Tudo sobre Itaquaquecetuba Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Itaquaquecetuba

Coordenadas geográficas

O município de Itaquaquecetuba fica localizado na latitude -23.4835 e longitude -46.3457 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Itaquaquecetuba

Com um total de 82,622 km², Itaquaquecetuba de extensão territorial.

População de Itaquaquecetuba

De acordo com dados do IBGE, Itaquaquecetuba possui aproximadamente 366.519 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Itaquaquecetuba são chamados de itaquaquecetubano.

Administração municipal

Prefeito atual:EDUARDO BOIGUES QUEROZ.

História de Itaquaquecetuba, São Paulo

Ouvir com robot

Itaquaquecetuba faz parte do estado de São Paulo, pertence a microrregião de Mogi das Cruzes e a mesorregião metropolitana de São Paulo, está localizado na Região Metropolitana da capital paulista, na grande São Paulo. A população segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010 é de 321.854 habitantes e a área é de 81,8km², o que resulta numa densidade demográfica de 3.935,75 hab/km².

Itaquaquecetuba foi fundado aproximadamente entre 1560 e 1563 por jesuítas liderados pelo padre José de Anchieta, próximo a região do Rio Tietê, os primórdios do município se baseiam na capela católica de Nossa Senhora d′Ajuda que foi fundada pelo próprio padre. O município teve um pequeno desenvolvimento e chegou a ficar quase deserto no início do século XX, até 1958 o município foi um distrito de Mogi das Cruzes, neste ano houve a emancipação do município possuindo como primeiro prefeito Eugênio Victorio Deliberato, o desenvolvimento de Itaquaquecetuba só teve grande impacto geográfico e econômico a partir da industrialização ao longo das décadas.

O nome adotado nessa ocasião, de origem tupi, era proveniente de sua primeira forma taquaquicé-tuba, cujo significado completo é lugar abundante de taquaras cortantes como facas.

História da cidade de ITAQUAQUECETUBASãO PAULO

Ao tempo da fundação de São Paulo, o setor norte era povoado por duas tribos da nação Tupi: a dos Guarulhos, da família dos Guaianases, que dominavam a margem direita do Rio Tietê e outra a do Uraraí, ocupando a margem oposta, desde a Penha até São Miguel. E, em 1560, pela necessidade de defesa e para favorecer a catequese, os Jesuítas concentraram as duas tribos, formando aldeias de Conceição dos Guarulhos e São Miguel, cada uma à sua margem, cerca de um quilômetro do Tietê.

Próximo a São Miguel , em reconhecimento aos trabalhos prestados na formação dessa Aldeia, foi concedida ao Padre João Alvares uma sesmaria, onde este pároco construiu uma capela sob invocação de Nossa Senhora D′Ajuda. Anos mais tarde, os desentendimentos entres Jesuítas e donatários das terras adjacentes às aldeias, provocaram um certo abandono de São Miguel, vindo seus missionários e gentios a se fixarem junto à capela de Nossa Senhora D′Ajuda.

Apesar de colonização antiga e de possuir uma rústica povoação onde foi criada a freguesia de Itaquaquecetuba em 1838, o núcleo urbano somente foi efetivado no início do século XX, quando os padres responsáveis pela administração dos bens da igreja venderam, em 1910, parte das terras a José Monteiro Diogo, João Augusto de Miranda, Joaquim Pedro Fagundes, Cândido Alves, Benedito Rodrigues de Godoy e Carlos Alexandrino de Morais.

Inicialmente dedicados à agricultura de subsistência, os povoadores introduziram outras atividades, principalmente a partir da instalação de uma estação ferroviária em 1925, na variante de Moji das Cruzes da Estrada de Ferro Central do Brasil. Nessa época, começaram a exploração vegetal para produção de carvão e, devido à afluência de novos moradores, foram instaladas várias olarias de grande significado econômico para o Município que foi criado em 1953. Atualmente, Itaquaquecetuba destaca-se no Cinturão Verde da Grande São Paulo, com o cultivo de hortaliças, frutos e legumes diversos.

O topônimo indígena Itaquaquecetuba, que significa "abundância de taquaras que cortam", deve-se à existência, na época da fundação da Aldeia, de imenso taquaral, margeando os Rios Tietê e Tipóia.

GENTíLICO: ITAQUAQUECETUBANO

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Itaquaquecetuba, por Lei Provincial no 17, de 28 de fevereiro de 1838, no Município de Mogi das Cruzes.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Moji das Cruzes o Distrito de Itaquaquecetuba.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 32-XII-1937, figura o distrito judiciário de Itaquaquecetuba no Município de Moji das Cruzes.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Itaquaquecetuba permanece no Município de Moji das Cruzes.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Distrito de Itaquaquecetuba permanece no Município de Moji das Cruzes, assim figurando nos quadros fixados pelo Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948, e pela Lei nº 233, de 24-XII-48 para 1949-1953.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Itaquaquecetuba, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Moji das Cruzes, constituído do Distrito sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1954.

Fixado o quadro para vigorar no período de 1954-1958, o município permanece como Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

DDD de Itaquaquecetuba, São Paulo

11

Como fazer uma ligação para Itaquaquecetuba:

0 + Operadora + 11 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 11 + telefone
  • Vivo: 015 + 11 + telefone
  • Aerotech: 017 + 11 + telefone
  • Claro: 021 + 11 + telefone
  • GVT: 025 + 11 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 11 + telefone
  • TIM: 041 + 11 + telefone
  • Sercontel: 043 + 11 + telefone

CEP de Itaquaquecetuba

O Código Postal (CEP) geral de Itaquaquecetuba, São Paulo, é 8576000.

Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba
Endereço: Av. Vereador João Fernades da Silva, 283, Vila Virginia, Itaquaquecetuba - SP, CEP: 8576000
Telefone / Fax:(11) 4753-7000 (11) 4642-3814
Prefeito: EDUARDO BOIGUES QUEROZ

Hospitais em Itaquaquecetuba - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itaquaquecetubano.

Cartórios na cidade de Itaquaquecetuba

Acesse a lista de Cartórios em Itaquaquecetuba. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Itaquaquecetuba Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Itaquaquecetuba - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Notícias sobre Itaquaquecetuba

Confira as últimas notícias de hoje em Itaquaquecetuba.

Previsão do tempo na região itaquaquecetubano

Veja a previsão do tempo em Itaquaquecetuba: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Itaquaquecetuba

Confira as cidades vizinhas de Itaquaquecetuba - SP em uma distância de até 50 km.

Poá - 5.53 km
Suzano - 7.67 km
Arujá - 10.0 km
Mogi das Cruzes - 16.8 km
Guarulhos - 19.4 km
Santa Isabel - 22.2 km
Mauá - 23.6 km
Ribeirão Pires - 25.5 km
Santo André - 29.1 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Itaquaquecetuba através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.9 de 5 estrelas para o Município itaquaquecetubano  por Cidades do meu Brasil atualizado até 21/02/2024 - Itaquaquecetuba - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+Internacional+da+L%C3%ADngua+Materna

Dia Internacional da Língua Materna

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO...

Saiba Mais
Dia+Nacional+do+Imigrante+Italiano

Dia Nacional do Imigrante Italiano

Criada a partir do projeto de lei de autoria do o senador Gerson Camata, do Espírito Santo, a Lei 1...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
(1 Tessalonicenses 5:18)
Bíblia Online

 

Estados