Início » São Paulo » Colômbia


Colômbia - São Paulo



Colômbia faz parte do estado de São Paulo.

Encontra-se a uma latitude 20º10′33" sul e a uma longitude 48º41′20" oeste, estando a uma altitude de 492 metros.

Sua população estimada em 2004 era de 6.299 habitantes.

História da cidade de COLôMBIA SãO PAULO

O local onde hoje está localizado a sede do Município de Colômbia era utilizado, desde o início do século, como ponto de travessia do gado proveniente de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, primeiramente efetuado a nado e depois em Balsas a vapor, que atracavam no Porto Cemitério.

Aí, entre os rios Grande, Pardo e Velho, João Aureliano de Araújo e sua mulher, Alice Fontoura de Araújo, instalaram a fazenda Bernarda.

Por volta de 1925, conhecendo a pretensão da Companhia Paulista de Estrada de Ferro de estender seus trilhos até o Porto Cemitério, João Aureliano e sua mulher resolveram lotear parte de sua fazenda, na margem do rio Grande, doando uma gleba para construção de capela em louvor a Nossa Senhora do Rosário.

Para aí convergiram vários colonizadores, entre eles Bruno Antônio do Prado, que construiu a primeira casa do povoado, sua mulher Angelina Alves Prado, Francisco Segundo e João Gonçalves Macedo, criando-se a povoação de Porto Cemitério.

Em 1928, a companhia Paulista inaugurou a estação de parada, atribuindo-lhe o nome Colômbia.

O Distrito de Paz foi criado em 1944, no Município de Barretos, conquistando sua emancipação em 1950.

O desenvolvimento do Município decorreu em parte da ferrovia, e de outra parte da criação do gado e da agricultura.

GENTíLICO: COLOMBIANO

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Colômbia, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, com terras desmembradas do extinto Distrito de Laranjeiras, do mesmo Município de Barretos.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Colômbia figura no Município de Barretos, assim como nos fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Elevado à categoria de município com a denominação de Colômbia, por Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado de Barretos, sede no antigo Distrito de Colômbia. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se, no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Colômbia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Colômbia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: