Tudo sobre Palmares Paulista Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Palmares Paulista

Coordenadas geográficas

O município de Palmares Paulista fica localizado na latitude -21.0854 e longitude -48.8037 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Palmares Paulista

Com um total de 82,125 km², Palmares Paulista de extensão territorial.

População de Palmares Paulista

De acordo com dados do IBGE, Palmares Paulista possui aproximadamente 13.058 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Palmares Paulista são chamados de palmarense.

Administração municipal

Prefeito atual:LUCAS APARECIDO DA ASSUMÇÃO.

História de Palmares Paulista, São Paulo

Ouvir com robot

Palmares Paulista faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 21º04′59" sul e a uma longitude 48º48′03" oeste, estando a uma altitude de 530 metros. A cidade tem uma população de 10.934 habitantes (IBGE/2010) e área de 82,1km². Palmares Paulista pertence à Microrregião de Catanduva.

Antônio Theodoro de Carvalho, residente e proprietário da Fazenda Boa Vista do Generoso, fez, no final do século XIX, a doação de quarenta alqueires de terras, tendo construído, nesse patrimônio uma rústica capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição do Cordão Escuro. Não havendo nas redondezas nenhuma povoação, o fundador, juntamente com outros moradores locais, promoveram a concentração de casas ao redor da capela, dando origem à Vila de Cordão Escuro. Ainda no final do século passado, começou a ser construído a estrada do Taboado, ligando Jaboticabal a São José do Rio Preto, até as barrancas do rio Paraná. Muitas vilas foram surgindo ao longo da mesma, e cordão Escuro, que ocupava essa posição, passou a constituir um ponto de escoadouro para a produção de café, então cultivado.

Com o desenvolvimento verificado, a Vila, que passou a denominar-se Palmares, foi elevada a Distrito do município de Catanduva, no ano de 1907. O prolongamento da Estrada de Ferro Araraquara S/A, de roteiro diferente da estrada do Taboado, levou as povoações a mudarem-se para as margens da ferrovia.

História da cidade de PALMARES PAULISTA - SãO PAULO

Antônio Theodoro de Carvalho, residente e proprietário da Fazenda Boa Vista do Generoso, fez, no final do século XIX, a doação de quarenta alqueires de terras, tendo construído, nesse patrimônio uma rústica capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição do Cordão Escuro.

Não havendo nas redondezas nenhuma povoação, o fundador, juntamente com outros moradores locais, promoveram a concentração de casas ao redor da capela, dando origem à Vila de Cordão Escuro.

Ainda no final do século passado, começou a ser construído a estrada do Taboado, ligando Jaboticabal a São José do Rio Preto, até as barrancas do rio Paraná. Muitas vilas foram surgindo ao longo da mesma, e cordão Escuro, que ocupava essa posição, passou a constituir um ponto de escoadouro para a produção de café, então cultivado.

Com o desenvolvimento verificado, a Vila, que passou a denominar-se Palmares, foi elevada a Distrito do município de Catanduva, no ano de 1907.

O prolongamento da Estrada de Ferro Araraquara, de roteiro diferente da estrada do Taboado levou as povoações a mudarem-se para as margens da ferrovia.

Contudo, Palmares que passara a ser conhecida como Jaguateí em 1944, o Distrito transferido para o município de Ariranha.

Sua emancipação Político-Administrativa, com o nome de Palmares Paulista, ocorreu no ano de 1964.

GENTíLICO: PALMARENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Palmares, por Lei Estadual nº 1107, de 5 de dezembro de 1907, no Município de Monte Alto.

Em divisões administrativas referentes aos anos de 1911 e 1933, o Distrito de Palmares figura no município de Monte Alto.

Decreto no 7029, de 25 de março de 1935, transfere o Distrito para o Município de Catanduva.

Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, Palmares é Distrito judiciário do Município de Catanduva.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Palmares permanece no Município de Catanduva - assim figurando no quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº. 9775, de 30 de novembro do ano de 1938, para 1939-1943.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o Distrito de Palmares passou a denominar-se Jaguateí e foi transferido do Município de Catanduva para o de Ariranha.

Antigo Distrito de Jaguateí que pela Lei Estadual nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959 passou denominarse Palmares Paulista.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, continua figurando no Município de Ariranha, já com a nova denominação.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palmares Paulista, por Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Ariranha. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificouse no dia 28 de março de 1965.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1999.

Fonte: IBGE

DDD de Palmares Paulista, São Paulo

17

Como fazer uma ligação para Palmares Paulista:

0 + Operadora + 17 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 17 + telefone
  • Vivo: 015 + 17 + telefone
  • Aerotech: 017 + 17 + telefone
  • Claro: 021 + 17 + telefone
  • GVT: 025 + 17 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 17 + telefone
  • TIM: 041 + 17 + telefone
  • Sercontel: 043 + 17 + telefone

CEP de Palmares Paulista

O Código Postal (CEP) geral de Palmares Paulista, São Paulo, é 15828000.

Prefeito: LUCAS APARECIDO DA ASSUMÇÃO

Hospitais em Palmares Paulista - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde palmarense.

Cartórios na cidade de Palmares Paulista

Acesse a lista de Cartórios em Palmares Paulista. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Palmares Paulista Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Palmares Paulista - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Hotéis e Pousadas em Palmares Paulista

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Palmares Paulista. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Palmares Paulista

No momento não encontramos vagas de emprego em Palmares Paulista / SP, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Notícias sobre Palmares Paulista

Confira as últimas notícias de hoje em Palmares Paulista.

Previsão do tempo na região palmarense

Veja a previsão do tempo em Palmares Paulista: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Palmares Paulista

Confira as cidades vizinhas de Palmares Paulista - SP em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Palmares Paulista através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.9 de 5 estrelas para o Município palmarense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Palmares Paulista - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados