Tudo sobre Brejinho de Nazaré Estado de Tocantins

Informações Gerais sobre a cidade de Brejinho de Nazaré

Coordenadas geográficas

O município de Brejinho de Nazaré fica localizado na latitude -11.0058 e longitude -48.5683 e faz parte do estado de Tocantins.

Tamanho do Território de Brejinho de Nazaré

Com um total de 1724,450 km², Brejinho de Nazaré de extensão territorial.

População de Brejinho de Nazaré

De acordo com dados do IBGE, Brejinho de Nazaré possui aproximadamente 5.475 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Brejinho de Nazaré são chamados de brejinense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARCO AURELIO BISPO NOBRE.

História de Brejinho de Nazaré, Tocantins

Ouvir com robot

Brejinho de Nazaré faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 11º00′00" sul e a uma longitude 48º33′56" oeste, estando a uma altitude de 247 metros. A população avaliada em 2004 era de 4.407 habitantes e em 2007 de 5.295. Possui uma área de 1728,9km².

A cidade é a terra natal do jogador Antônio Flávio, que já atuou no futebol sueco e atualmente atua no futebol chinês.

História da cidade de BREJINHO DE NAZARé

A cidade de Brejinho de Nazaré, está situada à margem esquerda do rio Tocantins e à direita do córrego Brejinho que deu origem à seu nome.

O início do povoamento do lugar se deu quando em meados do século XIX, Francisco Perna, vindo do Estado do Maranhão, fixou residência no local com uma pequena fazenda de criação de gado bovino e equino.

Anos depois sua filha Erminia Perna contraiu núpcias com Joaquim Jerônimo Aires da Silva, que recebeu como dote, de seu sogro, a referida fazenda com todos os seus pertences. Em 1885, venderam as terras da Fazenda ao Cel. José Aires da Silva e a casa de telha ao Bravo e conhecido Sabino Piloto, que conduzia botes a remo para Belém do Pará; em uma de suas viagens a Belém, Sabino trouxer uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que foi na época aclamada padroeira do local, mandando então o Cel. José Aires da Silva, construir uma pequena Capela em homenagem a Padroeira, da qual serviam os missionários Dominicanos em suas desobrigas pelo sertão.

Em 1896, por morte do Cel. José Aires da Silva, passou as terras por herança ao seu filho Diomédio Aires da Silva. Em 1922, quando a povoação já contava com 45 casas e aproximadamente 300 habitantes e estando a capela em estado de ruinas, foi construido novo templo por Frei Gregório Aleixo, frade Dominicano de Porto Nacional e auxiliado pelos religiosos da localidade.

Em 1927, por morte de Diomédio Aires da Silva, as terras da fazenda couberam por herança a sua esposa Dona Adelina Fernandes Aires quem em 22/12/1931, vendeu 200 alqueires à Prefeitura Municipal de Porto Nacional para a formação de seu patrimônio.

A povoação foi elevada a distrito do município de Porto Nacional em 27/09/1930, tendo sido instalado somente em 31/12/1931.

Por ato do Sr. Governador do Estado, Lei nº 2.124, de 14/11/1958 foi elevado a categoria de município e instalado a 01/01/1959.

Dentre os vultos que se destacaram podemos citar em primeiro lugar os seus fundadores. Dentre outro o Cel. José Aires da Silva, Diomédio Aires da Silva, Joaquim da Silva Braga, esposo da 1ª professora pública da localidade Dona Alzira Pereira Braga, Antônio Cezar Nogueira, Felicíssimo do Espírito Santo Braga e Januário Dias dos Reis que muito contribuiram para o desenvolvimento da povoação.

O Santo padroeiro da localidade é Nossa Senhora de Nazaré, cujos festejos são realizados anualmente no último domingo do mês de julho, com novenário, leilões e missa.

O primeiro prefeito de Brejinho de Nazaré foi o senhor Juraci Cezar Nogueira, nomeado pelo Governador do Estado em 01/01/1959, data de sua emancipação política. O primeiro prefeito eleito foi o Sr. Jonas Pereira Lima, em 1960. A Câmara Municipal composta de 7 vereadores. Constituido-se têrmo da Comarca de Porto Nacional. Seus habitantes tem o gentílico de Brejinienses.

Brejinho de Nazaré, 15 de dezembro de 1982.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL/IBGE

Autor do Histórico: MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS PAOLINI

DDD de Brejinho de Nazaré, Tocantins

63

Como fazer uma ligação para Brejinho de Nazaré:

0 + Operadora + 63 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
  • Vivo: 015 + 63 + telefone
  • Aerotech: 017 + 63 + telefone
  • Claro: 021 + 63 + telefone
  • GVT: 025 + 63 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
  • TIM: 041 + 63 + telefone
  • Sercontel: 043 + 63 + telefone

CEP de Brejinho de Nazaré

O Código Postal (CEP) geral de Brejinho de Nazaré, Tocantins, é 77560000.

Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré
Endereço: Pça. N. Sra. de Nazaré, 665, Centro, Brejinho de Nazaré - TO, CEP: 77560000
Telefone / Fax:(63) 3521-1105 (63) 3521-1136
Prefeito: MARCO AURELIO BISPO NOBRE

Hospitais em Brejinho de Nazaré - TO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde brejinense.

Cartórios na cidade de Brejinho de Nazaré

Acesse a lista de Cartórios em Brejinho de Nazaré. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Brejinho de Nazaré Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Brejinho de Nazaré - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.

Notícias sobre Brejinho de Nazaré

Confira as últimas notícias de hoje em Brejinho de Nazaré.

Previsão do tempo na região brejinense

Veja a previsão do tempo em Brejinho de Nazaré: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Brejinho de Nazaré

Confira as cidades vizinhas de Brejinho de Nazaré - TO em uma distância de até 50 km.

Ipueiras - 27.8 km
Porto Nacional - 37.9 km
Fátima - 46.0 km
Silvanópolis - 46.2 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Brejinho de Nazaré através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município brejinense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 27/02/2024 - Brejinho de Nazaré - Tocantins.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Nacional+do+Livro+Did%C3%A1tico

Dia Nacional do Livro Didático

Livro didático é um livro de caráter pedagógico. Surgiu como complemento aos livros clássicos,...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados