Início » São Paulo » Suzanápolis


Suzanápolis - São Paulo



Suzanápolisé faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se na mesorregião de Araçatuba e microrregião de Andradina.

Em 1960, o coronel Ernesto Schmidt (Ribeirão Preto, 16 de novembro de 1895 - Suzanápolis, 2 de agosto de 1977), filho do "Rei do Café" Francisco Schmidt, doou parte das terras da extensa Fazenda Tapir, para formar o Patrimônio de Santo Antônio do Oeste dentro do município de Pereira Barreto.

A região de Suzanápolis até Santa Fé do Sul e Jales foram as últimas terras de sertão no estado de São Paulo, portanto, as últimas a serem desbravadas neste estado.

História da cidade de SUZANáPOLIS SãO PAULO

ASPECTOS HistóricoS

O Município de Suzanápolis tem no Coronel Ernesto Schimidt o seu marco.

Proprietário de grandes extensões de terra, alguns admitem mais de 40.000 alqueires. O Coronel Ernesto Schimidt promoveu o loteamento de parte de suas terras dando condições para o surgimento de um núcleo urbano, então denominado Santo Antônio d′Oeste.

A denominação de Suzanápolis veio no dia 28 de fevereiro de 1964 através da lei número 8092. Foi uma homenagem a Senhora Herna Schimidt ou simplesmente Suzana, esposa do Coronel Ernesto Schimidt, ocasião em que o povoado foi elevado a distrito.

De acordo com os mais antigos moradores, a família Schimidt sempre foi defensora da ecologia mantendo na propriedade extensas reservas florestais, que abrigam variadíssima fauna silvestre. Em meados da década de 50, o Coronel Schimidt iniciou o loteamento da fazenda, mas manteve grande reserva florestal.

A comercialização dos lotes reflete até hoje na estrutura agrária do município, que tem uma parte predominante de pequenas propriedades. A pecuária de corte explorada de forma extensiva sempre foi a principal atividade desenvolvida na região.

As pastagens eram formadas após as derrubadas e queima do mato nativo. Algumas propriedades se dedicaram a exploração cafeeira aproveitando-se da boa fertilidade inicial dos solos da região. A mão de obra era abundante devido a presença de imigrantes jáponeses e migrantes nordestinos que se fixaram na região.

Com o declínio da cultura cafeeira, as propriedades passaram a explorar a pecuária extensivas de corte. Iniciou-se de forma acentuada a retirada do homem do campo para cidade.

Atualmente a pecuária de corte é a principal atividade econômica da região, utilizando-se de baixa tecnologia. A agricultura praticada principalmente por arrendatários, que fazem a renovação das pastagens para os grandes proprietários que exploram a pecuária de corte. As pequenas propriedades rurais praticam principalmente a agricultura de subsistência e pecuária de leite com baixa tecnologia.

GENTíLICO : SUZANAPOLENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Suzanápolis, por Lei Estadual nº 8092, de 28-02-1964, no Município de Pereira Barreto.

Elevado à categoria de município com a denominação de Suzanápolis, desmembrada de Pereira Barreto. Sede no antigo Distrito de Suzanápolis. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de I-VII-1999, o município é Constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Suzanápolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Suzanápolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: