Início » São Paulo » Mauá


Mauá - São Paulo



Mauá (pronuncia - se AFI: [ma′wa]) é um município do estado de São Paulo, da Região Metropolitana de São Paulo, pertencente à região do ABC Paulista. A densidade demográfica é de 6.463,7 hab/km². Porém, a densidade urbana é bem maior, já que um terço do município é área industrial e 10% pertence à área rural e ao Parque Estadual da Serra do Mar. É o 23° município do estado em PIB e o 11º em população, com 417.458 habitantes. Mauá está entre as 50 cidades mais populosas de todo o Brasil.

As primeiras referências documentais específicas sobre o atual território de Mauá datam do início do século XVIII. Naquela época, a região que abrigava a área onde hoje se localiza Mauá recebera a denominação indígena de "Cassaquera", cujo significado é "Cercados Velhos". Já a região vizinha, que ficava na parte alta do território em que se localizam Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, chamava-se "Caguassu", cujo significado é "Mata Grande".

A região de "Cassaquera" abrigava um povoamento bastante disperso, cuja existência estava diretamente relacionada ao caminho que ligava a então Vila de São Paulo ao litoral e que, atravessando o território, passava nas vizinhanças do atual leito ferroviário, às margens do rio Tamanduateí. Com o tempo, a localidade tornou-se passagem obrigatória para os povoados de Pilar e São Bernardo. O povoado de Pilar desenvolveu-se ao redor da Capela de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1714, no atual Pilar Velho - Ribeirão Pires. Esse povoado também estava à beira de outro caminho que conduzia para a Vila de Mogi das Cruzes através dos campos de Taiaçupeba e Guaió.

História da cidade de MAUA SãO PAULO

Sabe-se que entre os primeiros moradores da região, estavam Antônio Franco da Rocha e o Capitão João, que possuía terras no local, hoje denominado Várzea do Capitão João.

Pequena capela, a do Pilar Velho, foi erguida na região e, em torno dela, foram surgindo casas, engenho de cana-de-açúcar e armazéns.

Novos habitantes foram-se fixando e construindo a vila. Bernardo Monelli instalou uma serraria; Manente Pedotti, a primeira cerâmica e a fábrica de anilina; Norza e Rozazza montaram uma fábrica para moagem de trigo.

Em 1883, a São Paulo Railway, atual Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, inaugurou a Estação Pilar que, em 1926, mudou seu nome para Mauá, em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá.

A iluminação a querosene foi instalada em 1909; dezessete anos mais tarde, foi substituída pela iluminação elétrica.

O pequeno povoado, no traçado da São Paulo Railway, foi elevado à categoria de Distrito de Paz no Município de São Bernardo, comarca da capital, em 1934.

GENTíLICO: MAUAENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Mauá, por Decreto-lei Estadual nº 6780, de 18 de outubro de 1934, no Município de São Bernardo.

Assim figurando em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e de 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, foi transferida a Sede do Município de São Bernardo para Santo André, passando o Município a denominar-se Santo André.

Em 1939-1943, o Distrito de Mauá figura no Município de Santo André. (Of. nº. 1/895, de 24-VIII-1943), pelo DEE de São Paulo dirigido ao Secribge, prot. SG 4611).

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Mauá permanece no Município de Santo André.

Assim como no fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-1948, para 1949-1953, o Distrito de Mauá permanece como Distrito no Município de Santo André.

Elevado a categoria de município com a denominação de Mauá, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Santo André. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mauá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mauá? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Divulgação para seu site's avatarDivulgação para seu site

    Olá Admin...

    Divulgamos seu site gratuitamente

    O que ganhamos com isso!

    Ganharemos com sua visita em nosso site para publicar seu anúncio.

    Sua visita em nosso site é o suficiente.

    A divulgação é gratuita porém com bons resultados.

    Faça um teste.

    Acesse: www.freeclassificados.com

    #1 – 03/05/2018 - 20:31

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: