Início » São Paulo » Monteiro Lobato


Monteiro Lobato - São Paulo



Monteiro Lobato faz parte do estado de São Paulo, microrregião de Campos do Jordão. Encontra-se a uma latitude 22º57′24" sul e a uma longitude 45º50′23" oeste, estando a uma altitude de 685 metros. A população avaliada em 2004 era de 3.736 habitantes.

O surgimento desse pequeno município está ligado à economia do Vale do Paraíba, que, por volta de 1850, ganhou forte impulso graças às inúmeras e produtivas fazendas de café, que carrearam riqueza e progresso para a região. Até meados do século XX o município tinha o nome de Buquira, o mesmo do rio que o atravessa. O escritor Monteiro Lobato foi proprietário de uma fazenda no município, descrita por ele em muitos de seus livros.

Possui uma área de 332,74km². Sua densidade demográfica é, portanto, 11,20 hab/km²

História da cidade de MONTEIRO LOBATO SãO PAULO

A localidade de Buquira, foi dada a denominação de Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor Paulista que ali viveu e se inspirou para escrever muitas de suas obras, quase todas de literatura infantil. Monteiro Lobato residiu longo tempo na "Fazenda do Visconde", em terras de sua avó. Buquira, povoado à margem esquerda do rio do mesmo nome, foi criado em território de Taubaté e Caçapava, sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Buquira, em tupi-guarani, significa "Ribeirão dos Pássaros".

Alguns historiadores citam Buquira como ponto de passagem de Bandeiras que se dirigiam a Minas Gerais e iniciavam seus preparativos para a escalada das altas montanhas que dali avistavam, depois de terem descansado no local onde hoje existe o Município.

Em 1948, mudou a denominação para Monteiro Lobato.

GENTíLICO: LOBATENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Buquira, por Lei Estadual no 40, de 25 de abril de 1857, no Município de Taubaté.

Lei Estadual no 46 ou 903, de 17 de abril de 1866, transfere o Distrito de Buquira para o Município de Caçapava.

Lei Estadual no 11 ou 493, de 08 de julho de 1867 transfere o Distrito de Buquira para o Município de São José dos Campos.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Buqira, por Lei Provincial no 149, de 26 de abril de 1880, desmembrado de São José dos Campos. Constituído do Distrito Sede.

Decreto-Lei no 6448, de 21 de maio de 1934, reconduz o município a categoria de distrito, incorporando-o ao Município de São José dos Campos.

Elevado novamente a categoria de município com a denominação de Monteiro Lobato, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de São José dos Campos. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 26 de abril de 1949.

Assim figura no quadro fixado pela Lei Estadual no 2456, 30 de dezembro de 1953 para o período de 1954-1958, o município é Constituído do Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Monteiro Lobato: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Monteiro Lobato? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: