Tudo sobre Aquidabã Estado de Sergipe

Informações Gerais sobre a cidade de Aquidabã

Coordenadas geográficas

O município de Aquidabã fica localizado na latitude -10.278 e longitude -37.0148 e faz parte do estado de Sergipe.

Tamanho do Território de Aquidabã

Com um total de 359,543 km², Aquidabã de extensão territorial.

População de Aquidabã

De acordo com dados do IBGE, Aquidabã possui aproximadamente 21.443 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Aquidabã são chamados de aquidabãense.

Administração municipal

Prefeito atual:FRANCISCO FRANCIMÁRIO RODRIGUES DE LUCENA.

História de Aquidabã, Sergipe

Ouvir com robot

Aquidabã é uma cidade no interior do estado de Sergipe. A cidade faz parte da mesorregião do Agreste Sergipano e da microrregião de Nossa Senhora das Dores. Sua população, segundo o censo de 2010, é de 20.066 habitantes, sendo o 23º município mais populoso do estado de Sergipe. Sua área mede 370,2 km².

Em 1590, Cristóvão de Barros doa por carta de sesmaria as terras do norte do estado a seu filho Antônio Cardoso de Barros. A região passou a ser ocupada por fazendas de gado, e foi criada uma estrada que cortava o sertão indo até o rio São Francisco. A povoação que viria a se tornar Aquidabã surgiu a partir de 1850 às margens desta estrada sertaneja. No local havia um cemitério onde estava erigida uma Cruz. O local fora então denominado de ′povoação do Cemitério′.

O povoado Cemitério passou a crescer e se desenvolver; em 1857 é criada a primeira escola pública de ensino primário. No local da Santa Cruz foi criada uma capela que passou a ter como padroeira Sant’Ana; assim em 11 de abril de 1872 por meio de resolução provincial criou-se o ′Distrito Cemitério de Sant’Ana′, deixando de ser eclesiasticamente dependente de Santo Antônio do Propriá tendo como primeiro vigário o padre Benvindo Tita de Jesus.

História da cidade de Aquidabã Sergipe - SE

O município de Aquidabã, fora criado pela lei nº 1.215 de 4 de abril de 1882, sendo desmembrado o seu território dos de Propriá e Capela. Não há registro da instalação da Vila de Aquidabã, porém, por ocasião da Proclamação da República, a Câmara Municipal, não aderiu ao pensamento político da época, ficando a favor dos imperiais e, assim, por ato do Governo Estadual, decretou-se a sua intervenção. Sabe-se, pela tradição, que a Câmara Municipal, que governava o Município e a Sede Municipal, já funcionava há muito tempo. No fim do século passado, por volta de 1898, criou-se a Intendência, tendo sido empossado Francisco Figueiredo, como 1º administrador municipal, após nomeação pelo Governo do Estado de Sergipe.

Ressalta-se que a povoação surgiu, no 2º quartel do século XIX, à beira da estrada, ao redor de um cemitério, próximo a uma santa cruz, daí o porque do primitivo nome do lugar: Cemitério. Como a Santa Cruz, depois, fora ampliada, dando-se como santa padroeira, Sant′Ana (não se deve escrever, por razões históricas Santana) o lugar já no ato de criação da povoação, tomou o nome de Cemitério de Sant′Ana.

O nome Aquidabã não se tenha dúvida, é uma homenagem à vitória do Brasil, no dia 11 de junho de 1870, na celebérrima Batalha do Riachuelo, da Guerra do Paraguai. Daí o porque do nome da povoação vizinha, hoje incorporada à área urbana da cidade, com o nome bairro do Paraguai, denominação esta por causa da rivalidade dos habitantes dos povoados Malaca, Periperi e Paraguai. Na presente data, as três povoações estão unidas em forma sede municipal e bairros, mas que no passado não muito recente, constavam dos mapas como povoações distintas.

Para não se perder na memória dos brasileiros esta homenagem aos que tombaram na Guerra do Paraguai é que tenho sugerido à Associação dos Amigos da Marinha que as festividades da vitória do Brasil na Guerra do Paraguai - também se realizem em Aquidabã,

o que agora somente se faz em terras sergipanas, na Capital do Estado e na Cidade de Riachuelo - esta última, com este nome, em igual homenagem aos pracinhas que morreram na sangrenta Guerra que se realizou no Rio Aquidabã, entre o Paraguai e o Mato grosso.

Aguidabã é hoje uma cidade florescente e progressista, tem um grande futuro pela frente, pois o município é próspero, sobretudo pela sua riqueza pecuária, seu comércio e sua feira, uma das melhores do estado, e que surgiu sui generis, por um decreto de 1857, por causa da reação das autoridades municipais, sediadas em Propriá. A razão primeira da povoação, foi, segundo os dados históricos, o do surgimento da feira, onde se vendem às segundas-feiras, os produtos indispensáveis a alimentação do povo circunvizinho, pois a feira tem influência em várias cidades da região.

Aquidabã merece ser mais amada pelos seus filhos e habitantes difundir-se o pensamento de união, fraternidade, grandiosidade e prosperidade, sobretudo, que presentemente, são muitos os profissionais de nível superior, que são naturais da cidade.

A cidade de Aquidabã, título que lhe fora dado em 1938, pelo Governador Dr. Eronildes de Carvalho, precisa ser imbuída do pensamento nacionalista, para cultuar os vultos locais, o que infelizmente, pelo pouco estudo da história, tem sido esquecido dos habitantes, fenômeno, aliás que vem ocorrendo em todo o país, pelo que se diz que o Brasil é um país sem memória.

Como se pretende festejar em 1995, o centenário de nascimento do Dr. Eronildes de Carvalho, que criou a cidade de Aquidabã, tendo o seu Governo se voltado para Aquidabã, construindo estradas e muitas outras obras importantes, através da municipalidade, que era chefiada pelo comerciante Rosalvo de Figueiredo, ainda vivo, merece uma rua ou avenida, com o seu nome. Eronildes de Carvalho foi o precursor do progresso de Aquidabã, na década de 30, pelo fato de sua terra natal estar situada logo após e que no seu pensamento emancipado, queria uma vez por toda, libertar a comunidade canhobense, das garras da propriaense, servindo-se de Aquidabã, como ponto de apoio.

Os naturais de Aquidabã são aguidabanenses ou aquidapolitanos. Aquidabaense é um erro do povo, que descobre a origem etimológica da palavra, que é guarani e quer dizer em idioma português, terras entre rios, lagoas, ilhas, terras férteis e aguadas.

Gentílico: aquidabãense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santana do Cemitério ex-povoado, pela lei pela resolução provincial nº 930, de 11-04-1872.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Aquidabã, pela lei provincial nº 1215, de 04-04-1882, desmembrado de Propriá. Sede na antiga povoação de Santana do Cemitério o atual Aquidabã. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 533, de 07-12-1944, que o revogou o de nº 377, de 3112-1943, é criado o distrito de Tamanduá e anexado ao município de Aquidabã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Aquidabã e Tamanduá.

Pela lei estadual nº525-A, de 25-11-1953, desmembra do município de Aquidabã o distrito de Tamanduá. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Santana do Cemitério para Aquidabã alterado, pela lei provincial nº 1215, de 04-04-1882.

Fonte: IBGE

DDD de Aquidabã, Sergipe

79

Como fazer uma ligação para Aquidabã:

0 + Operadora + 79 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 79 + telefone
  • Vivo: 015 + 79 + telefone
  • Aerotech: 017 + 79 + telefone
  • Claro: 021 + 79 + telefone
  • GVT: 025 + 79 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 79 + telefone
  • TIM: 041 + 79 + telefone
  • Sercontel: 043 + 79 + telefone

CEP de Aquidabã

O Código Postal (CEP) geral de Aquidabã, Sergipe, é 49790000.

Prefeitura Municipal de Aquidabã
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 703, Centro, Aquidabã - SE, CEP: 49790000
Telefone / Fax:(79) 3341-1214/1173 (79) 3341-1214
Prefeito: FRANCISCO FRANCIMÁRIO RODRIGUES DE LUCENA

Hospitais em Aquidabã - SE

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde aquidabãense.

Cartórios na cidade de Aquidabã

Acesse a lista de Cartórios em Aquidabã. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Aquidabã Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Aquidabã - SE e localizar ruas e endereços do município sergipano.

Notícias sobre Aquidabã

Confira as últimas notícias de hoje em Aquidabã.

Previsão do tempo na região aquidabãense

Veja a previsão do tempo em Aquidabã: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Aquidabã

Confira as cidades vizinhas de Aquidabã - SE em uma distância de até 50 km.

São Francisco - 15.8 km
Canhoba - 16.1 km
Telha - 16.5 km
Muribeca - 17.6 km
Itabi - 19.7 km
Propriá - 19.9 km
Cumbe - 20.3 km
Graccho Cardoso - 21.1 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Aquidabã através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.6 de 5 estrelas para o Município aquidabãense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Aquidabã - Sergipe.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados