Início » Piauí » Novo Oriente do Piauí


Novo Oriente do Piauí - Piauí



Novo Oriente do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 06º26′57" sul e a uma longitude 41º56′19" oeste, estando a uma altitude de 235 metros. Possui uma área de 505,71km².

De acordo com o censo de 2010, o município possuía população de 6.498 habitantes.

Em 1943 o rico fazendeiro Severino Antão de Carvalho resolveu doar uma grande extensão de terras para o município de Valença. Quando a notícia se espalhou logo surgiram pessoas de todas as partes que fixaram residência no local. Como o fazendeiro possuía uma fazenda com o nome de Oriente Velho, decidiram batizar o povoado que se formara de Novo Oriente. Por conta do desenvolvimento da localidade, famílias inteiras de um povoado próximo chamado Barroca Funda, mudaram-se para Novo Oriente. Em 1946, um comerciante da área, João Rufino da Silva construiu a primeira capela do povoado. A emancipação ocorreu em 10 de novembro de 1961 e a instalação no dia 15 do mesmo mês, tendo o município conservado a mesma denominação. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Oriente do Piauí, pela lei estadual nº 2.205, de 10-11-1961, desmembrado de Valença do Piauí.

História da cidade de Novo Oriente do Piauí Piauí - PI

Em 1943 o rico fazendeiro Severino Antão de Carvalho resolveu doar uma grande extensão de terras para o município de Valença. Quando a notícia se espalhou logo surgiram pessoas de todas as partes que fixaram residência no local. Como o fazendeiro possuia uma fazenda com o nome de Oriente Velho, decidiram batizar o povoado que se formara de Novo Oriente. Por conta do desenvolvimento da localidade, famílias inteiras de um povoado próximo chamado Barroca Funda, mudaram-se para Novo Oriente. Em 1946, um comerciante da área, João Rufino da Silva construiu a primeira capela do povoado. A emancipação ocorreu em 10 de novembro de 1961 e a instalação no dia 15 do mesmo mês, tendo o município conservado a mesma denominação.

Gentílico: novo-orientino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Oriente do Piauí, pela lei estadual nº 2205, de 10-11-1961, desmembrado de Valença do Piauí. Sede no atual distrito de Novo Oriente do Piauí ex-povoado Novo Oriente. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-111961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Novo Oriente do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Novo Oriente do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: