Tudo sobre Trindade Estado de Pernambuco

Informações Gerais sobre a cidade de Trindade

Coordenadas geográficas

O município de Trindade fica localizado na latitude -7.759 e longitude -40.2647 e faz parte do estado de Pernambuco.

Tamanho do Território de Trindade

Com um total de 295,765 km², Trindade de extensão territorial.

População de Trindade

De acordo com dados do IBGE, Trindade possui aproximadamente 30.222 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Trindade são chamados de trindadense.

Administração municipal

Prefeito atual:HELBE DA SILVA RODRIGUES NASCIMENTO.

História de Trindade, Pernambuco

Ouvir com robot

Trindade faz parte do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Saco Verde.

A formação deste município iniciou-se em meados do século XIX, quando aqui chegou em fins de 1830, o Capitão Manoel Felix Monteiro, rico senhor que veio da cidade de Monteiro (Paraíba). Depois de residir nas imediações do rio Pajeú na cidade de Flores (Pernambuco), transferiu-se para o Sertão do Araripe, reconhecendo ser terra fértil propícia para pecuária e a agricultura. Comprou terras aos senhores Desidório Ferreira, Manoel Pereira, Antônio Barbosa, Raimundo Pereira e Matias Pereira. Essas terras eram denominadas sítio Baixo e Sítio Patí, sendo que este último encontra-se localizado no município de Ouricuri.

O município de Trindade recebeu três nomes. O primeiro foi “Feira do Toco”, esse nome foi dado em homenagem a 1ª feira realizada no município em l948, por haver no terreno brotado há pouco tempo, vários tocos. Algumas pessoas também costumavam chamar de “Feira do Pau”, pois com a alegria da realização da feira houve muita bebedeira e com isso muitas brigas. Nesta parte da terra tinha apenas uma casa de taipa e algumas barracas cobertas de folhas. O segundo nome dado foi “Espírito Santo”, por ser localizada nas proximidades de uma lagoa (existente até hoje) com esse nome. E ainda por causa desta mesma lagoa foi escolhido o Padroeiro desta capela: Divino Espírito Santo. O terceiro nome foi escolhido com a emancipação política, devido ter uma lei que proibia uma cidade ter nome de Estado. A independência política aconteceu aos 20 de dezembro de 1963 e o nome dado ao município foi Trindade, em alusão à Santíssima Trindade. O Padroeiro que era Divino Espírito Santo ficou sendo Sagrada Família. Com a evolução do comércio foram surgindo às primeiras casas e pontos comerciais (bodegas), onde se vendia o básico para a alimentação. Nos anos 60 já contava com uma loja onde vendia tecidos, cobertas, chapéus e outros produtos, pertencente ao Sr. Lauzemiro Aquino, que veio da Barra de São Pedro, quando a mesma foi destruída com a enchente de 1960, fazendo com que várias famílias imigrassem para Trindade.

História da cidade de Trindade Pernambuco - PE

Entre os anos de 1948 e 1949, vários agricultores residente próximo a atual cidade de Trindade, se reuniram sob a liderança do Pe. Luiz Gonzaga Karhle e Otacílio Leocádio da Silva e iniciaram uma feira à margem da atual BR-316, isso motivados pelo sucesso alcançado pela então cidade de Ipubi, originada de uma feira. O entusiasmo foi tamanho, que iniciaram a feira antes da destoca do terreno, ficando inicialmente conhecida pela feira do toco. Em 1949 já existiam algumas casas e o Pe. Luiz Gonzaga celebrava a primeira missa do povoado, na casa de Horácio Mariano, no mesmo ano, a família Leocádio doou uma boa área de terra para a formação do patrimônio do Divino Espírito Santo, padroeiro do povoado e, posteriormente da cidade. O nome de Trindade veio em substituição ao nome Espírito Santo, uma vez que o Divino Espírito Santo é uma das três pessoas da Santíssima Trindade. A mudança do nome para Trindade ocorreu quando do projeto para criação do distrito, pois o distrito foi criado pela lei nº 399 de 16 de fevereiro de 1957, porém não chegou a ser instalado antes da elevação a cidade. Finalmente, depois de muita luta pela emancipação política, Trindade é elevada a cidade pela Lei estadual nº 4957, de 20 dezembro de 1963.

Gentílico: trindadense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Trindade ex-povoado, pela lei municipal nº 399, de 1602-1957, desmembrado dos distritos de Morais e Nascente, subordinado ao município de Arorapina.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Trindade figura no município de Ararapina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Trindade, pela lei estadual n 4957, de 20-12-1963, desmembrado de Araripina, sede no atual distrito de Trindade ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-05-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

DDD de Trindade, Pernambuco

87

Como fazer uma ligação para Trindade:

0 + Operadora + 87 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 87 + telefone
  • Vivo: 015 + 87 + telefone
  • Aerotech: 017 + 87 + telefone
  • Claro: 021 + 87 + telefone
  • GVT: 025 + 87 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 87 + telefone
  • TIM: 041 + 87 + telefone
  • Sercontel: 043 + 87 + telefone

CEP de Trindade

O Código Postal (CEP) geral de Trindade, Pernambuco, é 56250000.

Prefeitura Municipal de Trindade
Endereço: Av. Central Sul, 567, Centro, Trindade - PE, CEP: 56250000
Telefone / Fax:(87) 3870-1145/1888/1599 (87) 3870-1188
Prefeito: HELBE DA SILVA RODRIGUES NASCIMENTO

Hospitais em Trindade - PE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde trindadense.

Cartórios na cidade de Trindade

Acesse a lista de Cartórios em Trindade. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Trindade Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Trindade - PE e localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Notícias sobre Trindade

Confira as últimas notícias de hoje em Trindade.

Previsão do tempo na região trindadense

Veja a previsão do tempo em Trindade: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Trindade

Confira as cidades vizinhas de Trindade - PE em uma distância de até 50 km.

Ipubi - 18.0 km
Ouricuri - 24.3 km
Araripina - 32.8 km
Bodocó - 36.5 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Trindade através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município trindadense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 24/02/2024 - Trindade - Pernambuco.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+conquista+do+Voto+feminino+no+Brasil

Dia da conquista do Voto feminino no Brasil

No código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Bra...

Saiba Mais
Nascimento+de+Steve+Jobs

Nascimento de Steve Jobs

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados