Início » Pernambuco » Ipubi


Ipubi - Pernambuco



Ipubi faz parte do estado de Pernambuco.

Ipubi. encontra-se a uma latitude 07º39′07" sul e a uma longitude 40º08′56" oeste, estando a uma altitude de 535 metros. A população avaliada em 2004 era de 23.971 habitantes.

Possui uma área de 972,17km² e é formado pelos distritos de: Ipubi (sede), Serra Branca e Serrolandia e pelo povoado da Mineradora São Severino.

História da cidade de Ipubi Pernambuco - PE

A fazenda Poço - Verde implantada no Sopé da Chapada do Araripe teve sua origem devido a um poço que não secava, suas águas eram cristalina, uma parte era coberta por Vitória-Régia o poço abastecia os moradores da região, ao lado havia, três frondosas árvores: Juazeiro, Tamboril e Baraúna, cuja sombra abrigavam as pessoas que por ali passavam em busca de descanso.

Em meados de 1938, comboieiros de várias regiões circunvizinhas tansitavam por veredas, vilarejos, povoados e cidades. Transportando no lombo de burros em malas de couro, produtos regionais com sal, abacaxi, peixe salgado, farinha etc.

A sombra das árvores foi o local principal onde se realizou a 1º feira em 1938, criada pela necessidade dos seus habitantes, que pouco crescia e se difundia nas caatinga do alto sertão Pernambuco. De forma simples ao estilo rústico de seus habitantes, realizou-se na ausência de barracas apenas sob à sombra das árvores, onde forma expostos, produtos artesanais e comidas tipicas da região.

Neste mesmo ano ao som de búzios dos vaqueiros, houve uma convocação de voluntário com o objetivo de desmatar o terreno para a construção da futura Vila. Tendo em frente desse movimento os Senhores: Joaquim Eugênio Silva, Aureliano Rodrigues Damacena e Antônio Tavares.

Gentílico: ipubiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ipubi, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, criado com partes dos territórios dos distritos de Ouricuri e Serra Branca, subordinado ao município de Ouricuri

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito e Ipubi, figura no município de Ouricuri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipubi, pela lei estadual nº 3340, de 31-121958 desmembrado de Ouricuri. Sede no antigo distrito de Ipubi. Constituído de 2 distritos: Ipubi e Serra Branca. Desmembrado de Ouricuri. Instalado em 03-01-1962.

Pela lei municipal nº 29, de 03-09-1963, é criado o distrito de Serrolândia e anexado ao município de Ipubi. Em divisão territorial data de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Ipubi, Serra Branca e Serrolândia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ipubi: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ipubi? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: