Tudo sobre Silvanópolis Estado de Tocantins
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Silvanópolis
Coordenadas geográficas
O município de Silvanópolis fica localizado na latitude -11.1471 e longitude -48.1694 e faz parte do estado de Tocantins.
Tamanho do Território de Silvanópolis
Com um total de 1258,831 km², Silvanópolis de extensão territorial.
População de Silvanópolis
De acordo com dados do IBGE, Silvanópolis possui aproximadamente 5.378 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Silvanópolis são chamados de silvanopolino.
Administração municipal
Prefeito atual:GERNIVON ADAO PEREIRA ROSA.
História de Silvanópolis - Tocantins
Silvanópolis faz parte do estado do Tocantins.
A origem da cidade de Silvanópolis foi com o povoado denominado de "Extrema", nas proximidades do Ribeirão do mesmo nome, em terras da fazenda Landi, no Município de Porto Nacional, de propriedade do Sr. Januário da Silva Guimarães e demais familiares da Família Silva Guimarães. Iniciada com a tradição de simples reza do terço, realizada todos os anos à Nossa Senhora de Sant′Ana, na sede da Fazenda do Sr. João Guimarães, irmão do Sr. Januário da Silva Guimarães, na década de 1903, celebrou-se a primeira Missa, por Frei Reginaldo, de Porto Nacional, organizador dos festejos. Em 1931, originou-se a primeira capela, construída de adobes, coberta de telhas, pelos pedreiros Tertuliano Rodrigues Campos e Vicente de Carvalho Oliveira. Com a construção da capela, sobreveio a idéia da criação de uma Escola isolada, de pau-a-pique, coberta de palha, tendo como primeiro professor, Arcino da Silva Guimarães, conhecido por Sulino, filho do Sr. João da Silva Guimarães. Mais tarde, o Sr. Januário da Silva Guimarães, doou à Santa Nossa Senhora Sant′Ana, cinquenta e sete (57) alqueires de terra. Os moradores da região começaram a povoar a localidade, construindo as primeiras moradias todas em ranchos de palhas, com a finalidade de propiciar educação escolar aos filhos e participar da festa que se tornara tradicional em toda a região e que ainda se comemora todo ano, no dia 22 de julho, sendo Padroeira da cidade, a Nossa Senhora Sant′Ana. Em 1933, com a morte do Sr. Januário da Silva Guimarães, com procedimento do inventário, verificou-se que essas terras não haviam sido registradas como patrimônio da Santa (paroquial), ficando de posse dos respectivos herdeiros. Para evitar que o nascente povoado em desenvolvimento sofresse esse impacto, o Sr. Eloy da Silva Guimarães, filho do Sr. Januário da Silva Guimarães, promovendo mais festas, e com a rentabilidade adquirida, comprou novamente os cinquenta e sete alqueires de terra de sua irmão, Sra. Elvira da Silva Guimarães. Vinte (20) alqueires porém foram vendidos ficando, como patrimônio da Santa, trinta e sete (37) alqueires, devidamente escriturados. Pela Resolução nº 04/63, foi elevada à categoria do Distrito de Porto Nacional, com o topônimo de Silvanópolis, em homenagem a família Silva Guimarães seus fundadores. Em 10 de junho de 1980, passou à categoria de Cidade, em terras do Distrito do mesmo nome, desmembrada de Porto Nacional. A sede do Município foi instalada em 01 (primeiro) de fevereiro de 1983, sendo eleito o primeiro Prefeito Sr. Alexandrino Ferreira dos Santos, permanecendo com um mandato durante 06 (seis) anos consecutivos.
Encontra-se a uma latitude 11º08′48" sul e a uma longitude 48º10′09" oeste, estando a uma altitude de 269 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 212 habitantes. Possui uma área de 1305,31km².
História da cidade de SILVANóPOLIS
A origem da cidade de Silvanópolis foi com o povoado denominado de "Extrema", nas proximidades do Ribeirão do mesmo nome, em terras da fazenda Landi, no Município de Porto Nacional, de propriedade do Sr. Januário da Silva Guimarães e demais familiares da Família Silva Guimarães.
Iniciada com a tradição de simples reza do terço, realizada todos os anos à Nossa Senhora de Sant′Ana, na sede da Fazenda do Sr. João Guimarães, irmão do Sr. Januário da Silva Guimarães, na década de 1903, celebrou-se a primeira Missa, por Frei Reginaldo, de Porto Nacional, organizador dos festejos.
Em 1931, originou-se a primeira capela, construida de adobes, coberta de telhas, pelos pedreiros Tertuliano Rodrigues Campos e Vicente de Carvalho Oliveira. Com a construção da capela, sobreveio a idéia da criação de uma Escola isolada, de pau-a-pique, coberta de palha, tendo como primeiro professor, Arcino da Silva Guimarães, conhecido por Sulino, filho do Sr. João da Silva Guimarães.
Mais tarde, o Sr. Januário da Silva Guimarães, doou à Santa Nossa Senhora Sant′Ana, cinquenta e sete (57) alqueires de terra. Os moradores da região começaram a povoar a localidade, construindo as primeiras moradias todas em ranchos de palhas, com a finalidade de propiciar educação escolar aos filhos e participar da festa que se tornara tradicional em toda a região e que ainda se comemora todo ano, no dia 22 de julho, sendo Padroeira da cidade, a Nossa Senhora Sant′Ana.
Em 1933, com a morte do Sr. Januário da Silva Guimarães, com procedimento do inventário, verificou-se que essas terras não haviam sido registradas como patrimônio da Santa (paroquial), ficando de posse dos respectivos herdeiros. Para evitar que o nascente povoado em desemvolvimento sofresse esse impacto, o Sr. Eloy da Silva Guimarães, filho do Sr. Januário da Silva Guimarães, promovendo mais festas, e com a rentabilidade adquirida, comprou novamente os cinquenta e sete alqueires de terra de sua irmão, Sra. Elvira da Silva Guimarães. Vinte (20) alqueires porém foram vendidos ficando, como patrimônio da Santa, trinta e sete (37) alqueires, devidamente escriturados.
Pela Resolução nº 04/63, foi elevda à categoria do Distrito de Porto Nacional, com o topônimo de Silvanópolis, em homenagem a família Silva Guimarães seus fundadores.
Em 10 de junho de 1980, passou à categoria de Cidade, em terras do Distrito do mesmo nome, desmembrada de Porto Nacional.
A sede do Município foi instalada em 01 (primeiro) de fevereiro de 1983, sendo eleito o primeiro Prefeito Sr. Alexandrino Ferreira dos Santos, permanecendo com um mandato durante 06 (seis) anos consecutivos.
Silvanópolis, maio/1990.
Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL/IBGE
Autor do Histórico: MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS PAOLINI
DDD de Silvanópolis, Tocantins
63
Como fazer uma ligação para Silvanópolis:
0 + Operadora + 63 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
- Vivo: 015 + 63 + telefone
- Aerotech: 017 + 63 + telefone
- Claro: 021 + 63 + telefone
- GVT: 025 + 63 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
- TIM: 041 + 63 + telefone
- Sercontel: 043 + 63 + telefone
CEP de Silvanópolis
Prefeitura Municipal de SilvanópolisEndereço: 6ª Avenida Tocantins, 10 Qd. 108, Setor Aeroporto, Silvanópolis - TO, CEP: 77580000
Telefone / Fax:(63) 3542-1365 (63) 3542-1365
Prefeito: GERNIVON ADAO PEREIRA ROSA
Hospitais em Silvanópolis - TO
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde silvanopolino.
Cartórios na cidade de Silvanópolis
Acesse a lista de Cartórios em Silvanópolis. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Silvanópolis Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Silvanópolis - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.
Hotéis e Pousadas em Silvanópolis
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Silvanópolis. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Silvanópolis
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Silvanópolis.
Silvanópolis fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Silvanópolis - TO em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.
(Mateus 21:22)
Bíblia Online