Início » Tocantins » Oliveira de Fátima


Oliveira de Fátima - Tocantins



Oliveira de Fátima faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 10º42′28" sul e a uma longitude 48º54′24" oeste, estando a uma altitude de 302 metros. A população avaliada em 2004 era de 1.006 habitantes. Possui uma área de 247,395km². É o menor município do estado do Tocantins em número de habitantes. No entanto, se for considerada apenas a população urbana da sede municipal (excluindo-se a população dos povoados, dos distritos e da zona rural), a menor cidade do estado é Monte Santo do Tocantins. Já se for considerada toda a população urbana do município (incluindo-se a população dos povoados e dos distritos), o menor município do Tocantins é Chapada de Areia.

História da cidade de OLIVEIRA DE FáTIMA

OLIVEIRA DE FáTIMA, está localizada às margens da Rodovia BR-153, na região Centro Oeste do Estado; o município surgiu a partir de uma fazenda situada no município de Porto Nacional, tendo como proprietário o Sr. Filintro Gomes Sertão, quando na ocasião procurado pelo então Prefeito da cidade de Porto Nacional, Sr. Olegário José de Oliveira, propondo a compra de parte de uma área de terra para que fosse loteados e distrubuidos para pessoas que ali já residiam, formando assim um pequeno povoado.

Após a compra em 1972, doou parte dos lotes para pessoas que vinham da antiga Fátima Velha, em função da construção e pavimentação da Rodovia BR-153 que liga o Sul ao Norte do País.

Com a criação da Lei nº 9.188, de 14 de maio de 1982, concretizou-se a emancipação da cidade de Fátima, pelo Governador do Estado de Goiás, Sr. Iris Rezende Machado.

Em 1983, com o início da gestão do Prefeito Sr. João Inácio Ferreira, com o desmembramento oficial da cidade de Fátima do município de Porto Nacional, tornando o povoado em Distrito, fazendo parte do Município de Fátima.

No dia 26 de maio de 1994, criou-se a Lei nº 678, aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador Moisés Nogueira Avelino, tornando assim a emancipação do Município de Oliveira de Fátima.

Em 1º de janeiro de 1997, o Sr. Prefeito Emílio Mascarenhas Sobrinho tomou posse como governante do Município de Oliveira de Fátima, ficou por dois mandatos consecutivos, através de reeleição.

Atualmente está sendo administrada pelo atual Prefeito Sr. Izídio Januário da Silva.

OLIVEIRA DE FáTIMA, setembro/2008

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL/IBGE

Autor do Histórico: MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS PAOLINI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Oliveira de Fátima: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Oliveira de Fátima? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: