Início » São Paulo » São Francisco


São Francisco - São Paulo



São Francisco faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º21′33" sul e a uma longitude 50º41′48" oeste, estando a uma altitude de 402 metros. A cidade tem uma população de 2.793 habitantes (IBGE/2010) e área de 75,6km². São Francisco pertence à Microrregião de Jales.

No dia 3 de maio de 1958 foi fundado o patrimônio de São Francisco, pelo senhor Euphly Jalles, cujo nome foi dado em homenagem a seu pai Francisco Jalles.

O patrimônio fora planejado com o intuito de ser cidade. O dia 3 de maio fora escolhido por ser o dia de santa cruz, cuja manhã foi chuvosa, obrigando o padre a rezar a missa campal sob um guarda-chuva, o homen que segurava o guarda-chuva chamava João Mantovani.

História da cidade de São Francisco

Por volta de 1940 a Estrada de Ferro Araraquarense demandava ao extremo oeste de São Paulo, a caminho do Porto do Taboado, nas barrancas do Paraná, tendo nessa época, atingido de Jaboticabal. A facilidade de escoamento dos produtos que poderiam ser cultivados na região levou ao loteamento das extensas fazendas, em pequenos sítios. Nesse processo atuaram grandes Companhia Colonizadoras, tais como a Companhia Agrícola Imobiliária de Colonização - CAIC e a Companhia Schimidt.

Um dos grandes proprietários, Euphly Jalles, procedeu o primeiro loteamento, destinando uma área para plantação de uma cidade: Jales.

Sendo uma área muito extensa, a venda dos sítios mais distantes de Jales era mais difícil. Assim, para dinamizar o povoamento da região Sudoeste da propriedade, Euphly Jalles deu início, em 1958, a um novo centro urbano que recebeu o nome de São Francisco, em homenagem ao seu pai, Francisco Jalles.

A iniciativa surtiu rápidos resultados, tendo sido criado no ano seguinte, um Distrito de Paz que, quatro anos depois, foi elevado à categoria de Município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Francisco, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, subordinado ao município de Jales.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Francisco figura no município de Jales.

Elevado à categoria de município pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Jales e Palmeira d´Oeste. Sede no atual distrito de São Francisco (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: São Francisco e Dirce Reis, criado pela lei do município acima citada. Instalado em 21-03-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: São Francisco e Dirce Reis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela lei estadual nº 6645, de 09-01-1990, desmembra do município de São Francisco o distrito de Dirce Reis. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Francisco: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Francisco? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: