Início » Minas Gerais » Pirajuba


Pirajuba - Minas Gerais



Pirajuba é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 2 551 habitantes.

"Pirajuba" é um termo de origem tupi que significa "peixe amarelo", através da junção dos termos pirá ("peixe") e îub ("amarelo").

O município teve origem no primitivo povoado fundado por sertanistas que, por volta de 1830, chegaram à região atraídos pela qualidade das pastagens, adequadas à criação de gado. Em terras doadas pelas irmãs Bárbara e Esídia Rodrigues, foi erguida a primeira capela, consagrada a Nossa Senhora da Abadia. Em torno da capela, cresceu o povoado de Buritis, mais tarde denominado Dourados. Em 1938, já com o nome de Pirajuba, foi integrado ao município de Conceição das Alagoas. A emancipação data de 1953.

História da cidade de O município teve origem no primitivo povoado fundado por sertanistas que, por volta de 1830, chegaram a região atraídos pela qualidade das pastagens, adequadas a criação de gado. Em terras doadas pelas irmãs Bárbara e Esídia Rodrigues foi erguida a primeira capela, consagrada à Nossa Senhora da Abadia.

Em torno da capela que cresceu o povoado batizado de Buritis, mais tarde denominado Dourados. Em 1938, o povoado é elevado a distrito e, em 1943, passa a se chamar Pirajuba, integrado então ao município de Conceição das Alagoas. A emancipação data de 1953.

Como atrações turísticas, Pirajuba oferece o horto do Douradinho, área arborizada aàs margens do rio Dourados, apropriada para camping, pescaria e natação, e as festas de Nossa Senhora da Abadia, em dezembro, e do Peão Boiadeiro, durante quatro dias do mês de junho.

Fonte: Secretaria Municipal da Cultura em : 01/10/1999

Autor do Histórico: IRON FERNANDES PEREIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pirajuba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pirajuba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: