Início » Minas Gerais » Conceição das Alagoas


Conceição das Alagoas - Minas Gerais



Conceição das Alagoas faz parte do estado de Minas Gerais e possui uma área de 1.352,2 km². Está localizado na microrregião de Uberaba, cidade da qual é ligada pela MG 427, e distante desta apenas 56 Km. Conceição das Alagoas está situada no Triângulo Mineiro e distante 530 Km da capital Belo Horizonte. Com uma população de 23.932 habitantes, de acordo com a estimativa de 2012 do IBGE, a cidade vem passando por um processo de crescimento populacional contínuo desde o final do século passado, devido a diversificação de sua base econômica. Nesta ocasião houve a introdução da lavoura de cana-de-açúcar e, consequente, instalação de usinas de álcool e açúcar, sendo, até o momento, as únicas indústrias instaladas no município. Situada em uma região de solos férteis, a agricultura e a pecuária de leite e corte são a base da economia do município que conta ainda com inúmeras olarias de tijolos, uma tradição do lugar. O comércio da cidade é forte e segue uma tendência de crescimento e diversificação.

A história do município de Conceição das Alagoas teve seu começo com a chegada, na região, do bandeirante João Batista de Siqueira, por volta do ano de 1811. Antes o lugar era ocupada pelos índios Caiapós. Os desbravadores instalaram-se em uma fazenda chamada Alagoas. Em 1851, quando um valioso diamante foi encontrado perto de uma cachoeira do Rio Uberaba, por um fazendeiro chamado José de Souza Lima, começou na região a lavra em busca da pedra preciosa. Com isso uma grande afluência de pessoas vieram para o recém descoberto garimpo, o que contribuiu para o crescimento do povoado que passou a fazer parte do Distrito de Nossa Senhora das Dores do Campo Formoso. Em 1856 foi construída a primeira igreja; o primeiro capelão foi o padre Felício Joaquim da Silva Miranda. Em 1869 Conceição das Alagoas foi elevada a Distrito Policial e a Freguesia de Nossa Senhora de Conceição das Alagoas que passou a pertencer à Uberaba em 1878. O município de Conceição das Alagoas foi criado em 1938, quando emancipou-se de Uberaba. Em 1954, passou a ser Comarca com a criação do Judiciário. Com o esgotamento do garimpo de diamantes, a fabricação de tijolos, a criação de gado e a agricultura de soja, milho, sorgo e outros, passaram a constituir a base econômica do Município. Em virtude deste ter suas origens na atividade de extração de diamantes, recebeu primeiramente o nome Garimpo das Alagoas. Deste então os cidadãos nascidos nesta localidade recebem o gentílico, ou, são chamados, "garimpenses". A cidade recebe o nome de Conceição das Alagoas em homenagem à sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição e devido ao grande número de lagoas de água doce existentes no município.

O vilarejo foi elevado à condição de freguesia em 21 de outubro de 1878 pela Lei Provincial 2464, e confirmada pela Lei Estadual número 2 de 14 de setembro de 1891. Até 17 de dezembro de 1938, Conceição das Alagoas era distrito de Uberaba, nesta data foi criado o município de Conceição das Alagoas pelo Decreto Lei estadual número 88. Em 1946, logo após a eleição do Dr. Milton Campos ao Governo do Estado de Minas Gerais, foi nomeado o Sr. Lorival Pontes, Prefeito Municipal. Este presidiu as eleições municipais, bastante tumultuadas por sinal, tendo sido empossado como Prefeito eleito o Sr. Antônio Deodato de Oliveira, e, logo em seguida, por decisão do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais, empossado o Sr. José de Sene Prata.

História da cidade de CONCEIÁÁO DAS ALAGOAS MINAS GERAIS

Os primeiros brancos a desbravarem a região onde hoje se situa o Município de Conceição das Alagoas, foram bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1811, chegou ao local João Batista Siqueira, deixando plantada a Fazenda Alagoas. Quarenta anos depois, José de Souza Lima, co-proprietário dessa fazenda, encontrou próximo a uma cachoeira do Rio Uberaba, um valioso diamante. No mesmo ano, o Padre Francisco Rocha organizava no local um núcleo de garimpeiros, recebendo a cachoeira o seu nome. Esses fatos ocorreram de boca em boca, atraindo mais gente ao sítio. Em 1958, Antônio Correia de Morais iniciou a construção de uma capela denominada "Garimpo das Alagoas". Ao seu redor, no alto da colina, juntavam-se casas de primitiva construção, formando-se um núcleo, onde hoje se encontra a cidade.

As notícias divulgando a existência de riquezas minerais correram céleres pelos sertãoes, atraindo inúmeros garimpeiros. Novas moradias iam sendo erguidas e a comunidade alcançou época gloriosa mas pouco duradoura, na vida econômica da nova população. O declínio natural da mineração deu lugar às atividades agrícolas e pecuárias, tão antigas quanto o garimpo, porém mais solidamente fundamentadas para o desenvolvimento do lugarejo.

O topônimo é homenagem à Padroeira, Nossa Senhora da Conceição e Alagoas, alusivo ao grande número de lagoas existentes no território municipal.

O gentílico oficial no municio é Garimpense, porém os moradores usam "Conceição Alagoano".

GENTÁLICO: Garimpense

EVOLUÁÁO ADMINISTRATIVA:

Distrito policial de Conceição de Alagoas, elevado à categoria de freguesia, por Lei Provincial n°. 2464, de 21 de outubro de 1878, a qual lhe demarcou as respectivas divisas. A criação da freguesia ou distrito, foi confirmada por Lei Estadual n°. 2 de 14 de setembro de 1891. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, no quadro fixado pela Lei Estadual n°. 843, de 7 de setembro de 1923, o Distrito de Conceição de Alagoas figura no Município de Uberaba. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Conceição das Alagoas figura igualmente no Município de Uberaba - assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936, e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual n°. 88, de 30 de março de 1938. Pelo Decreto-Lei Estadual n°. 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o Município de Conceição das Alagoas, com o distrito de Conceição de Alagoas e parte dp território do Distrito de Campo Formoso, desmembrado do Município de Uberaba.

O citado Decreto-Lei 148, criou no Município de Conceição das Alagoas o Distrito de Dourados, desmembrado do Distrito de Campo Formoso, do mesmo Município de Uberaba. Em 1939-1943, o Município de Conceição das Alagoas é composto dos Distritos de Conceição das Alagoas e Dourados e pertence ao termo e comarca de Uberaba. Em virtude do Decreto-Lei Estadual n°. 1058, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Município de Conceição das Alagoas ficou composto dos Distritos de Conceição das Alagoas e Pirajuba (ex-Dourados) - e pertence ao termo e comarca de Uberaba. Permanece composto dos Distritos de Conceição das Alagoas e Pirajuba, no quadro fixado pela Lei n°. 336, de 27-XII -1948 para vigorar em 1949-53. Formado dos distritos de Conceição das Alagoas e Poncianos, Menos o Distrito de Pirajuba, elevado à categoria de Município no quadro fixado pela Lei n°. 1039, de 12-XII-1953 para vigorar no período 1954-58, comarca de Conceição das Alagoas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Conceição das Alagoas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Conceição das Alagoas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: