Início » São Paulo » Sud Mennucci


Sud Mennucci - São Paulo



Sud Mennucci é uma cidade no interior do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º41′27" sul e a uma longitude 50º55′26" oeste, estando a uma altitude de 386 metros, a uma distância de 627 quilômetros da capital do estado. Sua população recenseada em 2010 pelo IBGE em 2010 é de 7440 habitantes.

O município é pioneiro no Brasil no fornecimento de acesso wi-fi gratuito para a população.

Possui uma área de 590km².

História da cidade de Aspectos Históricos:

A história de Sud Mennucci começa por Bandeirantes D′Oeste(atualmente Distrito de Sud Mennucci) Foi naquele território que por volta de 1942, surgiram as duas primeiras casas a margem da Estrada que ligavam Auriflama a Pereira Barreto. Os primeiros habitantes de Sud Mennucci chegaram a cidade no ano de 1943 na Fazenda Bacuri, que na época pertencia ao Município de Pereira Barreto. A caravana era formada por 10 pessoas, entre elas Cícero Castilho Cunha. Eles construíram as primeiras casas na citada Fazenda e outras famílias da região foram chegando para morar e trabalhar nas terras. As primeiras famílias que chegaram a região transformaram terra bruta em plantações de café, algodão, arroz, milho e feijão. Aos poucos essas culturas foram cedendo espaço para formação de pastagem e criação de gado de corte e leite com a implantação do Laticínio Lalys. Em 1980, com a construção de uma Destilaria no município, parte da terra passou a ser usada para produção de álcool e depois açúcar, hoje também energia. Hoje a cana dividi espaço com a agricultura e com a agropecuária.

O nome de Sud Mennucci foi uma homenagem política ao Governo do Estado, ao homem que foi o defensor ferrenho dos direitos dos Professores paulistas e da melhoria da qualidade de ensino do país. O nome Pioneiros não poderia mais ser usado, pois a cidade de Guará no interior de São Paulo tinha um distrito com o mesmo nome Pioneiros antes de Sud Mennucci.

Formação Administrativa:

Através da Lei Estadual nº 233, de 24/12/1948 e 2456, de 30/11/1953, para vigorar respectivamente, em 1949-1953 e 1954-1958, o povoado de Bacuri virou distrito da Comarca de Pereira Barreto, passando a ser chamado Pioneiros. Em 18 fevereiro de 1959 através da Lei Estadual nº 5285 o distrito foi desmembrado do Município de Pereira Barreto vindo a se tornar Município em 10/12/1959.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sud Mennucci e IBGE

Autor do Histórico: FLORINDO JACINTO DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sud Mennucci: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sud Mennucci? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: