Tudo sobre Santo André Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Santo André

Coordenadas geográficas

O município de Santo André fica localizado na latitude -23.6737 e longitude -46.5432 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Santo André

Com um total de 175,782 km², Santo André de extensão territorial.

População de Santo André

De acordo com dados do IBGE, Santo André possui aproximadamente 716.109 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Santo André são chamados de andreense.

Administração municipal

Prefeito atual:PAULO HENRIQUE PINTO SERRA.

História de Santo André, São Paulo

Ouvir com robot

Santo André é um município da Região do Grande ABC, na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. A população avaliada em 2009 era de 673 396 habitantes. Ocupa uma área de 175km², o que resulta numa densidade demográfica de 3 816,52 hab/km2.

O nome do município remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existiu na região do Grande ABC. Esta vila foi fundada por João Ramalho, que se uniu à índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá, da tribo dos Guaianases. Em 8 de abril de 1553, o seu pedido de transformar a região em que vivia em Vila foi atendido pelo governador-geral Tomé de Sousa.

Em 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor. Em 1560, devido às rivalidades entre os padres jesuítas de Piratininga e o alcaide, além dos conflitos com os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá decidiu transferir a vila para os campos de Piratininga, onde, desde 1554, já se localizava o Colégio de São Paulo - erguido no atual Pátio do Colégio.

História da cidade de Degredado na primeira década do séc. XVI, o português João Ramalho veio aportar nas praias de São Vicente. Adentrando as matas para além da serra de Paranapiacaba, na região do Planalto de Piratininga, fez surgir o povoado de Santo André da Borda do Campo, se casou com Bartira, filha do cacique Tibiriçá da tribo dos Guainazes, tendo muitos filhos.

Quando, em 1532, Martin Afonso de Souza aportou em São Vicente, João Ramalho veio recebê-lo. Nesse mesmo ano, Martin Afonso transpôs a Serra para oficializar o povoado de Santo André da Borda do Campo que, por sua posição geográfica, teria papel predominante no desenvolvimento do território Paulista. Nomeou então João Ramalho Capitão-mor do Campo de Piratininga.

Para suportar os constantes ataques de indígenas das margens do Paraíba, João Ramalho, construiu, à sua custa, muros defensivos no entorno do povoado.

Em 1553, o então governador geral Tomé de Souza concedeu ao povoamento o status de vila e João Ramalho auxiliou o padre Manoel da Nóbrega a instalar no Campo de Piratininga um colégio vicentino, e no chamado Pátio do Colégio, este celebrou a missa inaugural em 25 de janeiro de 1954 (fundação de São Paulo). Passados quatro anos, Nóbrega verificou que apesar da assistência permanente de João Ramalho, o colégio não conseguiria sobreviver devido aos permanentes ataques indígenas. Por outro lado, os ataques pelos Tamoios aos habitantes de Santo André vinham sendo constantes.

Para proteger o colégio jesuíta, mudou-se a toda população andreense, com seu pelourinho, para junto do Pátio do Colégio. A antiga vila foi destruída pelos Tamoios.

Durante os três séculos seguintes permaneceu a região da antiga vila de Santo André em completo abandono. A localização da vila nunca mais pôde ser precisada. Em 1735, os itinerantes que faziam a jornada através da Serra do Mar edificaram a pequena capela de Nossa Senhora da Conceição da Boa Viagem, próximo a antiga fazenda São Bernardo, nas imediações da antiga vila de Santo André da Borda do Campo, onde faziam sua paradas e orações. Ao redor da capela começaram a se concentrar numerosos habitantes e, em 1805, o povoado foi elevado a Curato. Em 1812, o Marquês de Alegrete elevou a localidade à categoria de freguesia, dando-lhe o nome de São Bernardo.

Com a construção da São Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí)que passava e tinha parada na localidade, esta tomou impulso, sendo procurada por novos moradores. Devido a esse impulso, em 1889, foi criado o município de São Bernardo da Borda do Campo com sede em São Bernardo e os Distritos de Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Paranapiacaba, englobando toda área da atual região do Grande ABC.

Devido ao vertiginoso desenvolvimento, superior ao distrito sede e aos demais distritos, por possuir as mais importantes indústrias e a maior população, o Governo Estadual, em 1938, alterou o nome do município para Santo André e transferiu a sede para o distrito de Santo André.

Em 1945, o distrito de São Bernardo se separa de Santo André, constituindo um novo município. Santo André perde com isso mais da metade de seu território. Em 1949, é concedida a autonomia de São Caetano, que se torna o município de São Caetano do Sul. Em 1954, Mauá e Ribeirão Pires ganham autonomia também.

Hoje Santo André é constituída pelos distritos Sede, Capuava e Paranapiacaba.

Fonte: IBGE

DDD de Santo André, São Paulo

11

Como fazer uma ligação para Santo André:

0 + Operadora + 11 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 11 + telefone
  • Vivo: 015 + 11 + telefone
  • Aerotech: 017 + 11 + telefone
  • Claro: 021 + 11 + telefone
  • GVT: 025 + 11 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 11 + telefone
  • TIM: 041 + 11 + telefone
  • Sercontel: 043 + 11 + telefone

CEP de Santo André

O Código Postal (CEP) geral de Santo André, São Paulo, é 9015080.

Prefeito: PAULO HENRIQUE PINTO SERRA

Hospitais em Santo André - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde andreense.

Cartórios na cidade de Santo André

Acesse a lista de Cartórios em Santo André. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Santo André Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santo André - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Previsão do tempo na região andreense

Veja a previsão do tempo em Santo André: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Santo André

Confira as cidades vizinhas de Santo André - SP em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Santo André através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município andreense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 13/06/2024 - Santo André - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+de+Santo+Ant%C3%B4nio

Dia de Santo Antônio

Santo António de Lisboa, viveu na primeira metade do século XIII, em plena Idade Média. Desenvolv...

Saiba Mais
Dia+do+Turista

Dia do Turista

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vin...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará.
(Deuteronômio 31:6)
Bíblia Online

 

Estados