Início » Minas Gerais » Chalé


Chalé - Minas Gerais



Chalé faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 5.732 habitantes.

O topônimo deve-se à existência de um chalé de madeira no povoado em 1929. A palavra vem do francês chalet.

No século XIX, existia dentro município de Manhuaçu um povoado chamado São Domingos do Rio José Pedro. Em 1929, o povoado mudou o nome para Chalé por causa da existência de um chalé de madeira na localidade. Em 1938, ao ser criado o município de Lajinha, Chalé é transferido de Manhuaçu para ele e, em 1962,veio a sua própria emancipação.

Chalé

A região hoje denominada Vertente Ocidental do Caparaó, na qual está incrustado o município, teve seu desbravamento pelo homem branco, geralmente, oriundo do litoral. Partes da região eram habitadas por aborígenes dispersos pelos colonizadores em jornadas encetadas durante o correr dos séculos XVIII e XIX. Relativamente ao território chaleense, apenas por volta de 1891, começava a ser habitado, quando as famílias de João Ambrósio Ribeiro, José Ambrósio Ribeiro e Manoel Ferreira Brandão, aportaram ao local, fundando um aglomerado com o nome de São Domingos, às margens do rio da mesma denominação.

A ocupação e o povoamento do território municipal aconteceram com a vinda de novos agricultores uma vez que a fertilidade do solo, propício à implantação de lavouras e pastoreio do gado, abria oportunidade àqueles que se dedicassem a trabalhar a terra. Ligadas aos fundadores, as famílias de Manoel e Antônio Felisberto Pereira Alvim, José Maria Gomes Júnior, Cel. Francisco Januário Gomes e Manoel de Aquino Xavier, todo a agricultores, deram seqüência ao progresso do lugar.

O topônimo, Chalé, originou-se da primeira moradia permanente construída na localidade que era um ´chalé´, de estilo suiço, próximo à margem do Rio São Domingos, junto à foz do Córrego da Turma.

Formação Administrativa

Distrito criado coma denominação de São Domingos do Rio José Pedro, pela Lei Estadual n°. 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Manhuassú.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, distrito de São Domingos do Rio José Pedro, figura no município de Manhuassú.

Pela Lei Estadual n°. 665, de 23-08-1916, o distrito de São Domingos do Rio José Pedro, foi transferido do município de Manhuassú para Ipanema.

Pela Lei Estadual n°. 1128, de 19-10-1929, o distrito de São Domingos do Rio José Pedro tomou o nome de Chalé.

Em divisão administrativa referente a 1933, o distrito de Chalé (ex-São Domingos do Rio José Pedro), figura no município de Ipanema.

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-Lei Estadual n°. 148, 17-12-1938, o distrito de Chalé foi transferido de Ipanema para o novo município de Lajinha, sendo-lhe anexada parte do território do distrito de Durandé do município de Manhumirim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Chalé, figura no município de Lajinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Chalé, pela Lei Estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Lajinha.

Sede no antigo distrito de Chalé.

Constituído de 2 distritos: Chalé e Professor Sperber, ambos desmembrados de Lajinha. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Chalé e Professor Sperber.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

São Domingos do Rio José Pedro para Chalé, alterado pela Lei Estadual 1128, de 19-10-1929.

Transferências distritais

Pela Lei Estadual n°. 665, de 23-08-1916, o distrito de São Domingos do Rio José Pedro, foi transferido do município de Manhuassú para Ipanema.

Pelo Decreto-Lei Estadual n°. 148, de 17-12-1938, o distrito de Chalé (ex-São Domingos do Rio José Pedro), foi transferido do município de Ipanema para Lajinha.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Chalé: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Chalé? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Antônio Felisberto Alvim's avatarAntônio Felisberto Alvim

    Nasci e me criei nesta maravilhosa cidade. Só quem hoje mora numa grande cidade para entender o quanto é abençoada esta cidade. Não vou fazer analogias, por que tranquilidade não pode ser trocada por nenhum outro benefício.

    Um grande abraço a todos!

    #1 – 11/12/2015 - 14:09

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: