Início » Piauí » Valença do Piauí


Valença do Piauí - Piauí



Valença do Piauí faz parte do estado do Piauí.

A barragem Mesa de Pedra, localizada nesse município, foi inaugurada em 2001 e tem uma capacidade de aproximadamente 56 milhões de metros cúbicos de água.

Valença teve sua origem nos índios Aroás ( Aruaques ou Aroazes), e Jerumenhas, do Arraial Garcia de Àvila, aldeia fundada por índios domesticados, trazidos da Bahia pelo bandeirante Francisco Dias de Ávila. Esses e os outros índios foram expulsos pelos padres jesuítas que para cá vieram com a falsa intensão de catequizá-los, e como esses e outros índios não acostumaram viver no meio dos brancos civilizados, e por sinal escravizados, foram embora, sendo substituídos por negros escravos, também trazidos da Bahia para o cultivo do café, onde se instalaram em uma aldeia a dois kilometros de Valença, do outro lado do riacho da Areia, hoje chamado Fumal. Porém, como não deu certo o cultivo do café devido a problemas climáticos, os mesmos foram usados para concluírem o templo de pedras deixado pela metade, pelos índios. Após concluírem o referido templo, o mesmo foi doado para a igreja católica afim de abrigar duas imagens negras, por nome Benedito e Efigênia, que as conservaram em seu poder, trazidos quando vieram da África.

História da cidade de Valença do Piauí Piauí - PI

Valença do Piauí foi, em sua origem, uma aldeia de índios Aroazes que recebeu posteriormente

o nome de Catinguinha. No início do século XVIII, alguns Jesuítas se estabeleceram nas proximidades da nascente do rio Tabua, com o fim de catequizar os gentios; levantaram, com o auxílio dos indígenas, algumas choupanas e iniciaram a construção de um gingantesco templo de pedras, do qual há ainda indícios. Em 1740, o Bispo do Maranhão D. Frei Manoel da Curz, sabedor de que aquela povoação vinha de desenvolvendo-se consideravelmente, criou nela uma ferguesia sob o cargo de Nossa Senhora da Conceição, tendo como sede o local denominado Aroazes, hoje povoado com este nome.

Gentílico: valenciano

Formação Administrativa

Distrito criado anteriormente a 1805.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Valença, por carta régia de 19-06-1761. Sede na povoação de Valença. Instalado em 20-09-1762.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Valença, pelo decreto nº 3, de 30-121889.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943, o município de Valença passou a denominar-se Berlengas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município o já denominado Berlengas é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 128, de 26-07-1948, o município de Berlengas passou a denominar-se Valença do Piauí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município já denominado Valença do Piauí é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas municipais

Valença para Berlengas alterado, pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943. Berlengas para Valença do Piauí alterado pela lei estadual nº 128, de 26-07-1948.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Valença do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Valença do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: