Início » Minas Gerais » Taparuba


Taparuba - Minas Gerais



Taparuba faz parte do estado de Minas Gerais.

O topônimo Taparuba, segundo algumas explicações locais, vem da língua tupi e significa "Ponte Nova".

A história de Taparuba se acha ligada à de Ipanema. Os índios aimorés foram os primeiros habitantes da região onde hoje se situa o município de Ipanema. Por outro lado, segundo a tradição, foi José Pedro de Alcântara o primeiro europeu que conseguiu vencer as matas virgens da época e penetrar em seus domínios. Talhada em velha figueira ao lado do rio, encontrou-se a inscrição seguinte: “Até aqui chegou José Pedro”. Fala-se também de Manoel Francisco de Paula Cunha, desertor da guarda nacional e que encontrava-se fugido da Guerra de Santa Luzia.

História da cidade de Taparuba

Com o expansionismo das bandeiras e a criação de arraiais como a da Vila José Pedro, atual Ipanema, muitas famílias migraram em busca de estabelecimento econômico e social. A região onde se encontra o município de Taparuba teve seu início em função da ocupação de familiares dos mesmos desbravadores da cidade de Ipanema, os senhores Severino Alves Pereira e José Rodrigues Teodoro, e organização de pequenas lavouras agrícolas ao redor de córregos vizinhos a atual cidade.

O marco da construção fora a iniciativa de erguer uma capela em 1881 para consolidar a instalação do povoado e facilitar a ida a cultos, em função da distâncias das terras dos posseiros da sede do arraial do Rio José Pedro. O terreno para a construção foi doado pelo Sr. Gabriel Rodrigues. E com a ajuda de muitas pessoas, foi erguida a capela de São José, sendo a primeira missa celebrada pelo Padre Crespo. A iniciativa de construção da capela foi o marco fundador do povoado que desde então passou a se chamar São José da Ponte Nova. Este nome foi dado em função do povoado ser dividido pelo Rio José Pedro, necessitando de uma ponte para o encontro dos dois lados do arraial.

Com o crescimento do pequeno comércio local, o estabelecimento de algumas casas e a construção da primeira escola, no início do século XX o então arraial da Ponte Nova ganhou espaço em meio a política local e se tornou distrito de Manhuaçu, no ano de 1911. O nome do distrito vinha apresentando problemas aos moradores do município em função do extravio de correspondência para o também distrito Ponte Nova, já existente, e não agradava os moradores em função de seu tamanho. Em consulta a um indígena da região, descobriu-se que para os antigos moradores Ponte significava tapa e Nova significava ruba. A junção das duas palavras indígenas deu origem ao novo nome do distrito, que fora acatado em Lei no dia 07 de setembro de 1923, com a presença do pároco local e do primeiro prefeito do município de Ipanema.

Gentílico:

Formação Administrativa

Fonte: Prefeitura Municipal de Taparuba (MG)

Autor do Histórico: MARIA LúCIA DE ANDRADE NOGUEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Taparuba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Taparuba? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Alda Kerr's avatarAlda Kerr

    TEM COMO COLOCAR AS FOTOS DA CASA DP SR. EDUARDO OZÓRIO KERR NO FACE

    #1 – 30/04/2016 - 19:38

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: