Início » São Paulo » Pindamonhangaba

Município de Pindamonhangaba

Tudo sobre Pindamonhangaba - Estado de Sao Paulo


Pindamonhangaba é um município que pertence ao Estado de Sao Paulo, o tamanho total de seu território é 729,998 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 166.475 habitantes, quem nasce em Pindamonhangaba (gentilício) chama-se: pindamonhangabense.
As coordenadas geográficas de Pindamonhangaba, São Paulo são: latitude: -22.9246 e longitude: -45.4613, atualmente a cidade é administrada por ISAEL DOMINGUES do PR.

Avaliação geral do município: 4 / 5 para Pindamonhangaba por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

NE:Guaratinguetá, Potim

L:Roseira,

O:Taubaté,Tremembé

História da cidade de PINDAMONHANGABA SãO PAULO

O Capitão Jacques Felix, na década de 1520, em missão oficial de fundar uma Vila (Taubaté, em 1645), iniciou o povoamento da zona valeparaibana, concedendo Sesmarias.

O apriosionamento de silvícolas da região, para servirem às lavouras em São Paulo e São Vicente, a existência de trilhas indígenas para o interior mineiro e o litoral e a própria hidrografia, fez do lugar, ponto de passagem forçada para as expedições que demandavam às Minas Gerais, a partir do porto de Ubatuba, para descanso e reabastecimento.

O lugar, onde se acredita ter havido uma fábrica de anzóis, ficou conhecido como Pindamonhangaba, topônimo tupi-guarani composto das palavras "pindá"ou "piná"=azol, "monhang"=fazer e âba"=lugar.

No pequeno arraial que começava a surgir, foi erguido por volta de 1690, um templo religioso (Igreja-Matriz), sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, cuja construção foi atribuída a Antônio Bicudo Leme e Brás Esteves Leme. O padre João de Faria Filho, que teve ação determinante na construção daquela igreja, fez-se vigário naquele mesmo ano. Nasceu assim a Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, liugado à Vila de Taubaté.

Começava a se concentrar no bairro uma alta aristocracia rural desejosa de que fosse criada a Vila de Pindamonhangaba. No entanto, conforme Lei da Coroa Portuguesa, na época, não poderiam existir vilas (municípios) a menos de cinco léguas uma das outras e, devido à proximidade a Taubaté, o desejo de emancipação não poderia ser concretizado.

O Padre Fialho, que encontrou a povoação já formada, preparou o movimento emancipador em relação a Taubaté, na segunda metade do ano de 1703, movimento de que participaram Pedro Taques, Coronel Salvador Fernandes Furtado, Bicudo Leme e seu filho Manoel da Costa Leme.

O movimento revolucionário forçou a criação do Município, por vontade de seu próprio povo, reconhecido por carta régia da rainha D. Catarina, em 10 de julho de 1705, com o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba.

Terminada a mineração que ia além da Mantiqueira e o pequeno ciclo da cana-de-açúcar, na região, teve início no século XIX as atividades escravocratas com o ciclo do café, quando os grandes latifundiários conquistaram títulos de nobreza: Barão Homem de Melo, 1o e 2o Barões de Pindamonhangaba, Barão de Rameiro, Barão de Itapeva, Barão de Lessa e outros.

Essa sociedade formou a Guarda de Honra do Príncipe Regente, que se representar no Grito do Ipiranga.

Foi elevada à cidade com o nome de Pindamonhangaba pela Lei no 17, de 3 de abril de 1849, e à Comarca em 1858, mas logo suprimida. A comarca somente voltou a ser criada que 1877, pela Lei no 27, de 7 de maio. O primeiro Prefeito, empossado em 1836, foi o Sargento Mor Oliveira Bueno de Godoy Moreira.

Com a abolição da escravidão, a cidade foi duramente atingida, por não estarem seus fazendeiros preparados para o regime de trabalho livre: a lavoura decaiu e as extensas propriedades foram retalhadas, começando uma fase de cidade morta. O ritmo ascensional do progresso somente foi retomado após 1940, com a rizicultura, produção agropecuária e, mais tarde, com atividades industriais.

O atual Prefeito é João Bosco Nogueira e o Vice-Prefeito Nilton Flávio de Oliveira.

GENTíLICO: PINDAMONHANGABENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba, e 1690-1705, no Município de Taubaté.

Vila criada com a denominação de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba, por Carta Régia de 10 de julho de 1705, desmembrado de Taubaté. Constituído do Distrito Sede.

Cidade por Lei Provincial no 17, de 3 de abril de 1849.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, o Município de Pindamonhangaba se compunha do Distrito Sede,

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Pindamonhangaba permanece com o Distrito Sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Pindamonhangaba compreende

o único têrmo judiciário da comarca de e figura com o Distrito Sede. No quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943,

o município é composto do Distrito Sede e é têrmo da comarca de Pindamonhangaba formada de 1 único têrmo Pindamonhangaba. Em virtude do Decreto-Lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o município ficou composto do Distrito Sede. Assim figura nos quadros fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para 1954-1958 para vigorar, respectivamente nos períodos de 1949-1953 e 1954-1958. Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Moreira Cesar e incorpora ao Município de Pindamonhangaba. Em divisão territorial de 01-VII-1960 o município é formado de 2 Distritos: Pindamonhangaba e

Moreira Cesar. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Pindamonhangaba,SP

12

Como fazer uma ligação para a cidade de Pindamonhangaba:

0+Operadora+12+Telefone de destino

Como ligar para Pindamonhangaba pela

CTBC Telecom:012 + 12 + telefone
Vivo:015 + 12 + telefone
Aerotech:017 + 12 + telefone
Claro:021 + 12 + telefone
GVT:025 + 12 + telefone
Oi Telemar:031 + 12 + telefone
TIM:041 + 12 + telefone
Sercontel:043 + 12 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Pindamonhangaba-SP

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Pindamonhangaba São Paulo o CEP geral é 12420010.

Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba

Endereço: Av. Nossa Sra. do Bom Sucesso, 1400, Alto do Cardoso, Pindamonhangaba - SP, CEP: 12420010
Telefone / Fax: (12) 3644-5826
Prefeito: ISAEL DOMINGUES do PR

Médicos no município de Pindamonhangaba - São Paulo

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pindamonhangabense.

Relação de Cartórios no município de Pindamonhangaba SP

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Pindamonhangaba com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Pindamonhangaba Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Pindamonhangaba-SP, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paulista.

Hotéis e Pousadas na cidade de Pindamonhangaba

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Pindamonhangaba, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Pindamonhangaba

Técnico em automação
Vaga cadastrada em 22/03/2019
Pindamonhangaba - SP

Técnico em automação Irá atuar com automação com Siemens Step 7, rede profibus, supervisórios intouch, entre outras atividades. Residir ou ter fácil acesso em Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos ou ter disponibilidade ...

Auxiliar de Vendas
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Pindamonhangaba - SP

Salário: A combinar Local da vaga: Pindamonhangaba - SP Horário de trabalho: A combinar. Atividades Profissionais Irá realizar todas as atividades pertinentes a função de auxiliar de vendas com mídias digitais. Requisitos Ex...

Analista financeiro
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Pindamonhangaba - SP

Analista financeiro Irá atuar com contas a pagar, sistema TOTVS, entre outras atividades. Beneficios: Formação Acadêmica: Superior completo. Experiência: Experiência como analista financeiro. Salário: A combinar Cargo: Analista financ...

Auxiliar de limpeza
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Pindamonhangaba - SP

Auxiliar de limpeza Irá atuar a limpeza em geral, varrer, passar pano, repor mercadorias como café açúcar, copos descartáveis, papéis higiênicos. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Ensino médio completo. Experiência: Desejável ...

Auxiliar de Qualidade - Salário: R$ 2000 por mês
Vaga cadastrada em 20/03/2019
Pindamonhangaba - SP

Salário: R$ 2000,00 Local da vaga: Pindamonhangaba - SP Horário de trabalho: Das 07h00 às 17h00. Atividades Profissionais Análise de materiais - entrada e saída (ficha técnica x certificado do lote). Liberação de setup de máquin...

Representante Comercial Externo
Vaga cadastrada em 20/03/2019
Pindamonhangaba - SP

Salário: A combinar Local da vaga: Pindamonhangaba - SP Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Fará a venda de metais sanitários entre outras atividades do cargo. Requisitos Experiência: Ensino Médio comp...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Pindamonhangaba

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Pindamonhangaba, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Pindamonhangaba do Estado de Sao Paulo

Condições de Tempo Hoje (22/03/2019), Pindamonhangaba - SP:

Nublado

Temperatura: 17º C
Humidade do Ar: 94%
Velocidade do Vento: 3 km/h

Previsão para os próximos dias:

23/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 25 Min: 15
24/03/2019 - Tempo bom (dia). Max: 27 Min: 15
25/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 16
26/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 28 Min: 17
27/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 27 Min: 18

Municípios vizinhos de Pindamonhangaba

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Pindamonhangaba-SP em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Tremembé - 9.53 km
Taubaté - 13.8 km
Roseira - 16.1 km
Santo Antônio do Pinhal - 23.3 km
Potim - 23.3 km
Aparecida - 24.8 km
Campos do Jordão - 25.0 km
Guaratinguetá - 30.3 km
Caçapava - 31.8 km
Lagoinha - 32.6 km
Sapucaí-Mirim - 34.9 km
São Luiz do Paraitinga - 36.4 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Pindamonhangaba: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Pindamonhangaba através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-1
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-2
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-3
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-4
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-5
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-6
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-7
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-8
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-9
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-10
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-11
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-12
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-13
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-14
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-15
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-16
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-17
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-18
imagem de Pindamonhangaba São Paulo n-19

Você conhece Pindamonhangaba? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: