Tudo sobre Santa Adélia Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Santa Adélia

Coordenadas geográficas

O município de Santa Adélia fica localizado na latitude -21.2427 e longitude -48.8063 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Santa Adélia

Com um total de 330,269 km², Santa Adélia de extensão territorial.

População de Santa Adélia

De acordo com dados do IBGE, Santa Adélia possui aproximadamente 15.397 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Santa Adélia são chamados de santa-adeliense.

Administração municipal

Prefeito atual:GUILHERME COLOMBO DA SILVA.

História de Santa Adélia, São Paulo

Ouvir com robot

Santa Adélia faz parte do estado de São Paulo. Tem uma população de 14.333 habitantes (IBGE/2010). Santa Adélia pertence à Microrregião de Catanduva.

Em meados do século passado, a região onde hoje se situa o município de Santa Adélia, era apenas uma extensa área coberta de matagais. Em 1907 o traçado da estrada de ferro foi delineado pela "Companhia da Estrada de Ferro", em demanda da Vila Adolpho (hoje Catanduva), aqui foi construída a primeira casa pelo Coronel Relíquias de Souza Guimarães, fundador da cidade, que nessa época trabalhava na fazenda Dumont. Em 1909, Santa Adélia já contava com algumas centenas de casas quando ao fim de 1909 passou o primeiro trem.

Foi criado em 1910 o Distrito de paz e elevação à Vila pela lei 1240 de 13 de dezembro. (1911 - em 3 de julho foi instalado o Distrito de paz). Em 1916 a lei estadual 1499 de 22 de março de 1916 criou o Município como sendo um território desmembrado de Taquaritinga. Já em 1938 em 30 de novembro de 1938 o decreto-lei estadual 9775 criou a Comarca de Santa Adélia, formada pelos municípios de Santa Adélia, Itajobi e Ariranha.

História da cidade de SANTA ADéLIA SãO PAULO

ASPECTOS HistóricoS

A povoação de Santa Adélia nasceu dentro do município de Taquaritinga, na fazenda Dumont, pertencente a Companhia Agrícola Santa Sofia. Esta tinha como um dos diretores Luiz Dumont que, já possuindo fazenda em Ribeirão Preto, levou para a nova propriedade, em fase de colonização, elementos de suas lavouras de café. A nova fazenda organizada a poucos anos, abrigava em 1906 uma população necessária para o trato de 1 milhão de cafeeiros. Em 1907, Luiz Dumont fez doação de terra destinada a localização do patrimônio que se situava no traçado da futura estrada de ferro Araraquara. Em 1909 quando o primeiro trem chegou a Santa Adélia já encontrou a povoação com uma centena de casas, havendo sido elevado a Distrito Policial esse ano e a Distrito de Paz no ano seguinte, a 23 de dezembro de 1910, pela Lei nº 1240, pertencente ao município de Taquaritinga.

A povoação continuou seu desenvolvimento que se acentuou a partir de 1911, havendo sido elevado a Município pela Lei nº 1499, de 22 de março de 1916 e instalado a 7 de setembro do mesmo ano. Foi constituído do Distrito de Paz de Santa Adélia.

A história de Santa Adélia tem um registro interessante, relacionado com a história do Brasil. Para enfatizar os marcos históricos e promover a cultura, o prefeito Darcy Simões recebeu, durante as comemorações do aniversário do município o príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que foi homenageado e prestou honras a Maria Francisca de Jesus, ama de leite de D. Pedro II. Ela recebeu como presente de D. Pedro I, terras que deram origem ao Distrito de Ururai.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

O distrito de Santa Adélia foi criado pela Lei estadual n.º 1.240, de 23 de dezembro de 1910, e instalado em 3 de julho de 1911. Foi elevado a vila pela mesma Lei n.° 1.240.

A Lei estadual n.º 1.499, de 22 de março de 1916, criou o Município, com território desmembrado do de Taquaritinga, concedendo à sede municipal foros de cidade.

O Município foi instalado em 7 de setembro de 1916.

De acordo com o Decreto-lei n.º 9.073, de 31 de março de 1938, ficou constituído pelos distritos de Santa Adélia, (sede), Ururaí e Vila Botelho. Essa é a situação atual, sendo que Vila Botelho denomina-se apenas, Botelho.

Quanto à formação judiciária, o Decreto-lei estadual n.º 9.775, de 30 de novembro de 1938, criou a comarca de Santa Adélia, cujo termo ficou constituído pelos Municípios de Santa Adélia, Ariranha e Itajobi. Foi instalada em 26 de março de 1939. Perdeu o termo de Itajobi em 1964. Atualmente e comarca de 2.ª entrância.

Fonte: IBGE - ENCICLOPéDIA DOS MUNICíPIOS BRASILEIROS - VOLUME XXX - PáGINA 73

DDD de Santa Adélia, São Paulo

17

Como fazer uma ligação para Santa Adélia:

0 + Operadora + 17 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 17 + telefone
  • Vivo: 015 + 17 + telefone
  • Aerotech: 017 + 17 + telefone
  • Claro: 021 + 17 + telefone
  • GVT: 025 + 17 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 17 + telefone
  • TIM: 041 + 17 + telefone
  • Sercontel: 043 + 17 + telefone

CEP de Santa Adélia

O Código Postal (CEP) geral de Santa Adélia, São Paulo, é 15950000.

Prefeito: GUILHERME COLOMBO DA SILVA

Hospitais em Santa Adélia - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde santa-adeliense.

Cartórios na cidade de Santa Adélia

Acesse a lista de Cartórios em Santa Adélia. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Santa Adélia Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Santa Adélia - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Previsão do tempo na região santa-adeliense

Veja a previsão do tempo em Santa Adélia: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Santa Adélia

Confira as cidades vizinhas de Santa Adélia - SP em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Santa Adélia através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.5 de 5 estrelas para o Município santa-adeliense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 15/06/2024 - Santa Adélia - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Paleont%C3%B3logo

Dia do Paleontólogo

A Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que...

Saiba Mais
Dia+Mundial+da+energia+e%C3%B3lica

Dia Mundial da energia eólica

O relatório sobre crescimento da economia verde divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos (Su...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Conscientiza%C3%A7%C3%A3o+contra+a+Viol%C3%AAncia+de+Idosos

Dia Mundial de Conscientização contra a Violência de Idosos

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser observado em 15 de jun...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
(Mateus 18:20)
Bíblia Online

 

Estados