Início » Tocantins » Santa Rosa do Tocantins

Santa Rosa do Tocantins - Tocantins

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Santa Rosa do Tocantins e arredores.

Santa Rosa do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 11º26′56" sul e a uma longitude 48º07′14" oeste, estando a uma altitude de 310 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 536 habitantes. Possui uma área de 1803,41km².

História da cidade - SANTA ROSA DO TOCANTINS

O Município de Santa Rosa do Tocantins, originou-se de uma fazenda de engenho pertencente ao Padre Jorge Bernardino Torres, de origem Africana que fixou na região por volta de 1880, trazendo consigo vários escravos, entre os quais a Srª. Siaura e seu companheiro do qual teve uma filha que recebeu o nome de Auré. Conta-se que no dia do seu casamento, Auré pediu ao Padre Bernardino uma imagem de Santa Rosa para colocar na capela do Povoado. Sendo atendida, a imagem foi colocada na Casa grande, hoje demolida, até que fosse construída uma capela, pelo Coronel Marcelino Nunes da Silva. Com o passar do tempo essa capela também foi demolida e a imagem foi quebrada, como outras que havia no mesmo local.

Depois disto, Ana Thomaz, parenta do Padre Bernardino, adquiriu 50 alqueires de terra. Desbravando matas, abrindo estradas e uma de avião (pois a mesma possuia dois aviões) ela era movida pela intenção de fazer do Povoado uma Cidade, promessa que fizera ao marido antes de morrer.

A Lei Estadual nº 10.418, de 1º de janeiro de 1988, deu emancipação político-administrativa ao Distrito de Santa Rosa, com o mesmo topônimo, desmembrado do Município de Natividade. Como vimos, a origem do nome da cidade se deve à tradição religiosa da devoção à Santa Rosa, padroeira do Município, cuja festa religiona se celebra no dia 20 de julho de cada ano. Tal devoção tirada do santoral romano, foi trazida da Africa pelo Padre José Bernardino. O topônimo portanto, é uma homenagem à Santa Rosa e ao no Estado do Tocantins.

Em 16 de abril de 1988 realizaram-se eleições municipais através da qual foi eleita a Srª. Ana Thomaz como chefe maior do Executivo. A 1º de junho do mesmo ano a 1ª prefeita, juntamente com o Vice e a Câmara de Vereadores, instalaram o Município, sob jurisdição da Comarca de 1ª Entrância de Natividade.

Santa Rosa do Tocantins, maio/1990

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL/IBGE

Autor do Histórico: MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS PAOLINI

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: