.

História da cidade de Novo Oriente do Piauí Piauí - PI

Em 1943 o rico fazendeiro Severino Antão de Carvalho resolveu doar uma grande extensão de terras para o município de Valença. Quando a notícia se espalhou logo surgiram pessoas de todas as partes que fixaram residência no local. Como o fazendeiro possuia uma fazenda com o nome de Oriente Velho, decidiram batizar o povoado que se formara de Novo Oriente. Por conta do desenvolvimento da localidade, famílias inteiras de um povoado próximo chamado Barroca Funda, mudaram-se para Novo Oriente. Em 1946, um comerciante da área, João Rufino da Silva construiu a primeira capela do povoado. A emancipação ocorreu em 10 de novembro de 1961 e a instalação no dia 15 do mesmo mês, tendo o município conservado a mesma denominação.

Gentílico: novo-orientino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Oriente do Piauí, pela lei estadual nº 2205, de 10-11-1961, desmembrado de Valença do Piauí. Sede no atual distrito de Novo Oriente do Piauí ex-povoado Novo Oriente. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-111961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: