Início » Espírito Santo » Irupi


Irupi - Espírito Santo



Irupi faz parte do estado do Espírito Santo.

Caparaó foi palco de treinamento de guerrilha, organizada pela resistência de Leonel de Moura Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, que com financiamento cubano esperava resistir a tomada do poder, pelos militares, em 1964.

História da cidade de Irupi

O território que hoje constituí o município de Irupi pertencia, inicialmente ao município de Vitória. Com a criação do distrito de Viana, foi anexado ao mesmo, e nele permaneceu, após a sua elevação à categoria de município, como território do distrito de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo, criado pela lei nº 10, em 14 de junho de 1859. Todo

o território do distrito de Rio Pardo foi anexado ao município de Cachoeiro de Itapemirim, em 1867.

O município de Rio Pardo foi criado em 1890, quando da promulgação da primeira Constituição Republicana do Estado do Espírito Santo, sendo dividido em três distrito. A sede, o distrito de São Manoel do Mutum e o distrito de Santa Cruz.

Com o trânsito de pedestre, tropas e carros de boi, na segunda metade do século passado, a então Fazenda da Cachoeirinha, de propriedade do Sr. Hydário Tomaz, foi se transformando num pequeno arraial, com cemitério capela dedicada a São João Batista e pequenos entre postos comerciais, até que desapareceu seu primitivo nome e ficou conhecida como "Cachoeirinha do Rio Pardo", por ficar às margens de um dos afluentes desse rio.

Com o progresso da pequena Vila de Cachoeirinha do Rio Pardo e a estagnação da Vila de Santa Cruz, a sede do distrito foi transferida para Cachoerinha, integrando o município de Rio Pardo. Em 1943 o nome "Cachoeirinha do Rio Pardo" foi substituído pelo topônimo Irupi de origem indígena e que tem os seguintes significados amigo belo e águas branquinhas pequenas.

Gentílico: irupiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cachoeira, pelo ato municipal de 28-12-1903.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Cachoeira figura no município de Rio Pardo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.

Pelo decreto lei estadual nº 15177, de 31-12-1943, o distrito de Cachoeira passou a denominar-se Irupi e o município de Rio Pardo a denominar-se Iúna.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Irupi figura no município de Iúna ex-Rio do Pardo.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o distrito de Irupi permanece no município de Iúna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-08-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Irupi, pela lei estadual nº 4520, de 16-01-1991, desmembrado de Iúna. Sede no antigo distrito de Irupi. Constituído de distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de distrito sede.

Pela lei nº 068/95 , de , é criado o distrito de Santa Cruz de Irupi e anexado de 15-07-1997, o município é constituído de 2 distritos: Irupi e Santa Cruz de Irupi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração toponímica distrital

Cachoeira para Irupi alterado, pelo decreto-lei estadual nº 15177, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Irupi: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Irupi? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: