Início » Minas Gerais » Malacacheta


Malacacheta - Minas Gerais



Malacacheta faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 19.272 habitantes. Foi lá que ocorreu o episódio conhecido como "Aparição do Demônio no Catulé", onde camponeses adeptos de uma corrente religiosa assassinaram crianças e animais domésticos por estarem possuídos pelo demônio.

Malacacheta foi fundada em 1874,com o nome de ’’Santa Rita de Malacacheta’’ (Santa Rita era a padroeira da cidade; mais tarde tirou-se o nome de Santa Rita e ficou apenas Malacacheta).

O nome Malacacheta tem duas variações: 1º: acredita-se que existia um mineral chamado mica,utilizado como placa isolante de eletricidade. 2º:existia uma tribo de índio chamada malacaxis,o que daria origem ao nome de Malacacheta. Os principais fundadores foram: Cassimiro Gomes Leal, Cassiano Ferreira Terra e Marçal Luíz Pego.

História da cidade de Os fundadores de Malacacheta foram Cassimiro Gomes Leal, Cassiano Ferreira Terra, Marçal Luiz Pego e outros aos quais é atribuído o primeiro contato com os índios maxacalis que habitavam a região onde hoje se encontra a sede municipal.

Esses elementos conseguiram obter a confiança dos silvicolas mediante um trabalho de catequese bem realizado e que resultou na cessão, por partes dos índios, de uma grande faixa de terras, onde se iniciou o povoado.

Isto aconteceu por volta de 1874, quando o novo núcleo, em pleno desenvolvimento, recebeu a visita do Cônego Benicio José Ferreira, Vigário da paróquia de Capelinha da Graça. E m homenagem e retribuição à colaboração espontânea recebida dos silvicolas maxacalis, sugeriu aquele sarcedote fosse dada ao lugar a denominação de Santa Rita de Malacacheta.

Iniciou-se a construção de uma capela, que, após concluída, foi entregue à direção do Sr. Luiz Rodrigues da Cruz.

O povoado cresceu rapidamente e em 17 de outubro de 1886, foi fundada a paróquia de Santa Rita de Malacacheta, tendo sido seu primeiro Vigário o Revmº Padre Cirilo de Paula Freitas, mais tarde bispo de Corumbá, em Mato Grosso.

Em 14 de setembro de 1891, pela Lei estadual nº 2, com a denominação de Malacacheta, foi o povoado elevado à categoria de distrito, subordinado a circunscrição administrativa de Nossa Senhora de Filadelfia, hoje Teofilo Otoni.

O primeiro juiz de Paz foi o cidadão Marção Luiz Pego.

O distrito foi elevado à categoria de municipio, em 7 de setembro de 1923, pela Lei Estatudal nº 843, composto dos seguintes distritos: Malacacheta, Novilhona, Setubinha, e Trindade atual Jaguaritira. A instalação verificou-se em 14 de setembro de 1924.

A primeira Câmara Municipal, também foi instalada na mesma data, teve como Presidente o cidadão Juscelino Aarão Ferreira dos Santos e como Vice-Presidente Fulgêncio Fernandes Abrantes.

Os nascidos aí são chamados de malacachetenses.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: DIONEL NOVAES MIRANDA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Malacacheta: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Malacacheta? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: