Início » São Paulo » Guaratinguetá

Município de Guaratinguetá

Tudo sobre Guaratinguetá - Estado de Sao Paulo


Guaratinguetá é um município que pertence ao Estado de Sao Paulo, o tamanho total de seu território é 752,636 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 121.073 habitantes, quem nasce em Guaratinguetá (gentilício) chama-se: guaratinguetaense.
As coordenadas geográficas de Guaratinguetá, São Paulo são: latitude: -22.8075 e longitude: -45.1938, atualmente a cidade é administrada por MARCUS AUGUSTIN SOLIVA do PSB.

Avaliação geral do município: 5 / 5 para Guaratinguetá por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Guaratinguetá faz parte do estado de São Paulo, localizada na região do Vale do Paraíba, sede de microrregião, uma das sub-sedes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e um dos polos sub-regionais do Brasil. Sua microrregião vive um processo de urbanização e foi elevada a Região Metropolitana. O município é uma dos mais importantes do Vale do Paraíba, possuindo importância turística, industrial e comercial.

Nasceram, no município, várias personalidades brasileiras, tais como Frei Galvão (o primeiro santo católico brasileiro), Pasquale Cipro Neto (professor de língua portuguesa), Dilermando Reis (violonista), Rodrigues Alves, (ex-presidente do Brasil) e Euríclides de Jesus Zerbini (médico cardiologista e pioneiro no transplante de coração no Brasil).

É conhecida na região pela tradição da comemoração do carnaval, iniciado no município pela tradição portuguesa do entrudo. Atualmente, o município possui desfiles de escolas de samba e blocos canavalescos.

História da cidade de GUARATINGUETA SãO PAULO

O topônimo Guaratinguetá tem origem na língua Tupi- Guarani e significa "muitas garças brancas", porque grande quantidade destas garças povoava a região localizada entre as Serras do Mar e Mantiqueira que margeia o Rio Paraíba.Os índios que aqui estiveram, batizaram esta terra.Expedições portuguesas dirigiam-se a Minas Gerais em busca de ouro e pedras preciosas e iniciaram a passagem branca por essas paisagens, mas somente a partir de 1628 é que se fixou a povoação branca na região, quando em 1636 dirige-se Jacques Felix, acompanhado de sua família para o local onde hoje se ergue Guaratinguetá, munido de carta de sesmaria e com amplos poderes para se estabelecer no local.

Jacques Felix fez logo erigir uma igreja, considerada matriz, constando como seu pároco, de 1632 a 1637, o padre Lourenço de Mendonça.

Há outra hipotese da história de Guaratinguetá que diz haver sido fundada por Domingos Leme, como representante do donatário D.Diogo Faro, mais ou menos no mesmo ano que Jacques Felix. Contudo, a data considerada oficial da fundação é a de 1651, pois versões há que consideram este último ano o da chegada do Capitão Domingos Leme.

Com o correr dos anos foi se transformando em caminho e passagem obrigatória nas viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro. Como todo interior, possuía indústria rudimentar e caseira até à época do incremento da cultura da cana-de-açúcar e instalação de numerosos engenhos, quando começa Guaratinguetá a adquirir destaque entre as demais cidade do Vale do Paraíba pela sua grande prosperidade.

O prestígio dos canaviais perdura até princípios do século XIX, quando a produção açucareira do Nordeste do Brasil sufoca totalmente a da região Sul. Contudo um horizonte magnífico se descortina dentro do desastre açucareiro, pois, vindo das terras fluminenses, o café adapta-se às terras de São Paulo, trazendo, consigo agricultores afeitos a seu cultivo. Guaratinguetá investe na cultura do café com todas as suas forças e em alguns lustros vê a cultura atingir o apogeu.

A opulência e a fartura se alastram no Município: é o período áureo da vida da cidade. Com a decadência do café, iniciou-se no Município uma fase de policultura, em que a cana-de-açúcar e o arroz tiveram a maior importância.

Repercutiu em seu desenvolvimento, como no de outras cidades do Vale do Paraíba, o grande êxodo em fins do século XIX, da chegada da população rural e urbana, atraída pelas zonas pioneiras do oeste paulista. A partir do segundo quartel do século XX, com a chegada de famílias mineiras procedentes da Mantiqueira, as velhas propriedades rurais se transformaram em fazendas de criação e a pecuária constitui hoje a principal atividade econômica da população do Município, juntamente com a industrialização que progressivamente se vai processando das localidades situadas no vale do Paraíba, ao longo das estradas que ligam o Rio de Janeiro a São Paulo.

.Em 1651 já era vila e foi elevado à categoria de cidade pela Lei nº. 2, de 23 de janeiro de 1844, passando a comarca pela Lei nº. 61, de 20 de abril de 1866.

Em 1868 e 1884, a Família Imperial visita Guaratinguetál

Com o crescente desenvolvimento econômico as construções mpliaram-se e a vida urbana se desenvolveu. O comércio expande-se também devido ao Porto de Parati.Após a abolição dos escravos, os primeiros imigrantes começam a substituir a mão-de-obra.A colônia do Piagui se instala em 1829 e na última década do século xix foi inaugurado o Teatro Carlos Gomes, onde atualmente funciona a Prefeitura Municipal.O primeiro grupo escolar da cidade passa a funcionar no edifício Flamínio Lessa.No século XX, após o esgotamento das terras e o declínio da cultura cafeeira, a agropecuária extensiva começa a tomar lugar.Guaratinguetá perde parte de seu território com as emncipações de Aparecida e Roseira.Um novo foco econômico surge com a industrialização e o fomento comercial. Atualmente a cidade tem demonstrado também seu grande potencial turístico-religioso, sobretudo após a recente canonização do primeiro santo brasileiro- Frei Galvão e também por localizar-se no eixo entre duas outras cidades que favorecem este tipo de turismo, Cachoeira Paulista e Aparecida.

GENTíLICO: GUARATINGUETAENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Freguesia criada com a denominação de Guaratinguetá, 1630, no Município de Taubaté.

Lei Provincial no 19, de 04 de março de 1842 e Decreto Estadual no 147, de 04 de abril de 1891, cria o Distrito de Aparecida.

Lei no 2 ou 219, de 23 de janeiro de1844, recebe foros de cidade, matendo a denominação de Guaratinguetá.

Lei Estadual no 2312, de 17 de dezembro de 1928, desmembra do Município de Guaratinguetá o Distrito de Aparecida.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antonio de Guaratinguetá, por Lei no 2, ou 219, de 23 de janeiro de 1844, desmembrado de Taubaté. Constituído do Distrito Sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Guaratinguetá se compõe do Distrito Sede.

Em divisão administrativa referente a 1933, o Município Guaratinguetá figura com o Distrito Sede.

Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Guaratinguetá compreende o único termo judiciário da comarca de Guaratinguetá e figura com o Distrito Sede.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Guaratinguetá e é termo da comarca de Guaratinguetá, formada de 1 único termo, termo este formado por 2 Municípios: Guaratinguetá e Aparecida. Pelo Decreto-lei Estadual nº. 14334, de 30 de novembro de 1944, a 1ª zona Distrital de Guaratinguetá e a 2ª Zona Distrital de Guaratinguetá passam a ser respectivamente 1º e 2º Sub-Distrito.

No quadro fixado, pelo referido decreto-lei nº 14334, para vigorar em 1945-1948, o Município de Guaratinguetá ficou composto de 1 Distrito , Guaratinguetá com 2 sub-Distrito 1º e 2º - e constitui o único termo judiciário da comarca de Guaratinguetá a qual é formada pelos Municípios de Guaratinguetá e Aparecida.

Permanece composto apenas de 1 Distrito (2 sub-Distrito) nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Guaratinguetá,SP

12

Como fazer uma ligação para a cidade de Guaratinguetá:

0+Operadora+12+Telefone de destino

Como ligar para Guaratinguetá pela

CTBC Telecom:012 + 12 + telefone
Vivo:015 + 12 + telefone
Aerotech:017 + 12 + telefone
Claro:021 + 12 + telefone
GVT:025 + 12 + telefone
Oi Telemar:031 + 12 + telefone
TIM:041 + 12 + telefone
Sercontel:043 + 12 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Guaratinguetá-SP

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Guaratinguetá São Paulo o CEP geral é 12501040.

Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

Endereço: Praça Dr. Homero Ottoni, 75, Centro, Guaratinguetá - SP, CEP: 12501040
Telefone / Fax: (12) 3128-2802
Prefeito: MARCUS AUGUSTIN SOLIVA do PSB

Médicos no município de Guaratinguetá - São Paulo

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde guaratinguetaense.

Relação de Cartórios no município de Guaratinguetá SP

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Guaratinguetá com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Guaratinguetá Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Guaratinguetá-SP, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paulista.

Hotéis e Pousadas na cidade de Guaratinguetá

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Guaratinguetá, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Guaratinguetá

Analista de Infraestrutura
Vaga cadastrada em 22/03/2019
Guaratinguetá - SP

Salário: A combinar Local da vaga: Guaratinguetá - SP Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Presta suporte e manutenção de servidores e data center, planeja capacidade e desenvolve projetos de melhorias dos se...

Eletricista de Instalações - Salário: R$ 1001 - 2000 por mês
Vaga cadastrada em 22/03/2019
Guaratinguetá - SP

Faixa salarial: De 1.001 até 2.000 Local da vaga: Guaratinguetá - SP Horário de trabalho: De segunda e sexta, das 7:30 às 17:30. Atividades Profissionais Instalações de Painel Solar de aquecimento de água e de energia Solar. Tro...

Consultora Comercial
Vaga cadastrada em 22/03/2019
Guaratinguetá - SP

Requisitos: Residir em guaratinguetá. Ter experiência em vendas de planos odontológicos, vendas de consórcio ou outras relacionadas na área comercial. Dias da Semana: Não Informado Horário / Período: A definir A empresa oferece: S...

Emprego coordenador de restaurante (fast food), Aparecida – SP - Salário: R$ 1600 por mês
Vaga cadastrada em 22/03/2019
Aparecida - SP

Dados da Vaga de Emprego Coordenador de Restaurante – Fast Food Requisitos/Perfil Desejado Ensino Superior cursando. Necessário experiência em gestão de equipe. Ter trabalhado com alimentos. Atribuições e Responsabilidades Garanti...

Analista Qualidade Fornecedores SR
Vaga cadastrada em 21/03/2019
BASF - Guaratinguetá - SP

Job Field: Engineering Location: Guaratinguetá, São Paulo, Brazil Company: BASF S.A. Job Type: Permanent Job ID: 42237 Analista de Qualidade de Fornecedores SR Localidade: Guaratinguetá O Negócio Você sabia que a BASF pode estar...

Vendedor Externo - Salário: R$ 1697 por mês
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Aparecida - SP

Salário: R$ 1697,00 Local da vaga: Aparecida - SP Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Realizar vendas de concessão de linha de crédito através da metodologia do crédito produtivo orientado desenvolvido pela ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Guaratinguetá

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Guaratinguetá, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Guaratinguetá do Estado de Sao Paulo

Condições de Tempo Hoje (25/03/2019), Guaratingueta - SP:

Muitas nuvens(noite)

Temperatura: 22º C
Humidade do Ar: 66%
Velocidade do Vento: 6 km/h

Previsão para os próximos dias:

26/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 30 Min: 15
27/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 28 Min: 15
28/03/2019 - Tempestades esparsas. Max: 26 Min: 18
29/03/2019 - Chuva. Max: 25 Min: 16
30/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 16

Municípios vizinhos de Guaratinguetá

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Guaratinguetá-SP em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Aparecida - 6.12 km
Potim - 6.96 km
Lorena - 11.2 km
Roseira - 15.0 km
Canas - 18.7 km
Piquete - 22.3 km
Cachoeira Paulista - 24.0 km
Pindamonhangaba - 30.3 km
Lagoinha - 30.8 km
Wenceslau Braz - 34.7 km
Cruzeiro - 34.8 km
Delfim Moreira - 34.9 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Guaratinguetá: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Guaratinguetá através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Guaratinguetá São Paulo n-1
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-2
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-3
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-4
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-5
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-6
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-7
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-8
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-9
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-10
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-11
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-12
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-13
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-14
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-15
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-16
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-17
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-18
imagem de Guaratinguetá São Paulo n-19

Você conhece Guaratinguetá? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: