Início » Minas Gerais » Veríssimo


Veríssimo - Minas Gerais



Veríssimo faz parte do estado de Minas Gerais. Distante a apenas 43km de Uberaba no Triângulo Mineiro, com acesso a partir de Uberaba pela rodovia BR 262.

O primeiro desbravador da região onde hoje se encontra a sede da cidade foi o Sr. Veríssimo. Depois, chegou Joaquim Furtado de Mendonça, a quem pertencia à sesmaria local aonde veio a surgir o povoado. Foi ao redor da casa comercial da família Furtado que surgiram as primeiras edificações e a capela, consagrada a São Miguel. Logo, de ponto de descanso de tropeiros e mascates o lugar passou a arraial. Tornando-se distrito em 1891, ligado ao município de Uberaba, com o nome de São Miguel do Veríssimo. Em 1938, foi emancipado, passando a se chamar Veríssimo.

Possui uma área total de 1.031,6km². Sua população em 2007 de acordo com o IBGE é de 3.667 habitantes.A economia é baseada na pecuária de corte e leite, agroindustria de doces e abate de frango, cana de acuçar, plantio de culturas como soja, milho, feijão, arroz.

História da cidade de O primeiro desbravador da região onde hoje se encontra a cidade foi Veríssimo. Mais tarde, chegou Joaquim Furtado de Mendonça, a quem pertencia a sesmaria onde veio a crescer o primitivo povoado. Foi ao redor da casa comercial dos "Furtado" que surgiram as primeiras casas e a capela, consagrada a São Miguel. Logo, de ponto de descanso, o lugar passou a arraial.

Tornou-se distrito em 15 de janeiro 1891, ligado ao município de Uberaba, com o nome de São Miguel do Veríssimo. Através do decreto n°. 148 de 17 de dezembro 1938 se desmembrou e se tornou município. Pelo mesmo decreto teve seu nome reduzio de São Miguel do Veríssimo para Veríssimo.

Fonte: SECRETARIA DA CULTURA ARQUIVO PÁBLICO

Autor do Histórico: Marcelo Aguiar

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Veríssimo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Veríssimo? Então deixe seu comentário!


Comentários (4)

  1. BRUNO's avatarBRUNO

    Sou filho da Ziza, João Camargos.

    Mudamos para Uberaba quando tinha uma e três meses,

    mas meu pai sempre nos levava la.

    Meu já faleceu há onze anos.

    Hoje morando em Brasília mas espero voltar a Veríssimo.

    Um grande abraço a todos de Veríssimo.

    #4 – 24/12/2016 - 15:52

  2. paulo peixoto de andrade's avatarpaulo peixoto de andrade

    devemos fazer doação para restaurar casa de fundação do verissimo mg passar numero da conta e banco

    #3 – 22/11/2016 - 00:05

  3. andressa's avatarandressa

    Verissimo é muito bom de se viver,lugar de pessoas humildes,um povo siimples acolhedor q eu tive o prazer de conhecer!a historia da cidade é muito bonita so queria chamar a atencao para os reponsaveis q nao sei se é a prefeitura para restaurar a casa dos Furtados fundadores dessa cidade q ela esta caindo aos pedacos infeiano a cidade esta em ruinas ,restaurem ela e facam um museu da cidade pra q todos possam conhecer sua historia.

    #2 – 14/09/2016 - 01:03

  4. paulo peixoto de andrade's avatarpaulo peixoto de andrade

    sou da familia do clovis e do coboclo do cartorio morei ate os nove anos de idade no casarão que foi o cartorio adoro a todos do verissimo estou em são paulo bairro jabaquara um grande abraço a todos

    #1 – 21/03/2016 - 22:56

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: