Tudo sobre Canhoba Estado de Sergipe
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Canhoba
Coordenadas geográficas
O município de Canhoba fica localizado na latitude -10.1365 e longitude -36.9806 e faz parte do estado de Sergipe.
Tamanho do Território de Canhoba
Com um total de 169,679 km², Canhoba de extensão territorial.
População de Canhoba
De acordo com dados do IBGE, Canhoba possui aproximadamente 4.011 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Canhoba são chamados de canhobense.
Administração municipal
Prefeito atual:CHRYSTOPHE FERREIRA DIVINO.
História de Canhoba - Sergipe
Canhoba é uma cidade que está localizado na região norte do estado de Sergipe.
Canhoba em tupi quer dizer “folhas escondidas”, uma planta medicinal com fama de miraculosa, muito usada antes pelos indígenas. Os primeiros habitantes da região foram os índios da tribo Cataioba que com a colonização pelos portugueses fugiram do local, mas deixaram parte de sua cultura na região, como nas expressões Caiçara e Caraíbas e em localidades como a "Baixa do Canhoba" que deu origem ao atual nome do município.
Por carta de sesmarias o Capitão-mor Cristóvão de Barros foi o primeiro dono destas terras no século XVI; mas as primeiras incursões começaram no final do século XVII e início do XVIII; Manoel José da Rocha Torres e a seguir seu filho Antonio da Rocha Torres foram os primeiros posseiros da região, chegando à lagoa do Jaguaripe (atual lagoa de Canhoba), usando o Rio São Francisco. Suas terras se estendiam desde o rio São Francisco até o interior, na altura do Bom Nome (povoado de Itabi), adquiridas por Carta Régia. A família Torres fundou o povoado Curral de Barro, que recebeu este nome pelos valados que os posseiros construíam para represar as águas das lagoas e plantar arroz.
História da cidade de Canhoba Sergipe - SE
Denominava-se Curral de Barro, em decorrência dos muros construídos de argila com a finalidade de reter as águas na lagoa de Canhoba, durante o cultivo de arroz.
As primeiras penetrações tiveram início no fim do século XVII para princípio do século XVIII, pelas famílias Torres e Resende.
Em 1894 o povoado já possuía uma escola primária e feira livre realizada aos domingos.
Depois de construída a sua primeira igreja, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, despontaram várias opiniões com o objetivo de trocar o nome do povoado, ficando aceito pela maioria dos habitantes, a denominação de Canhoba cuja origem está ligada aos terrenos férteis existentes, denominado Baixa do Canhoba.
Com território desmembrado dos Municípios de Aquidabã, Gararu e Propriá foi transformado no Município de Canhoba através de Decreto-Lei nº 17 de 23 de dezembro de 1938, tendo como sede o povoado Canhoba.
Canhoba: terra de Eronides de Carvalho O município já foi chamado Curral do Barro e teve uma forte economia algodoeira "Por doação da coroa, /Manoel Rocha é o seu fundador, /Emancipada por Eronides, /O nosso governador". Este é um trecho do hino da emancipação do município de Canhoba, que fica a 124 quilômetros de Aracaju. E Canhoba tem história para contar Tem e muita. As terras canhobenses, que se situam à margem direita do Rio São Francisco, faziam parte da Capitania de Todos os Santos, que iam do Velho Chico até Itapoã, próximo a São Salvador.
Com a morte de Cristóvão de Barros, parte dessas terras passam a pertencer a seu filho, Antônio Cardoso de Barros. Os primeiros exploradores chegaram no final do século XVIII à Lagoa do Jaguaripe, hoje Lagoa de Canhoba, usando o Rio São Francisco como estrada natural.
Segundo pesquisadores, Canhoba quer dizer em língua portuguesa "folhas escondidas", uma planta medicinal usada largamente pelos indígenas. Uma espécie de planta que produz milagre.
A palavra "Canhoba" é a junção de duas outras. Segundo o tupinólogo, Theodoro Sampaio, em seu Dicionário da Língua Tupi, "Can" quer dizer cânhamo, e "oba" é o senhor da terra.
CATAIOBA E CURRAL. Os primeiros habitantes de Canhoba foram os índios da tribo Cataioba. Com a chegada dos portugueses, os índios fugiram, mas no município ficaram suas marcas: os nomes de locais como Caiçara e Caraíbas. Sendo o maior registro o da existência da Baixa do Canhoba, que deu origem ao nome do lugar.
Manoel José da Rocha Torres, não resta dúvida, foi o primeiro posseiro do hoje município. As suas terras foram adquiridas através de uma Carta Régia, desde o São Francisco até o interior, na altura do Bom Nome. Ele é um descendente de portugueses. Seu filho, Antonio da Rocha Torres, também foi possuidor de terras. Eles fundaram a povoação "Curral de Barro", por causa dos valados que os posseiros construíram para represar as águas das lagoas, plantando nas terras alagadas o arroz.
Curral era um nome comum, pois no alto sertão existia o Curral do Buraco, (hoje Porto da Folha) e o Curral de Pedras (hoje Gararu).
Construída a primeira igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, surgiram opiniões no sentido de ser mudado o nome do povoado. Alguns sugeriram a denominação Jaguaripe, nome do rio temporário que passa nas proximidades. Mas essa idéia não prevaleceu.
Gentílico: canhobense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Canhoba, pelo decreto-lei estadual nº 17, de 23-01-1937, desmembrado de Própria, Aquidabã e Garau. Sede no atual distrito de Canhoba ex-povaodo. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-12-1937.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 554, de 06-02-1954, é criado o distrito de Nossa Senhora de Lourdes ex-povoado e anexado ao município de Canhoba.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Canhoba e Nossa Senhora de Lourdes.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 103-A, de 13-05-1963, desmembra do município de Canhoba o distrito de Nossa Senhora de Lourdes. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Canhoba, Sergipe
79
Como fazer uma ligação para Canhoba:
0 + Operadora + 79 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 79 + telefone
- Vivo: 015 + 79 + telefone
- Aerotech: 017 + 79 + telefone
- Claro: 021 + 79 + telefone
- GVT: 025 + 79 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 79 + telefone
- TIM: 041 + 79 + telefone
- Sercontel: 043 + 79 + telefone
CEP de Canhoba
Prefeitura Municipal de CanhobaEndereço: Pça. Américo Silveira da Rocha, 32, Centro, Canhoba - SE, CEP: 49880000
Telefone / Fax:(79) 3363-1101/1102 (Sec. Saúde) (79) 3322-1100
Prefeito: CHRYSTOPHE FERREIRA DIVINO
Hospitais em Canhoba - SE
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde canhobense.
Cartórios na cidade de Canhoba
Acesse a lista de Cartórios em Canhoba. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Canhoba Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Canhoba - SE e localizar ruas e endereços do município sergipano.
Hotéis e Pousadas em Canhoba
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Canhoba. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Canhoba
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Canhoba.
Municípios nas proximidades de Canhoba
Confira as cidades vizinhas de Canhoba - SE em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online