Início » São Paulo » Dracena


Dracena - São Paulo



Dracena faz parte do estado de São Paulo. Pertencente à Microrregião de Dracena e Mesorregião de Presidente Prudente,. encontra-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 632km. Ocupa uma área de 488,044 km²e a sua população é de 43263 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A sede tem uma temperatura média anual de 22,6°C e na vegetação do município predomina a mata. A taxa de urbanização é de de 91,74%. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,800, considerado elevado.

Dracena foi emancipada de Gracianópolis (atualmente Tupi Paulista), por meio de uma proposta apresentada pelo deputado estadual Ulisses Guimarães. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência a uma planta ornamental, cujas folhas têm a coloração verde e amarela, pertencente à família das liliáceas. O nome fora escolhido por meio de um concurso organizado pelos fundadores de Dracena. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.

História da cidade de DRACENA SãO PAULO

Dracena, cujo nome nasceu de um concurso lançado pelo seus fundadores, Irio Spinardi, João Vandramini, Virgílio e Florêncio Fioravanti, na cidade de Tupã, significa a designação de uma planta ornamental, da família das liliáceas, com folhas verdes e amarelas.

Em 08 de dezembro de 1945, foi lançada a pedra fundamental, em cerimônia que contou com grande número de interessados, numa gleba de 300 alqueires, adquirida em setembro do mesmo ano.

Planejada a cidade, foi construído um hotel num prédio de dois pavimentos, que constituiu o povoamento, enquanto a gleba era subdividida em pequenas propriedades, proporcionando melhores oportunidades de aquisição.

A construção de moderna estação rodoviária e o maior número de casas trouxe um progresso rápido para Dracena, que em dezembro de 1948 passou a Distrito de Paz e em dezembro de 1953 elevada a Município, sendo hoje constituído dos Distrito de Jamaica e Jaciporá.

Seu território atualmente abrange as terras entre o rio do Peixe e os ribeirões Cainganga e Nova Palmeira.

GENTíLICO: DRACENENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distritos criado com a denominação de Dracena, por Lei no 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Gracianópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dracena, por Lei no 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Gracianópolis (atual Tupi Paulista). Constituído de 3 Distritos: Dracena, Jaciporã e Ouro Verde. Sua instalação verificou-se no dia 04 de abril de 1949.

Lei Estadual no 2456 de 30 de dezembro de 1953, desmembra do Município de Dracena o Distrito de Ouro Verde. Lei Estadual no 2456, de 30 de dezembro de 1953, cria o Distrito de Jamaica desmembrado do Distrito de Ouro Verde e incorpora ao Município de Dracena. Fixado o quadro territorial para vigorar no período 1954-1958, o Município de Dracena é constituído de 3 Distritos: Dracena, Jaciporã e Jamaica. Em Divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 3 Distritos: Dracena, Jaciporã e Jamaica. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Dracena: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Dracena? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: