Início » Sergipe » Muribeca


Muribeca - Sergipe



Muribeca faz parte do estado de Sergipe, localizado a 72 quilômetros de Aracaju no Agreste Sergipano. Seu antigo nome era Sítio do Meio

Nascido com o nome Sítio do Meio, o município de Muribeca, a 72 quilômetros de Aracajú , desenvolveu-se economicamente, mas depois literalmente parou no tempo. A população chegou a dispor de engenho, alambiques e olarias para trabalhar, e até de quatro cinemas para o lazer. A cidade, antes bastante promissora, com a rede ferroviária passando ao lado, hoje encontra-se praticamente sucateada, mas, segundo os otimistas, com uma esperança de recomeço.

As terras de Muribeca faziam parte da área que Cristóvão de Barros, conquistador de Sergipe, deu em 1590 a seu filho, Antônio Cardoso de Barros, através de sesmaria. Elas foram compradas por João Batista de Almeida Figueiredo, onde ele construiu o primeiro prédio do lugar - uma pequena capela. Tempos depois ela deu lugar à Igreja Matriz da cidade, sendo escolhido como padroeiro Nosso Senhor da Misericórdia, louvado todo dia 1º de janeiro. Mas foram os filhos de João Batista de Almeida, Manoel Almeida Figueiredo e Francisco Xavier de Figueiredo, que tiveram participação mais destacada na povoação de Sítio do Meio, localidade pertencente na época a Propriá.

História da cidade de Muribeca Sergipe - SE

Outrora povoado da Freguesia de Santo Antônio do Urubu de Baixo, atualmente Propriá, com a denominação de Sítio do Meio, localizava-se nas terras doadas por Cristovão de Barros ao seu filho Antônio Cardoso de Barros, por volta de 1590.

Em data não apurada o povoado originou-se nas terras adquiridas por João Batista de Almeida Figueiredo que edificou uma pequena capela como primeiro prédio, entretanto tiveram atuação mais destacada na fundação do povoado, seus filhos Manoel Almeida Figueiredo e Francisco Xavier de Almeida Figueiredo que permitiram a construção das primeiras casas, onde se originou o primeiro arruado da então localidade Sítio do Meio.

Quando da criação do Município de Aquidabã, o povoado Sítio do Meio passou a integrar o território desse município.

A Lei Estadual nº 819 de 7 de novembro de 1921 lhe conferiu a designação de Distrito de Paz com sede no povoado Sítio do Meio, e o Decreto-Lei nº 69 de 28 de março de 1938 elevou a vila à categoria de cidade com a denominação de Muribeca com território desmembrado de Propriá.

Gentílico: muribequense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Muribeca, pela lei estadual nº 942, de 08-10-1926, desmembrado de Aquidabã. Sede no atual distrito de Muribeca. Constituído do distrito sede.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Muribeca, pelo decreto-lei nº 69, de 28-03-1938.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Muribeca: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Muribeca? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: