Início » Minas Gerais » Passos

Município de Passos

Tudo sobre Passos - Estado de Minas Gerais


Passos é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 1338,070 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 113.998 habitantes, quem nasce em Passos (gentilício) chama-se: passense.
As coordenadas geográficas de Passos, Minas Gerais são: latitude: -20.7193 e longitude: -46.609, atualmente a cidade é administrada por CARLOS RENATO LIMA REIS do PSD.

Avaliação geral do município: 3.9 / 5 para Passos por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Passos faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 20º43′08" sul e a uma longitude 46º36′35" oeste.

A formação de Passos inicia-se em meados do século XVIII, com as primeiras fazendas sendo implantadas entre 1780 e 1830, sendo que a Vila propriamente dita, inicia-se em 1850. Em 2008, as estimativas do IBGE apontaram para Passos uma população de 107.619 habitantes, o que a torna a quarta cidade mais populosa do sul de Minas. Sua economia baseia-se principalmente no agronegócio, em pequenas indústrias de confecções e móveis, além de um forte setor de serviços, por ser um polo regional.

Por volta de 1780, tendo morrido o pai, o jovem Padre José de Freitas e Silva fixou-se em Jacuí e implantou a Fazenda Bonsucesso, ao pé do morro de São Francisco, onde instalou a mãe viúva e outros familiares. Dona Faustina Maria das Neves, daí para frente, dirigiu os destinos da fazenda, de cuja colônia, junto às faisqueiras do Bonsucesso, se originou a cidade de Passos.

História da cidade de O primeiro nome do hoje importante município sul-mineiro foi Capoeiras, por estar, aquela época, situada a povoação dentro de uma densa capoeira.

O segundo nome - Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos - foi dado ao antigo arraial das Capoeiras em virtude de o alferes João Pimenta de Abreu, devoto do Senhor Bom Jesus dos Passos, haver erigido o primeiro templo nessa cidade, em cumprimento de uma promessa, tendo por orago aquele santo. Mais tarde o nome foi simplificado para Passos.

Os primeiros desbravadores da região foram os alferes João Pimenta de Abreu e seus parentes, os quais ali se fixaram, atraídos, sobretudo, pela topografia, fertilidade do solo e existência do ouro às margens do Rio Grande. Em 1823, já era grande o povoado, quando Domingos Vieira de Souza e Joaquim Lopes da Silva construíram as suas fazendas, concorrendo, poderosamente, para a formação do arraial. Com o correr dos anos e a chegada de novos mineradores, o povoado se alargou, tornando-se conhecido em toda a província de Minas Gerais pelo nome de Arraial da Capoeira.

Pela provisão de 11 de Dezembro de 1835 foi a primeira capela, ainda semi construída pelo alferes João Pimenta de Abreu com a colaboração do Cel José Caetano Machado, Capitão Manoel Ferreira de Souza Brandão, Domingos de Souza Vieira e Joaquim Lopes Vieira ( os dois últimos doadores dos terrenos para formação do novo arraial), elevada à categoria de capela curada, que foi inaugurada em 20 de março de 1836, tendo por orago São Bom Jesus dos Passos.

Deve-se aos ingentes esforços do capelão de Passos, Padre Francisco de Paula Trindade, a criação da freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos, pela provisão nº 184, de abril de 1840.

Crescendo vertiginosamente a freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos, mercê dos esforços de um pugilo de bravos pioneiros, destros tanto no manejo dos mosquetes, quanto no do arado, atraiu a atenção das autoridades da provincia e por força da lei nº386, de 09 de outubro de 1848, foi a freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos, então florescente distrito de Jacuí, elevado à categoria de vila, com a denominação de " Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos", sendo-lhe anexadas, em virtude da mesma lei as freguesias de Ventania ( hoje Alpinópolis) e Carmo do Rio Claro.

Instalando-se a Vila de Passos em 07 de setembro de 1850, foi a Câmara Municipal formada pelos seguintes cidadãos: Presidente da Câmara - Tenente Coronel José Caetano Machado, Vereadores - Sargento-mor Manoel Cardoso Osório, Capitão Manoel Lemos, Padre Francisco José da Costa, Camilo Antônio Pereira de Carvalho, Fidelis Rodrigues de Faria, Jerônimo Pereira de Melo (mais tarde Barão de Passos).

Continuando em franco progresso, a florescente vila foi elevada à categoria de cidade em virtude da lei nº 854, de 14 de maio de 1858, conservando a mesma denominação.

A inauguração pela estrada de ferro Minas Rio, em 1865, do tráfego em Três Corações, motivou a apresentação de projeto de lei, na assembléia provincial, pelo deputado Dr. Antônio Pinheiro de Meneses, resultando na lei nº 3648, de 01 de setembro de 1888, que autorizou o Presidente da Província de Minas a contratar com a estrada de ferro Minas Rio, o prolongamento de suas linhas até a cidade de Passos. Todavia, sobrevindo, na ocasião a proclamação da república, a companhia (inglesa) requereu a dilatação do prazo, mas não sendo atendida, deixou caducar a concessão, fazendo com que Passos fosse privada, por mais 30 anos, dos benefícios deste indispensável e importante meio de transporte.

Gentílico: Passense.

Formação Administrativa:

A vila foi criada com sede na povoação de Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos e com esta denominação, pela lei provincial nº 386, de 09 de outubro de 1848, tendo sido desmembrada do município de Jacuí.

Sua instalação verificou-se em 07 de setembro de 1850.

Em virtude da lei provincial nº 854, de 14 de maio de 1858, foi elevada à categoria de cidade.

De acordo com a divisão administrativa do Brasil, referente a 1911, o município de Passos se apresenta composta de 03 distritos: Passos, criado pela lei provincial nº184, de abril de 1840, sendo transferido do município de São Sebastião do Paraíso para o de Jacuí pela lei provincial nº2905, de 28 de setembro de 1882; sua criação foi confirmada pela lei estadual nº02, de 14 de setembro de 1891.

Segundo os quadros de apuração do recenseamento geral de I-IX-1920 e o texto da lei estadual nº 843, o município se compõe igualmente de 03 distritos: Passos, São João Batista do Glória e São José da Barra.

Por força do decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, o município de Alpinópolis perdeu também o distrito de São João Batista do Glória para o novo município de Delfinópolis.

Ficou, portanto, o município de Passos no quinquênio 1939-1943, em que vigorou o mencionado decreto-lei, constituído de um só distrito: Passos.

De conformidade com o decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, que estabeleceu o quadro territorial judiciário-administrativo, vigente no quinquênio 1944-1948, o município de Passos adquiriu o distrito de São João Batista do Glória, transferido do município de Delfinópolis; perdeu parte do distrito da sede para o novo distrito de Itaú de Minas, do novo município de Pratápolis, ficando constituído no quinquênio referido dos distritos de Passos e São João Batista do Glória.

Pela lei nº 336, de 27 de dezembro de 1953, que fixou os quadros de divisão judiciária e administrativa para vigorar no quinquênio 1949-1953, perdeu o município de Passos o distrito de São João Batista do Glória, ficando constituído de apenas o distrito da sede. A lei nº 1039, de 12 de junho de 1953, que fixou os quadros de divisão administrativa em vigor no quinquênio 1954-1958, conservou a mesma composição, isto é, apenas o distrito da sede.

Fonte: Arquivos da Agência do IBGE de Passos/MG Prefeitura Municipal de Passos

Autor do Histórico: LUIZ FLáVIO LEMOS

DDD da Cidade Passos,MG

35

Como fazer uma ligação para a cidade de Passos:

0+Operadora+35+Telefone de destino

Como ligar para Passos pela

CTBC Telecom:012 + 35 + telefone
Vivo:015 + 35 + telefone
Aerotech:017 + 35 + telefone
Claro:021 + 35 + telefone
GVT:025 + 35 + telefone
Oi Telemar:031 + 35 + telefone
TIM:041 + 35 + telefone
Sercontel:043 + 35 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Passos-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Passos Minas Gerais o CEP geral é 37900096.

Prefeitura Municipal de Passos

Endereço: Pça Geraldo da Silva Maia, 175, Centro, Passos - MG, CEP: 37900096
Telefone / Fax: (35) 3522-7083
Prefeito: CARLOS RENATO LIMA REIS do PSD

Médicos no município de Passos - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde passense.

Relação de Cartórios no município de Passos MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Passos com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Passos Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Passos-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Passos

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Passos, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Passos

Representante Comercial
Vaga cadastrada em 14/03/2019
Passos - MG

Salário: A combinar Local da vaga: Passos - MG Horário de trabalho: De segunda a sexta, das 7:30 às 17:30. Atividades Profissionais Atividades diárias do Profissional que procuramos: Entrar em contato diariamente com os Leads qu...

Dentista - Salário: R$ 2001 - 3000 por mês
Vaga cadastrada em 13/03/2019
Passos - MG

Faixa salarial: De 2.001 até 3.000 Local da vaga: Passos - MG Horário de trabalho: De segunda a sábado. Atividades Profissionais Realizar atendimentos a pacientes de clínica geral: avaliações e planejamentos de tratamentos, rest...

Emprego vendedor interno (insumos agrícolas), Passos – MG
Vaga cadastrada em 13/03/2019
Passos - MG

Dados da Vaga de Emprego Vendedor Interno Requisitos/Perfil Desejado Experiência com vendas interna de insumos agrícolas. Experiência no atendimento a clientes e fornecedores. Experiência em controle e contagem de estoque. Ensino Médi...

Emprego assistente técnico comercial/ agrônomo, Passos – MG
Vaga cadastrada em 13/03/2019
Passos - MG

Dados da Vaga de Emprego Assistente Técnico Comercial Requisitos/Perfil Desejado Ensino Superior Completo Engenharia Agronômica; Pacote Office; CREA Ativo. Experiência/Conhecimento técnico em cafeicultura e cereais; Experiência no ate...

Assistente Técnico Comercial
Vaga cadastrada em 12/03/2019
Passos - MG

Salário: A combinar Local da vaga: Passos - MG Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Atender o cooperado, passar informações técnicas agropecuárias, e informar condições e cotações de vendas; Emitir Receituári...

Atendente
Vaga cadastrada em 12/03/2019
Passos - MG

Empresa anunciante RAIADROGASIL S/A Nível de atuação Auxiliares e Operacionais Área de atuação Serviços Gerais e Operacionais Local de trabalho 1 vaga - Passos / MG Principais atividades Atendente I •Recepção e atendimento ao c...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Passos

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Passos, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Passos do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (20/03/2019), Passos - MG:

Muitas nuvens (dia)

Temperatura: 28º C
Humidade do Ar: 64%
Velocidade do Vento: 10 km/h

Previsão para os próximos dias:

21/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 25 Min: 20
22/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 24 Min: 19
23/03/2019 - Nublado. Max: 25 Min: 18
24/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 26 Min: 17
25/03/2019 - Trovoadas. Max: 26 Min: 18

Municípios vizinhos de Passos

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Passos-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

São João Batista do Glória - 14.0 km
Itaú de Minas - 15.0 km
Fortaleza de Minas - 18.1 km
Pratápolis - 26.4 km
Alpinópolis - 28.0 km
São José da Barra - 30.7 km
Bom Jesus da Penha - 34.2 km
Jacuí - 35.2 km
Cássia - 35.7 km
São Sebastião do Paraíso - 44.7 km
São Pedro da União - 45.7 km
Capetinga - 48.0 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Passos: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Passos através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Passos Minas Gerais n-1
imagem de Passos Minas Gerais n-2
imagem de Passos Minas Gerais n-3
imagem de Passos Minas Gerais n-4
imagem de Passos Minas Gerais n-5
imagem de Passos Minas Gerais n-6
imagem de Passos Minas Gerais n-7
imagem de Passos Minas Gerais n-8
imagem de Passos Minas Gerais n-9
imagem de Passos Minas Gerais n-10
imagem de Passos Minas Gerais n-11
imagem de Passos Minas Gerais n-12
imagem de Passos Minas Gerais n-13
imagem de Passos Minas Gerais n-14
imagem de Passos Minas Gerais n-15
imagem de Passos Minas Gerais n-16
imagem de Passos Minas Gerais n-17
imagem de Passos Minas Gerais n-18
imagem de Passos Minas Gerais n-19

Você conhece Passos? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: