Início » Rio Grande do Sul » Riozinho


Riozinho - Rio Grande do Sul



Riozinho faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 29º38′28" sul e a uma longitude 50º27′09" oeste, estando a uma altitude de 90 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 421 habitantes. Possui uma área de 236,95km². É um município que conta com as águas do rio dos Sinos.

O município foi colonizado a partir de 1875 por famílias de imigrantes húngaros, poloneses, prussianos e suécos. Por volta de 1890 famílias italianas e alemãs começaram a se instalar no local.

A denominação de Riozinho provém de um pequeno rio existente na localidade de que a divide em duas partes.

História da cidade de Por volta de 1875, chegaram a Riozinho famílias de imigrantes alemães, húngaros, poloneses, prussianos e suecos, somando ao todo cerca de 200 famílias, em 1890 somaram-se às famílias já existentes no local, outras de descendência italiana e novas levas de famílias alemãs, ficando a formação étnica de Riozinho constituída por: 80% italianos; 10% de alemães; 5% poloneses; 5% mestiços. Antes da colonização do município, já existiam índios, que deixaram vestígios, como cavernas, instrumentos de trabalho e marcas nas pedras. Atualmente, existem descendentes dessas famílias indígenas que moram na mata virgem do alto da serra. Com o passar do tempo, a comunidade foi se desenvolvendo e criando condições para emancipar-se, a luta emancipacionista transcorreu com apoio da comunidade e em 10 de Abril de 1988, realizou-se o plebiscito de emancipação, sendo criado oficialmente o município de Riozinho, pela lei estadual nº 8603, sendo a Comissão Emancipacionista composta pelos seguintes membros: Presidente Vivaldino Pires da Silva, Vice-Presidente: Antônio Carlos Colombo, 1º Secretário: Gilberto Rogério Saletti, 2º Secretário: Enor Antônio Colombo, 1º Tesoureiro: Clédio Fernandes Colombo, 2º Tesoureiro: Olindo Paraboni, Conselho Fiscal: Paulo Ricarte de Paula e Silvio Luiz Lucini.

A comunidade Riozinhense costuma comentar que DEUS foi generoso ao lhes privilegiar com as belezas naturais que existem no município, sendo nada menos que aproximadamente 14 quedas d′água, conjugadas à beleza da Mata Atlântica e da serra próxima ao mar. Verdadeiro santuário ecológico, estas belezas naturais são um convite à exploração de suas trilhas naturais, lagos, rios, cascatas e cachoeiras, conservando seu ambiente natural, juntamente com inúmeras espécies de árvores e peixes.

Em dias de boa visibilidade e sem nebulosidade, do ponto mais alto do Município- da serra KM 50, é possível avistar o litoral. A altitude ainda reserva os encantos próprios da região serrana. Durante o inverno, com suas baixas temperaturas, há ocorrência de neve.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOSé ROBERTO ALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 239,559: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 517: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 159: matrículas
Número de unidades locais: 144: unidades
Pessoal ocupado total: 1.738: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 25.123,73: reais
População residente : 4.330: pessoas
População residente - Homens: 2.203: pessoas
População residente - Mulheres: 2.127: pessoas
População residente alfabetizada: 3.734: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.117: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.703: pessoas
População residente, religião espírita: 5: pessoas
População residente, religião evangélicas: 554: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.335,12: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.032,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 408,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 550,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,661:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Riozinho: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Riozinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: