Início » Pernambuco » Bodocó


Bodocó - Pernambuco



Bodocó faz parte do estado de Pernambuco.

O município é formado por três distritos: a Sede; o segundo distrito, Claranã, formado por Vila Sipaúba e Vila Jardim (sendo a primeira a sua sede); e o terceiro distrito, formado por Vila Feitoria, Vila Né Camilo e Povoado de Cacimba Nova.

História da cidade de Bodocó Pernambuco - PE

No início deste século, Antonio Peixoto de Barros, fundou o povoado de Bodocó, em terras do Município de Granito.

A origem do nome do Povoado, conforme os Bodocoenses, há duas versões: uma de que o nome veio de uma planta aquática muito abundante na região, denominada de Bodocó, versão mais correta para uns, a outra, do nome de uma tribo indígena que aqui habitou, chamada Bodorocos.

Seu desenvolvimento foi rápido, graças à facilidade de acesso, o que ocorria para maior intercâmbio comercial, motivando a elevação do Povoado à categoria de Distrito, em 1909.

Com o decorrer de alguns anos, o Distrito crescia a cada dia, tornando-se mais importante que a sede do Município de Granito, para Bodocó, isto em 1924, cuja Lei, além de tornar Bodocó sede do Município de Granito, lhe conferia foros de Cidade, situação que permaneceu até 1938, quando Bodocó passou a Município e Granito a Distrito de Bodocó.

Gentílico: Bodocoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bodocó, pela lei municipal nº 3, de 17-11-1909.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Bodogó figura no município de Granito.

Pela lei estadual nº 1650, de 22-05-1924, o distrito de Bodocó recebe a classificação de 1º distrito, passando a ser sede do município de Granito, sendo por esta mesma lei, Bodocó elevado a condição de cidade.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Bodocó figura como sede do município de Granito.

Pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938, o município de Granito passou a denominar-se Bodocó. Sob o mesmo decreto o município de Bodocó adquiriu o distrito de Claranã do município de Exu.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o município de Bodocó adquiri distrito de São Felix do municípios de Ouricuri.No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de Bodocó, Claranã, Granito e São Félix. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de São Felix passou a denominar-se Feitoria. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Bodocó, Claranã, Feitoria ex-São Felix e Granito.Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Bodocó, Claranã, Feitoria e Granito.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 4972, de 30-12-1963, desmembra do município de Bodocó o distrito de Granito. Voltando à categoria de município. Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Bodocó, Claranã e Feitoria.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bodocó: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bodocó? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: